sábado, 23 de julho de 2011

Exclusivo, visita de Lula ao Recife

Por Wilsom Silva



Depois do discurso do governador Eduardo Campos, o reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Amaro Lins, falou em nome das três universidades (UFPE, UFRPE e UPE) sobre a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula, ocorrida na manhã desta sexta-feira (22/7), no Teatro de Santa Isabel, no Recife. Ele pediu para que todos os conselheiros ficassem de pé e questionou se o ex-presidente aceitava a outorga. Às 10h35, Lula iniciou o pronciamento, afirmando que recebe o título e que promete honrar a homenagem.
A solenidade é uma oportunidade para observar o cerimonial universitário, seus rituais e sua pompa. Na cerimônia, o ex-presidente entrou no teatro acompanhado de uma comissão de honra, composta por nove pessoas, das quais três de cada universidade. A comissão acompanhou Lula até o palco, sentando-se na platéia em seguida.
Lula recebeu as chamadas “vestes talares”, tradicionais roupas do protocolo acadêmico que remontam ao cerimonial multissecular das universidades europeias em especial a Universidade de Coimbra, da qual as universidades brasileiras herdaram a maior parte das tradições protocolares e o cerimonial.
Quando recebeu o título, o ex-presidente ganhou a samarra e o capelo. A samarra é uma espécie de capa, cujas cores são específicas de determinadas áreas do conhecimento. Ele receberá uma samarra vermelha, em alusão à área de Ciências Humanas, cujo centro na UFPE propôs a homenagem. A tradição e uso da samarra vêm de uma antiga vestimenta usada por camponeses europeus, que, na Idade Média, era feita de pele de carneiro, tratada até alcançar grande alvura.
Das mãos do reitor Amaro Lins, Lula recebeu o capelo, chapéu privativo do reitor, do vice-reitor, dos Professores Eméritos e dos Doutores Honoris Causa. O reitor usa o capelo branco, representando o poder temporal (analogia com a coroa real) e também a samarra branca. E o ex-presidente usará capelo vermelho, compondo o traje com a cor das Ciências Humanas.







“Nesta celebração, nós reafirmarmos nosso compromisso com a nossa unidade, cumprindo nosso acordo de continuidade do projeto de desenvolvimento em nível nacional, estadual e local”, iniciou o senador Humberto Costa, em seu discurso. “Esse momento também é importante para a gente agradecer ao presidente Lula por tudo que fez por nosso Estado e de a gente registrar a nossa emoção de ver um ex-presidente ser recebido com um calor humano que nenhum outro foi recebido aqui em Pernambuco”, completou.
Lula esteve no Recife nesta semana para receber duas homenagens pelos serviços prestados e pelo governo feito por ele a frente da Presidência da República do Brasil. Na quinta (21), o ex-presidente foi agraciado com um troféu entregue pela Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque, em espetáculo para convidados no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. E, na manhã desta sexta (22), ele ganhou mais três títulos honoris causa, oferecido pelas três universidades federais de Pernambuco.

21/07/11 | Ex-presidente Lula recebe homenagem da Orquestra Criança Cidadã, no Parque Dona Lindu, No Recife. Foto: Sérgio Figueirêdo.

Agradecimentos : Assessoria do senador Humberto Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...