quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

VOU PRÁ CUBA!


Dr. Paulo Lima*

Não vejo a hora de me aposentar!
Sei que muitos não gostam nem de ouvir esta palavra, aposentadoria, mas o tempo passa para todos e, claro, não sou diferente, exceto quanto ao fato de que estou esperando, com ânsia quase doente, a chegada deste momento. 
Sempre digo que todos temos o nosso tempo, ou melhor, o nosso prazo de validade. Se Deus quiser, o meu ainda vai demorar muito a chegar.  Mas o que é que isto tem a ver com Cuba, diriam vocês? E respondo: tudo!
É que quando me aposentar vou poder fazer coisas que não pude até então e, dentre elas, viajar para conhecer Cuba. E será uma das primeiras coisas que vou fazer, depois que JANINE, minha mulher, LOURIVAL CUQUINHA e INGÁ MARIA, seu filho e neta, retornaram daquele País. JANINE é uma das melhores contistas que conheço; é uma pena que não passe a sua habilidade para uma folha de papel...
Semana que passou  JANINE foi à Cuba e voltou maravilhada. Falou como aquele País é bonito; como o seu povo é alegre, apesar dos pesares... O cubano parece com o nosso povo brasileiro, que, não raras vezes, ri até da própria desgraça.
Refiro-me à falta de liberdade do povo; à falta, às vezes, até de comida em abundância, à falta de internet... Lá não tem cartão de crédito, vejam vocês! Para alguns, como eu, por exemplo, seria até bom morar em Cuba e não ter cartão de crédito, esta verdadeira praga dos tempos modernos, que consome nossos salários, tal qual saúva na lavoura! Eu só não gosto mesmo é da falta de liberdade. 
Cuba também tem muitas coisas boas, além do seu povo. A educação é de primeiro mundo, com escolas em tempo integral, crianças aprendendo artes, música, balé; com moradia para o povo e transporte de graça para ir e vir das escolas; comida, que não é muita, nem de primeira qualidade, mas alimenta, diferentemente de nossas escolas públicas, até a merenda é surrupiada pelos políticos safados. Conheço muitos dessa laia e vocês, minha meia dúzia de leitores fieis, também devem conhecer. A saúde de Cuba também é de primeiro mundo, e de graça. Lá não existem planos de saúde, graças a Deus. Já aqui no Brasil, a saúde é uma lástima e até quem possui plano de saúde “sofre que só bode embarcado”, como todos sabemos.
Mas, conforme relatado por JANINE, o cubano é, acima de tudo, um povo bom; Eu, pessoalmente, acho que o que não presta é o seu governo! O brasileiro também é um povo bom e alegre; os políticos é que não prestam, com raras exceções, como vocês bem sabem!
O que nos diferencia do povo cubano é a liberdade. Graças a Deus aqui temos liberdade, mas, tal como Cuba, também nos falta muito, mas um dia chegaremos lá. Enquanto isso vou ouvindo as estórias de JANINE, esperando ansiosamente chegar a minha aposentadoria, quando finalmente irei à cuba!
Um abraço a todos.
*PAULO ROBERTO DE LIMA  é  graduado em Filosofia pela Universidade Católica, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife e atualmente exerce o cargo de  Procurador  Federal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...