quarta-feira, 31 de março de 2010

PSDB e DEM acionam sindicato dos professores por campanha antecipada


PSDB e DEM acionam sindicato dos professores por campanha antecipada


PSDB e DEM querem que sindicato pague multa

No Consultor Jurídico

O PSDB e o Democratas DEM entraram com representação no Tribunal Superior Eleitoral contra o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) e sua presidente, Maria Izabel Azevedo Noronha. Os dois partidos afirmam que a entidade prejudicou a imagem do governador de São Paulo e pré-candidato à presidência José Serra, durante assembleia. Os partidos pedem aplicação de multa contra a entidade e sua presidente no valor de R$ 25 mil.

Os partidos alegam “desabrida desobediência à legislação”, por campanha eleitoral antecipada e investimento da máquina sindical em âmbito político-eleitoral, durante assembleia de professores que ocorreu em frente ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, no dia 26 de março deste ano. De acordo com o pedido, durante a assembleia não houve discurso reivindicatório ou crítica às condutas públicas dos órgãos estaduais oficiais de educação, “mas manifestações de índole evidentemente eleitoral”.

Os partidos ressaltam frases ditas pelos representantes do sindicato, na manifestação. Entre elas, chamar o governador paulista de “cambalacheiro” e dizer: Nós estamos aqui para "quebrar a espinha dorsal desse partido e desse governador”.

Segundo os partidos, pregar o “não-voto” em época eleitoral viola o artigo 36 da Lei das Eleições (Lei 9.504/97) tanto quanto o pedido de voto. Além disso, lembram que devido à natureza parafiscal das contribuições sindicais obrigatórias, os sindicatos estão proibidos de se envolverem na propaganda e nas atividades eleitorais ou partidárias, de acordo com a Lei 9.504/97 e a Lei 9.096/95 (Lei dos Partidos Políticos). Com informações da Assessoria de Imprensa do Tribunal Superior Eleitoral.

Um comentário:

  1. Izilda Barbosa Guimarães31 de março de 2010 às 22:04

    Mas que País essa gente pensa que está vivendo,mas nem na ditadura , ouvi tamanho absurdo.
    Nós vivemos em uma democracia ou não? A política do governo do PSDB não é do Estado minímo:nada de aumento para Professores, nada de escolas públicas, nada para saúde e quando se reivindica algum aumento, vira caso de policia e extremismo anti-Estado.Que vergonha!!!

    ResponderExcluir

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...