sexta-feira, 28 de março de 2014

SAMU Taquaritinga do Norte em números



O SAMU é um Serviço Móvel de Atendimento de Urgência, faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências desde 2003, ajudando na prestação de socorro da população, com um atendimento 24 horas, através da chamada gratuita pelo número 192 e conta com uma equipe de profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas.
Em Taquaritinga do Norte o serviço funciona desde o ano de 2008 e já realizou mais de 1.900 atendimentos. Só no ano de 2013 foram realizados mais de 600 procedimentos.   
Uma novidade na Unidade Móvel Taquaritinga é o Projeto Tele-eletrocardiografia digital. O mesmo é um é um sistema que por meio de sinais sonoros transmitidos por um telefone comum ou celular, repassa os batimentos cardíacos do paciente em atendimento para uma central que codifica esses dados e repassa ao Hospital do Coração (Hcor). O Hospital por sua vez, através de uma equipe de cardiologistas e enfermeiros analisa os traçados da vitima e repassa o laudo para a equipe do SAMU nas unidades. A partir daí, os socorristas avaliam os procedimentos que devem ser aplicados no paciente o que ajuda a salvar muitas vidas graças a agilidade no fornecimento do laudo e as técnicas aplicadas pelos socorristas no atendimento aos pacientes com riscos cardíacos.


Em que situações o SAMU deve ser chamado?
Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios (infarto, asma grave, enfisema grave) e cardiovascular-AVC;
Em casos de intoxicação exógena;
Em caso de queimaduras graves;
Na ocorrência de maus tratos;
Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe e do feto;
Em casos de tentativa de suicídio;
Quando houver acidentes/trauma com vítimas/atropelamento/ferimentos/ por arma de fogo e arma branca;
Em casos de afogamento;
Em casos de choque elétrico;
Em acidentes com produtos perigosos;
Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte;
Urgências psiquiátricas.

Como funciona o serviço?
O SAMU/192 faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, de 2003, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública. O socorro do SAMU é realizado após chamada gratuita para o telefone 192. As ligações são atendidas por técnicos da Central de Regulação que identificam a emergência que podem ser clínicas, traumáticas, Obstétricas, pediátricas e psiquiátricas e imediatamente transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, em nosso caso a central de regulação funciona em Caruaru, SAMU Agreste.
Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e reserva leitos para que o atendimento tenha continuidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...