terça-feira, 23 de julho de 2019

Apac emite alerta de chuvas moderadas a fortes


Apac alerta para mais chuvas moderadas a fortes em regiões de Pernambuco
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um novo alerta, na tarde desta segunda-feira (22), para a possibilidade de chuvas moderadas a fortes na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata. O aviso, o 32º feito em 2019, é válido até a tarde da terça (23). (Veja vídeo acima)
De acordo com a Agência, a população deve seguir as orientações da Defesa Civil. No Recife, o órgão mantém um plantão permanente e pode ser acionado pelo telefone 0800 081 3400. A ligação é gratuita. Em caso de necessidade, moradores de locais de risco devem procurar abrigos em locais seguros.

A Apac informou também que o nível do Rio Capibaribe, em São Lourenço da Mata, estava acima da cota de alerta, nesta segunda (22), por causa das chuvas registradas das últimas 24 horas.
Por meio de nota, a agência disse que a tendência era de o nível do rio subir, podendo atingir as áreas ribeirinhas.

Alertas e transtornos

Alertas semelhantes foram emitidos no domingo (21) e na sexta (19). Na manhã do sábado (20), uma ventania arrancou telhas e arrastou mesas e cadeiras de estabelecimentos em praias como Porto de Galinhas e Muro Alto, em Ipojuca, também no Litoral Sul do Estado. Segundo a Apac, houve rajadas de vento quatro vezes mais velozes do que o normal na região.
No domingo (21), mais de 500 famílias do município de Barreiros, na Zona da Mata Sul, precisaram deixar as suas casas por causa de alagamentos. O nível dos rios Una e Carimã subiu, invadindo ruas e imóveis.
Também no domingo, em Sirinhaém, no Litoral Sul, o telhado de uma usina desabou durante a madrugada. Segundo a Coordenadoria Defesa Civil do município, o local já estava em obras e, devido às chuvas, a situação se agravou. Em São José da Coroa Grande, também no Litoral Sul, foram identificados pontos de alagamentos apenas na Várzea do Una.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...