segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Multirão em Palmares


A ordem agora é recomeçar. É esse o pensamento da população das cidades da Zona da Mata que foram atingidas pelas chuvas. No entanto, o dia da tragédia está sendo superado pela vontade de vencer, aliada à força de outras pessoas, grupos e empresas que estão ajudando na recuperação na cidade de Palmares. Um desses estímulos foi sentido de forma intensiva neste fim de semana. O Mutirão da Limpeza, formado por funcionários da Rede Nordeste de Comunicação (TV Asa Branca, Rádio Globo FM e Portal +AB) e voluntários, foi literalmente o braço direito das pessoas que estão limpando e recuperando o que perderam.
No Dia Nacional da Solidariedade (28 de agosto) funcionários saíram de seus departamentos para se juntar a voluntários e limpar as ruas de Palmares. Segundo Suelene Sá, uma das coordenadoras do projeto, 300 pessoas ajudaram na limpeza. “Nós contamos também com a parceira de órgãos públicos que disponibilizaram carros pipas e caminhões para retirar o lamaçal. Nós conseguimos mobilizar os voluntários da cidade com a distribuição de kits”, explicou.
O diretor executivo da empresa, Fernando Halinski, também se juntou ao batalhão de limpeza. “Essa ação faz parte das comemorações do aniversário da empresa. Na verdade, o nosso tema é “Aniversário Solidário” e então tivemos a ideia de levar nossas ações para Palmares, que foi a cidade mais atingida pela chuva na Zona da Mata”.
As ações mudaram a rotina das pessoas. “Não estávamos conseguindo limpar tanta sujeira na Cohab. A mobilização foi uma grande força. Dá uma sensação enorme de bem estar, que também vem só pelo fato de você vê que todos estão unidos. Agente se sente mais confortável assim, depois de tudo que passamos”, sensibilizou o defensor público, Nelson Lima. O enfermeiro José Carlos, disse que teve frieiras nos pés após tentar retirar a lama da casa. “No dia da cheia, eu vi meu lar ser coberto pela água. Depois que a correnteza baixou, veio o sofrimento para encarar a destruição e para limpar. Com ajuda de todos vamos deixar a rua livre de contaminações”.
Emoção e experiência
“Estive na cidade antes da tragédia das chuvas, estava com tudo em ordem. E quando fui nesta oportunidade levei um susto tremendo com o que vi não imaginava que tinha acontecido tantos estragos”, revela Felipe Andriel, assistente de programação/ comercial da rádio Globo FM. Ele relata também a emoção de poder ajudar os moradores de uma forma tão próxima “limpamos a casa de um senhor que deveria ter uns 60 anos de idade. Ele não teve condições de limpar a casa sozinho, por causa dos entulhos que havia no local. Ver a felicidade nos olhos dele foi muito gratificante”.
Segundo o office boy José Alexsandro, este momento foi importante para percebemos o quanto é importante a união das pessoas quando o objetivo é ajudar. “ Até que ponto chega a solidariedade de alguém? É muito fácil apoiar numa fase boa. Esta experiência foi pessoalmente grandiosa, as vezes reclamamos demais sem termos a noção de que muitas pessoas sofrem. Devemos agradecer a Deus por tudo que temos”.

mais ab

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...