domingo, 28 de março de 2010

"DALIA SAUDE" VOCÊ E FUMANTE ?



Pra você que é um fumante assíduo desde da adolescência? Pois é de acordo com Organização Mundial de Saúde, quem começa a fumar na adolescência (90% dos fumantes) e continua durante duas décadas ou mais, provavelmente morrerá 20 a 25 anos mais cedo que aqueles que não tem vício.
Pra quem já teve a oportunidade de ver ou melhor tocar um pulmão de um fumante, pode notar que ele tem uma textura de uma esponja bem seca! Você tem a sensação de que ele pode "esfarelar" em sua mão com um simples aperto!
A imagem a seguir tenta mostra em de forma percentual o que o cigarrinho pode causar no seu organismo.



Perda de cabelo
O fumo contrai os pequenos vasos sangüíneos do couro cabeludo o que causa falta de oxigênio e a debilitação dos folículos capilares. O fumo também debilita o sistema imunológico, deixando o corpo mais vulnerável a doenças como "erythematosus de lupus" que causa perda de cabelo, ulceração na boca e erupções cutâneas na face, couro cabeludo e mãos.


Catarata
É crido que fumar causa ou piora várias condições da visão. Quem fuma mais de 20 cigarros por dia tem duas vezes mais probabilidades de desenvolver a catarata, uma turvação da lente do olho que bloqueia a luz e pode conduzir a cegueira. São dois os modos: Irritando os olhos e libertando substâncias químicas nos pulmões que então viajam até os olhos via circulação sangüínea.


Enrugamento
O fumo envelhece a pele prematuramente esgotando as proteínas que dão elasticidade e a vitamina A. A pele de fumantes fica seca, dura e com linhas minúsculas, especialmente ao redor dos lábios e olhos. Fumantes de 40 tem mais rugas faciais que os não-fumantes de 60.


Perda de audição
Fumar cria uma placa nas paredes dos vasos sanguíneos, decrescendo o fluxo de sangue para o ouvido interno. Fumantes podem perder a audição mais cedo que não-fumantes (até 16 anos mais cedo, de acordo com um estudo) e estão mais suscetíveis a perda da audição em função de infecções do ouvido ou barulho alto.


Câncer de pele
O fumo não causa o melanoma (câncer de pele), mas aumenta suas chances de morrer desta doença assim como aumenta em 50% o risco de carcinoma - um câncer que deixa erupções escamosas avermelhadas na pele.


Cárie de dente
O fumo interfere com a química da boca, criando um acúmulo na placa, amarelando os dentes e contribuindo com a cárie. Fumantes podem perder os dentes muito antes do tempo.


Doenças pulmonares
É grande o número de mortes causadas por debilitação das condições pulmonares além do câncer de pulmão. Enfisema, uma inchação que rompe as bolsas de ar e reduz a capacidade dos pulmões para levar oxigênio(e expelir gás carbônico). Em casos extremos, uma traqueotomia ajuda os pacientes a respirar. Bronquites crônicas criam uma formação do muco cheio de pus, resultando em uma tosse dolorosa e dificuldades na respiração.


Osteoporose
O monóxido de carbono, gás venenoso do escapamento dos carros e da fumaça de cigarro, chega mais prontamente ao sangue que o oxigênio deixando-o até mais 15% pesado. Como resultado, os ossos de fumantes perdem densidade, fraturam mais facilmente e levam 80% mais tempo pra curar. Aqueles que fumam mais de um maço por dia também são mais suscetíveis a estes problemas. Um estudo prova que trabalhadores industriais que fumam experimentam a sensibilidade a dor até cinco vezes mais e maior.


Doença de coração
O fumo relacionado a doenças cardiovasculares mata mais de 600,000 pessoas a cada ano nos países desenvolvidos do mundo. Fumar faz o coração bater mais rapidamente, aumenta a pressão sangüínea e aumenta o risco de hipertensão e entupimento das artérias.


Úlceras de estômago
O fumo reduz a resistência às bactérias que causam úlceras de estômago. Também prejudica a habilidade do estômago para neutralizar o ácido depois de uma refeição, deixando-o corroer a parede que forra o aparelhor estomacal. Úlceras em fumantes são mais difíceis de tratar e mais prováveis de reocorrerem


Dedos descorados
O alcatrão da fumaça de cigarro mancha os dedos e unhas com um marrom-amarelado e mal cheiroso.


Câncer cervical
Além de aumentar o risco de câncer cervical e uterino, o fumo pode criar problemas de fertilidade para as mulheres e complicação durante gravidez e parto. Ainda baixa os níveis de estrogênio, acelerando a menopausa.


Esperma deformado
O fumo pode deformar o esperma e danifica seu DNA, causando problemas ou defeitos no nascimento. Na realidade, homens que fumam mais de 20 cigarros por dia têm um risco 42% maior de gerar uma criança que contraia câncer. Também diminui a quantidade de esperma e reduz o fluxo de sangue no pênis, às vezes causando impotência.


Psoriasis
Os fumantes têm de duas a três vezes mais chances de desenvolver "psoriasis", uma condição inflamatória de pele não contagiosa, semelhante a sarna, deixando manchas vermelhas por todo o corpo. As pesquisas ainda incipientes nesta área hipotetizam que o fumo pode alterar e levar altos níveis de substâncias químicas tóxicas para as células brancas do sangue.


A doença de Bueger
O fumo pode danificar as paredes dos vasos sanguíneos, causando dificuldade para o coração bombear sangue às extremidades. Em casos sérios, a Doença de Bueger pode conduzir à gangrena (a morte de tecido de corpo) e até mesmo a amputação de um membro.


Câncer
Foram mostrados pelo menos 60 elementos na fumaça do cigarro que podem causar o câncer, de acordo com o Action on Smoking and Health, uma importante ONG anti-tabaco do REINO UNIDO. Fumantes masculinos têm 22 vezes mais probabilidades de desenvolver câncer do pulmão (16a) que não-fumantes.
E de acordo com vários estudos, quão maior o tempo do vício, maior o risco de desenvolver vários cânceres, inclusive de:



16b - nariz (duas vezes maior)
16c - língua, boca, glândula salival e faringe (seis vezes para mulheres, 27 vezes para homens); garganta (12 vezes); esôfago (oito a dez vezes)
16d - rins (cinco vezes) pênis (duas a três vezes)
16e - pâncreas (duas a cinco vezes) e ânus (oito a nove vezes).
16f A ligação entre fumar e câncer de seio é talvez o mais controverso: algumas evidências sugerem que o fumo aumenta o risco de uma mulher desenvolver o câncer, outra evidência indica que, baixa os níveis de estrogênio.
Pra quem não quer passar por isso é melhor se preocupar!
Sera que vale tudo isso por um cigarro?

Um comentário:

  1. ESSA FOTO É MUITO CHOCANTE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...