Estamos nos aproximando a cada dia do ano eleitoral, então
como filho de Taquaritinga do Norte, sempre acompanho os movimentos políticos
da nossa terra, na esperança de governantes melhores que possam trazer
benfeitorias e muito desenvolvimento para nosso município, espero que este
simples artigo possa contribuir de
alguma forma para o surgimento desses governantes.
2012 será um
ano marco nas campanhas políticas de nossa região, com a popularização da
internet avançando numa velocidade surpreendente, o uso da mesma para fins de
propaganda política será indispensável. Com o atual mundo globalizado quem não
estiver conectado é considerado, “careta” e até “ultrapassado”, a rapidez da
troca e compartilhamento de informações possibilita bons resultados em vários
setores da sociedade e a política não poderia ficar de fora é claro.
Você sabe o que são Mídias Sociais?
Mídia Social
é, em seu sentido mais básico, uma mudança na maneira como as pessoas
descobrem, lêem e compartilham informações, notícias e conteúdos.
É uma fusão
social e tecnológica, transformando o que até então era um monólogo em um
diálogo.
As mídias sociais ou redes sociais (um exemplo de mídia social) têm várias características que as diferem fundamentalmente das mídias tradicionais, como jornais, televisão, livros ou rádio. Antes de tudo, as mídias sociais dependem da interação entre pessoas, porque a discussão e a integração entre elas constroem conteúdo compartilhado, usando a tecnologia como condutor. Elas abrangem diversas atividades que integram tecnologia, interação social e a construção de palavras, fotos, vídeos e áudios. Esta interação e a maneira na qual a informação é apresentada dependem nas várias perspectivas da pessoa que compartilhou o conteúdo, visto que este é parte de sua história e entendimento de mundo.
As mídias sociais ou redes sociais (um exemplo de mídia social) têm várias características que as diferem fundamentalmente das mídias tradicionais, como jornais, televisão, livros ou rádio. Antes de tudo, as mídias sociais dependem da interação entre pessoas, porque a discussão e a integração entre elas constroem conteúdo compartilhado, usando a tecnologia como condutor. Elas abrangem diversas atividades que integram tecnologia, interação social e a construção de palavras, fotos, vídeos e áudios. Esta interação e a maneira na qual a informação é apresentada dependem nas várias perspectivas da pessoa que compartilhou o conteúdo, visto que este é parte de sua história e entendimento de mundo.
Agora, parando e lembrando dos nossos candidatos,
ficam as perguntas; eles estão atualizados ou ultrapassados? Será que já
aderiram a esse grande passo da tecnologia chamado internet? Bom, circulando
pelas redes sociais, o atual fenômeno mundial da internet, encontramos poucos
políticos de nossa terra conectados, apesar das redes sociais existirem a tanto
tempo ainda não há essa interação por parte de nossos políticos, o que é uma
pena. Poucos deles possuem blog ou sites, é quase raro!
O Brasil é um
dos maiores consumidores globais de internet, ficando atrás apenas dos Estados
Unidos e Rússia, os números recordes que as redes sociais mostram a cada mês é
impressionante, mas para muitos de nossos atuais e futuros candidatos as
palavras ORKUT, FACEBOOK e TWITTER (as redes sociais mais populares aqui no
Brasil) ainda é estranho, mas isso não deveria acontecer, eles deveriam estar á
frente, pois tem o acesso mais facilmente a informações.
Vemos constantemente
notícias que mostram que tal político esclareceu ou fez um comentário através
de mensagem no TWITTER, e isso repercute nacionalmente nas outras mídias. Portanto
amigos e futuros candidatos da Dália da Serra, a comunicação está diferente e
quem almeja um cargo, necessariamente se quiser conquistar um bom número de
eleitores, deverá se “atualizar” e aderir às mídias sociais.
A proximidade
com as pessoas e um bom relacionamento através da internet pode aumentar
significativamente a popularidade de alguém e trazer resultados que podem
surpreender nas urnas.
As pessoas
estão cada dia mais exigentes e agora o espaço está cada vez mais livre para a
manifestação de opiniões, se os candidatos não forem preparados, as críticas se
evidenciarão e isso influenciará negativamente em sua campanha, fica a dica!
Paulo Pereira
Estudante de Publicidade e
Propaganda e Artista Plástico
Atualmente Diretor de Arte da Morus Comunicação Integrada,
Agência de publicidade localizada
em Santa Cruz do Capibaribe-PE
HTTP://www.morus.ppg.br
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