terça-feira, 4 de outubro de 2011

Políticos lançam parentes para as eleições municipais



Bancada do DNA tende a crescer ainda mais, com pré-candidaturas sendo preparadas em todo o Estado

Publicado em 03/10/2011, às 15h40

Débora Duque

Gabriela Bezerra


A eleição do próximo ano deverá contar com caras novas, mas sobrenomes já conhecidos. Estreantes nas urnas, mas não no âmbito da política, filhos, esposas e irmãos devem suceder seus parentes políticos ou ampliar a base eleitoral da família. A exemplo do que ocorreu em 2010, a chance de uma nova safra de candidatos que têm laços familiares com outros políticos ser eleita é grande. E a previsão vale tanto para a disputa majoritária como proporcional.
Dando continuidade ao espaço conquistado pelo pai, ex-vereador, em Moreno, Adilson Gomes Filho (PSB) deve disputar a eleição majoritária na cidade. Dilsinho, como é conhecido, diz que ainda é cedo para se lançar candidato, mas não nega a intenção. Também acredita que o sobrenome terá um peso relevante nas urnas.
“É uma referência importante de uma pessoa que tem uma história na cidade. Serve como norte para a minha caminhada”, declarou. Outra que deve atuar como “sucessora” em 2012 é Izabel Urquiza (PMDB). Filha de Jacilda Urquiza (PMDB) – que governou Olinda de 1997 a 2000 –, ela representará uma renovação do nome da mãe, desgastado com as derrotas nas últimas eleições.

INFOGRÁFICO

Políticos lançam candidatos
No Recife, a corrida por uma vaga no Legislativo municipal deve apresentar vários sobrenomes conhecidos. Um deles é Romildo Gomes Neto (hoje no PV, mas a caminho do PSD), filho do vereador Romildo Gomes (PSD), que não deve buscar a renovação do mandato. Apesar de nunca ter disputado eleição, “Romildinho” cuida da política do pai nas comunidades há muito tempo e, por isso, deverá herdar os sues dividendos eleitorais com facilidade.
Aos 30 anos, a administradora Luana Ramos (PMN), filha do deputado estadual Severino Ramos (PMN) também trabalha sua candidatura à Câmara do Recife para, segundo ela, “não deixar solta as bases” que o pai conquistou na cidade. No próximo ano, Ramos pretende se candidatar à Prefeitura de Paulista e não quer perder os votos que obteve na capital em 2010. Outro que deverá seguir a mesma estratégia é Cleiton Collins (PSC). Com 137.157 votos, ele foi o deputado estadual mais votado na última eleição, sendo também o campeão de votos no Recife.
Para manter a força no município, já que deve se candidatar a prefeito em Jaboatão, ele apoiará a esposa – missionária Michelly Collins (PP) – na corrida para a Casa José Mariano. “Mas não há nada concreto”, destacou o deputado.
O deputado federal Carlos Eduardo Cadoca (PSC) também deve lançar sua esposa, Berenice Pereira (PSC), em 2012. Além dela, o filho Luiz Andrade (PSC) é cotado para candidatar-se pelo partido a vereador do Recife. “Estamos discutindo qual é a candidatura mais viável”, contou Berenice.
Longe de cargos eletivos, o presidente da Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe), Roldão Joaquim (PDT), que já foi deputado estadual, tem mobilizado o partido para lançar a candidatura da filha Isabela de Roldão (PDT) em 2012. Ela reconhece que a trajetória do pai facilita seus primeiros passos na política, mas rechaça o preconceito por ser filha de político. “Tenho duas irmãs que não têm pretensão de seguir essa carreira. Não é só uma questão de família, mas de identidade também”, afirmou.

PALAVRAS-CHAVE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...