sábado, 14 de março de 2020

Sobe para sete o número de casos confirmados de coronavírus em Pernambuco


Governador revela estatística em coletiva neste sábado (14)
Vanessa Moura
Vanessa Moura
Publicado em 14/03/2020 às 16:43
NOTÍCIA
Fotos: YACY RIBEIRO/ JC IMAGEM
Coletiva de Imprensa no Palácio - FOTO: Fotos: YACY RIBEIRO/ JC IMAGEM
Leitura: 12min
Em coletiva realizada neste sábado (14), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, informou mais cinco casos confirmados do novo coronavírus em Pernambuco. Ao todo, o Estado possui sete casos da Covid-19 confirmados. 
Dos cinco novos casos, quatro são importados e um local. Duas mulheres de 50 e 58 anos e dois homens de 68 e 78 anos, que tem histórico de viagem recente ao exterior. Este último estava no cruzeiro que atracou no Recife na quinta-feira (12). O primeiro caso de transmissão local do vírus no Estado é de uma mulher de 97 anos, que permanece em isolamento domiciliar. 
Com a confirmação do primeiro caso de transmissão local no coronavírus em Pernambuco, o Governo determinou a suspensão de eventos públicos ou privados com público acima de 500 pessoas. "Por conta dessa transmissão local, ou seja desse caso que surgiu hoje, estamos determinando também a suspensão de eventos de qualquer natureza com público acima de 500 pessoas, isso nesse primeiro momento. Estamos reavaliando a cada momento, a cada hora, se necessário, e a cada dia. Já temos uma série de ações e reuniões pro dia de hoje e amanhã vamos continuar com novas reuniões com instituições como o Poder Judiciário, a Assembléia Legislativa e o Ministério Público", disse Paulo Câmara.
O governador ainda orientou os cidadãos a reforçar os cuidados com o grupo de risco da doença, que são os idosos. "O papel da população é fundamental. Os cuidados que estão sempre sendo colocados, seja pelo governo ou pelo setores da imprensa são fundamentais. A informação, a orientação, a questão da prevenção. Reforçar também os cuidados do grupo mais vulnerável em todos esses processos que são os idosos, e que a preservação e os cuidados desse grupo mais vulnerável seja todos nós tomarmos os cuidados, porque todos nós somos potenciais transmissores diante do que a gente vem acompanhando em outros estados e países", finalizou.

O que se sabe sobre o coronavírus

Esta quinta-feira (12) foi um dia de tensão no que se refere ao Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, que foi considerada uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), na última quarta-feira (11). Na atualização mais recente, no mundo, 131.479 pessoas já foram contaminadas pelo coronavírus e 4.925 morreram. Aqui no Brasil, os casos confirmados da doença já passaram de 100, chegando a 136. Atualmente, 1.422 pessoas estão sob monitoramento no País. Pernambuco, com sete casos confirmados, também entrou para as estatísticas do Ministério da Saúde, nesta quinta, sendo o nono Estado que o vírus afeta. Do total, seis casos são importados e um é de transmissão local, ou seja, a pessoa, sem histórico de viagem recente ao exterior, foi infectada após ter contato com outro doente. O secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wajgarten, que esteve recentemente nos Estados Unidos, também contraiu o coronavírus. O presidente da República, Jair Bolsonaro, aguarda o exame que indica ou não se ele também está contaminado.

Todas as notícias sobre coronavírus

Você pode conferir todas as notícias sobre o novo coronavírus e ficar bem informado na cobertura do Jornal do Commercio.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

  • O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes;
  • Ficar em casa quando estiver doente;
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência;
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção);
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...