quinta-feira, 5 de julho de 2012

Depois de acusar PT de ‘autoritário’ Maurício Rands deixa a legenda, o mandato e o cargo em Pernambuco.


.

O deputado federal Maurício Rands decidiu abandonar o PT depois de 32 anos de militância.
Além da desfiliação, tomará outras duas providências: vai devolver o mandato na Câmara à legenda e se afastar da poltrona de secretário de Governo, cargo que ocupa na gestão do governador pernambucano Eduardo Campos (PSB).
Em carta divulgada nesta quarta (4), Rands atribui o rompimento com o PT ao fato de o partido tê-lo excluído, junto com o prefeito petista de Recife João da Costa, da disputa pela prefeitura cidade.
“Na luta pela renovação do partido, no Recife e em outros lugares, infelizmente, têm prevalecido posições da direção nacional, adotadas autoritária e burocraticamente, distantes da realidade dos militantes na base partidária”, anotou.
No caso específico de Recife, escreveu Rands noutro trecho, “setores dominantes da direção nacional do PT” deram de ombros para a tentativa de escolher o candidato do partido por meio de disputa prévia.
“Já tinham outro roteiro que não o debate democrático com a militância do PT no Recife”, acusou Rands. “Ou seja, cometeram o grave equívoco de ter a pretensão de impor, a partir de São Paulo, um candidato à Frente Popular e ao povo do Recife.”
O candidato “imposto” pelo PT federal foi o senador Humberto Costa. A decisão levou o o governador Eduardo Campos a lançar um candidato do PSB: seu ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Geraldo Júlio. Seguiram a caravana do governador 15 dos 16 partidos que compunham a tal “Frente Popular.”
Na carta de desembarque, Rands informa que apoiará o pupilo do governador, não o candidato do PT. “Trabalhei diretamente com Geraldo Júlio e sou testemunha de como ele foi central para o sucesso do governo Eduardo Campos. Acredito que Geraldo Júlio é o quadro mais preparado para atualizar e aperfeiçoar a gestão municipal do Recife.”
Sob Lula, Rands foi líder da bancada do PT na Câmara. Licenciara-se do mandato federal para assumir a Secretaria de Governo de Pernambuco. Ao deixar o partido, o mandato e o cargo, informa: “Saio da vida pública e da política partidária para exercer ainda mais plenamente a cidadania.”[ via Blog do Josias ]
Por Jornal de Caruaru

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...