quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Inocêncio fecha com Eduardo; João Lyra chateado

 / Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Sem compromissos públicos, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), dedicou-se ontem à sua agenda política. Durante todo o dia, o socialista recebeu políticos em seu gabinete e tratou das eleições de outubro. O deputado federal Inocêncio Oliveira, presidente estadual do PR, foi o primeiro a estar com Eduardo. Em seguida, o prefeito de Caruaru, José Queiroz, presidente do PDT no Estado, foi recebido.
Ambos ouviram de Eduardo Campos um pedido para que estejam juntos na eleição deste ano. O governador, entretanto, não colocou nomes que vão compor a chapa majoritária aos líderes partidários.
O governador pediu a compreensão de Inocêncio Oliveira e José Queiroz ao momento político que ele, Eduardo, está passando nacionalmente e que se reflete no cenário local. Aos visitantes, optou por analisar a conjuntura nacional.
O mesmo se deu na última sexta-feira (7), quando o governador conversou com seu vice, João Lyra Neto (PSB), um dos que pleiteiam a vaga de candidato a titular do Palácio do Campo das Princesas.
Sem argumentos concretos para demover Lyra do desejo de ser o candidato – o vice se filiou ao PSB no ano passado –, Eduardo teria procurado conduzir a conversa focando na transição da administração, que acontece nos primeiros dias de abril. Nenhuma palavra teria sido dada sobre o porquê João Lyra não deve ser o escolhido.
“Ele me pediu paciência. Disse que as pesquisas apontam que o candidato dele é o mais forte e que, juntos, vamos vencer a eleição. Eu disse que estaria – junto com meus prefeitos – ao lado do nome que ele achasse melhor”, destacou Inocêncio Oliveira.
O líder do PR afirmou que Eduardo garantiu ter a ex-senadora Marina Silva como sua vice e estar munido de pesquisas internas de todo o cenário nacional.
“Ele está certo de que, com os protestos contra a Copa do Mundo, o governo Dilma Rousseff ficará desgastado e ele poderá vencer em São Paulo”, contou o deputado federal.
João Lyra não tem nova conversa agendada com Eduardo. Entretanto, o vice ainda espera ouvir uma explicação sobre os motivos pelos quais não será indicado para disputar a reeleição.
O ambiente no PSB e no Centro de Convenções é pesado. Os socialistas estariam irritados com a forma como o processo de escolha do sucessor está sendo conduzido, mas não se arriscam – nem em sonho – a criticar publicamente o chefe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...