quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Agricultores receberam chaves simbólicas, frutos de uma luta antiga


Agricultores receberam chaves simbólicas, frutos de uma luta antiga

No dia 30 de setembro agricultores das comunidades do Monteiro, Riacho Doce e Fazenda Bom Nome festejaram a inauguração de seus assentamentos. Estiveram presentes a Secretaria de Agricultura, o superintendente do FUNTEP (Fundo de Terra do Estado de Pernambuco), José Estevão, o “Matena”, a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taquaritinga, Joelma Vitorino, o técnico da COOPAGEL (Cooperativa dos profissionais em atividades gerais), Júlio Cézar, e representantes do IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco). Na ocasião, foram entregues, simbolicamente, as chaves dos assentamentos, frutos de uma intensa luta travada há três anos pelos agricultores.
.
Para Mantena, o importante é a união dos Governos Federal, Estadual e Municipal para desenvolver o homem do campo. ”Precisamos viver bem com parcerias que venham alavancar o desenvolvimento, uma vez que com o incentivo dos governos, o homem do campo poderá ter uma terra produtiva, adquirindo sua independência”, destacou. Ao todo, nos dois assentamentos, foram beneficiadas 28 famílias e investidos mais de R$ 500 mil. Valor distribuído entre as aquisições dos terrenos, construções das casas e infraestruturas produtivas. Tais investimentos serão dividido entre os agricultores e o Governo Federal. A parte do homem do campo será rateada entre os moradores dos assentamentos, e daqui a dois anos divididas em partes iguais para pagamento. Destacando que os agricultores que pagarem suas parcelas em dia ainda terão um desconto de cerca de 40%, sendo assim mais um benefício oferecido ao trabalhador rural.
.
Segundo Rosilda Amara, moradora do assentamento Monteiro-Riacho Doce, esta iniciativa do Governo só veio beneficiar o trabalhador rural. ”Sofri muito até conseguir minha casa, mas, graças a Deus e aos governos unidos, pude ter meu sonho realizado”. A agricultora também ressaltou as dificuldades para a instalação do assentamento: “Outras pessoas que não eram do nosso município tentaram se instalar aqui, mas com a ajuda do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, de Cézar e de todos os moradores, que unidos não negaram forças para conseguir, vencemos e estamos aqui independentes, comemorando e vivendo dignamente em nossas terras produtivas”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...