segunda-feira, 28 de maio de 2018

Desabastecimento de combustível suspende aulas em universidades e cancela expediente em órgãos públicos em PE


Campus Recife da UFPE não tem aulas na segunda (28) (Foto: Ascom UFPE/Divulgação)Campus Recife da UFPE não tem aulas na segunda (28) (Foto: Ascom UFPE/Divulgação)
Campus Recife da UFPE não tem aulas na segunda (28) (Foto: Ascom UFPE/Divulgação)
Por causa do desabastecimento de combustível causado pela greve dos caminhoneiros, que chegou ao 7º dia neste domingo (27), universidades, escolas e repartições públicas em Pernambuco suspenderam o funcionamento na segunda (28). Para essa data, o governo do estado garantiu que as aulas na rede estadual de ensino estão mantidas.
As aulas e o expediente administrativo, suspensos desde quarta (23), continuam cancelados na segunda (28) nos três campi da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), nos 15 campi da Universidade de Pernambuco (UPE) e também na Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE). Os hospitais ligados às intituições de ensino mantêm o funcionamento normal.
Na mesma data, continuam suspensas as atividades acadêmicas e administrativas na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e na Faculdade de Olinda (Focca). O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) suspendeu as aulas nos seus 16 campi nessa data para “minimizar os transtornos para servidores e estudantes” causados pelo desabastecimento de combustível.
Barreiros, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, é um dos 17 campi do IFPE sem aulas na segunda (28) (Foto: IFPE/Divulgação)Barreiros, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, é um dos 17 campi do IFPE sem aulas na segunda (28) (Foto: IFPE/Divulgação)
Barreiros, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, é um dos 17 campi do IFPE sem aulas na segunda (28) (Foto: IFPE/Divulgação)

Escolas

As aulas da rede estadual de ensino de Pernambuco estão mantidasna segunda (28), de acordo com o governo do estado. A Prefeitura do Recife também mantém o funcionamento normal das unidades de ensino administradas pelo município.
Nas escolas da rede municipal de Olinda, as aulas estão suspensas na segunda (28). A decisão faz parte de um plano de contigência criado pelo comitê de gestão de crise da prefeitura, montado no sábado (26). Também nessa data, não há aulas nas escolas municipais de Jaboatão dos Guararapes.
Essas duas cidades do Grande Recife decretaram situação de emergência e reduziram serviços, como a coleta de lixo.

Universidades e hospitais universitários

Na UFPE, além do cancelamento das aulas e do expediente administrativo nos três campi (Recife, Vitória e Caruaru), o Restaurante Universitário e as bibliotecas do campi também não funcionam na segunda (28). A Biblioteca Central renova os prazos de entrega de material emprestado que venceu durante os dias sem funcionamento normal da instituição.
O Hospital das Clínicas e a Superintendência de Segurança Institucional, que fazem parte da unidade de ensino, mantêm o expediente normal. A reitoria da UFPE recomenda que os servidores desses setores que estiverem impossibilitados de chegar ao local de trabalho avisem à chefia de maneira imediata.
Na segunda (28), o Hospital das Clínicas, da UFPE, mantém o funcionamento (Foto: HC/Divulgação)Na segunda (28), o Hospital das Clínicas, da UFPE, mantém o funcionamento (Foto: HC/Divulgação)
Na segunda (28), o Hospital das Clínicas, da UFPE, mantém o funcionamento (Foto: HC/Divulgação)
A UPE afirma que a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas nos seus 15 campi acontece de forma preventiva, considerando a continuidade da greve dos caminhoneiros. O mesmo motivo foi apresentado pela UFRPE.
O funcionamento do Complexo Hospitalar da UPE, formado pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), pelo Pronto-socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape) e pelo Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), acontece normalmente na segunda (28). Segundo a instituição de ensino, caso haja redução do número de servidores disponíveis nos atendimentos, a prioridade é dos casos com gravidade clínica e situações emergenciais.
A UPE afirma, ainda, que uma reunião com os diretores da unidade acontece na segunda (28) para avaliar e traçar estratégias de reposição das aulas perdidas durante o período de paralisação.

Repartições públicas

Câmara Municipal do Recife
Os vereadores da capital pernambucana tiveram suspenso o expediente na Câmara Municipal do Recife na segunda (28). Os eventos marcados e as reuniões programadas para esse dia serão realizados em novas datas.
TCE
O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) suspendeu o expediente de segunda (28) em função dos transtornos causados pela greve dos caminhoneiros. Segundo o Tribunal de Contas, os prazos processuais continuam prorrogados até que o expediente volte definitivamente à normalidade.
TRT
O expediente no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6) nesta segunda (28) também está suspenso.
TJPE
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) suspendeu expediente e os prazos judiciais e administrativos de segunda (28) até quarta (30). Por meio de nota, o órgão informa que a suspensão é devido à “dificuldade de locomoção de magistrados e servidores, das partes e dos advogados” por conta do “movimento paredista da categoria de caminhoneiros em todo o Brasil”.
Tribunal de Justiça de Pernambuco funciona em regime de plantão de segunda (28) até quarta (30) (Foto: Reprodução/TV Globo)Tribunal de Justiça de Pernambuco funciona em regime de plantão de segunda (28) até quarta (30) (Foto: Reprodução/TV Globo)
Tribunal de Justiça de Pernambuco funciona em regime de plantão de segunda (28) até quarta (30) (Foto: Reprodução/TV Globo)
Durante esse período, o atendimento à população ocorre em regime de plantão, das 13h às 17h, em 15 polos no estado: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Nazaré da Mata, Limoeiro, Vitória de Santo Antão, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Ouricuri e Petrolina.
“Demandas cíveis e criminais urgentes – como habeas corpus, comunicação de flagrante, mandados de segurança e medidas cautelares – serão atendidas”, traz o texto do TJPE.
MPT
O Ministério Público do Trabalho (MPT) também suspendeu o expediente nesse dia. Segundo o órgão, os estagiários e servidores estão dispensados de suas atividades, exceto os que estão em teletrabalho.
A Procuradoria Geral da Justiça funciona com regime de plantão ministerial nessa data, com expediente das 13h às 17h. Segundo o órgão, a medida visa garantir a prestação de serviços e evitar prejuízo ao interesse da sociedade.
TRE
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) prorrogou a suspensão do expediente da Justiça Eleitoral até quarta-feira (30) em todo o estado. A portaria assinada neste domingo (27) pelo presidente do órgão desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, "pode ser revogada a qualquer momento, em havendo o retorno à normalidade", segundo o órgão.

Transtornos

Os transtornos para a população ocasionados pelo desbastecimento de combustível vão desde o cancelamento de voos no Aeroporto do Recife até a redução da frota de ônibus que circulam nas ruas da Região Metropolitana. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Pernambuco tem 22 pontos de bloqueio parcial em BRs no estado.
Neste domingo (27), postos do Grande Recife voltaram a ser abastecidos, o que provocou grandes filas em torno dos estabelecimentos. O Exército Brasileiro, a Polícia Militar e a PRF fazem a escolta dos caminhões-tanque com combustível que saem do Porto de Suape.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...