domingo, 27 de maio de 2012

Jarbas é convidado de honra em evento de Eduardo. Os dois selarão clima de paz publicamente.


Maiores inimigos da cena política atual em Pernambuco, o governador Eduardo Campos (PSB) e o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) iniciaram um processo de trégua nas desavenças desde o ano passado, mas será no lançamento da Comissão da Verdade de Pernambuco que os dois selarão em clima de paz publicamente.

Segundo nota da coluna Holofote, da revista Veja desta semana, o parlamentar será um convidado de honra do socialista para o evento previsto para ser realizado no início de junho, provavelmente no dia 1º.
Essa será a primeira aparição pública de ambos desde os debates da eleição de 2010, quando Eduardo Campos derrotou historicamente o peemedebista com mais de 82% dos votos e dizimou a oposição em Pernambuco. De sobra, ainda elegeu os dois senadores (Humberto Costa e Armando Monteiro Neto) e 20 deputados federais da sua coligação.
De acordo com o colunista Otávio Cabral, a reconciliação não se limita à política local. Eduardo tem pretensões de voar rumo ao Planalto nos próximos anos e a parceria com Jarbas facilitaria uma aliança com o PMDB. O senador peemedebista procura superar esse trauma político das últimas eleições e busca passar uma borracha para “pacificar o ambiente político no Estado”. Em uma entrevista à Rádio Folha, o parlamentar frisou que o distensionamento da relação com Eduardo não passa pelos projetos eleitorais e que seu maior objetivo seria abrir caminho para as “novas gerações”. Este ano, o filho do senador, o estudante de administração de empresas, Jarbas Vasconcelos Filho, é pré-candidato a vereador. Logo, não basta ser pai, tem que passar por cima da discórdia para não perpetuar o ódio político.
“O que fiz, com absoluta consciência e sem estar fazendo espalhafato disso, foi tentar distensionar os fatos no sentido de manter uma relação de cordialidade com que aquele que me derrotou há quase dois anos. Há toda uma geração aí atrás de mim e é preciso respirar dentro do Estado, o que estava quase impraticável. Mas não temos nenhum acordo para a eleição que vai se dar agora e, sobre 2014, também não existe nenhum entendimento. Se houvesse, já teria dito”, afirmou Jarbas, ainda na mesma entrevista.
Comissão
A Comissão Dom Helder Câmara terá como objetivo esclarecer eventuais violações de direitos humanos praticados em Pernambuco entre os anos de 1946, fim do Estado Novo, e 1988, ano da promulgação da Constituição. A versão estadual da Comissão da Verdade instalada instalada pela presidente Dilma servirá também como apoio ao grupo federal. Os nomes que irão compor a lista da comissão pernambucana será divulgada pelo governador na próxima semana.  O grupo será composto de nove pessoas, seis destas indicadas pela sociedade civil. A Comissão Dom Hélder Câmara irá “examinar e esclarecer eventuais violações de direitos humanos praticadas no período do regime militar brasileiro, no âmbito do estado de Pernambuco, a fim de efetivar o direito à memória e à verdade histórica e promover a reconciliação estadual”. [Via Blog da folha ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...