sexta-feira, 17 de abril de 2015

Lula em Pernambuco: palestra, homenagem e almoço com o governador

Paulo Câmara se encontrou com Lula em fevereiro em São Paulo e agora recebe o petista em Pernambuco / Divulgação Instituto Lula

Paulo Câmara se encontrou com Lula em fevereiro em São Paulo e agora recebe o petista em Pernambuco

Divulgação Instituto Lula

Dois dias depois de fazer críticas ao governo federal em um encontro dos governadores nordestinos em Brasília, Paulo Câmara (PSB) faz um gesto simpático ao PT. Hoje, ele acompanhará o ex-presidente Lula (PT) no evento de inauguração da fábrica da Itaipava em Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife.

A passagem de Lula por Pernambuco - a primeira este ano - ocorre em um momento delicado para o PT. Esta semana, João Vaccari Neto, tesoureiro do partido, foi preso pela Polícia Federal em mais uma etapa da Operação Lava Jato. Nos bastidores, a informação é de que o fato quase impediu a visita do ex-presidente. Ele resolveu vir ao Estado, mas terá uma passagem relâmpago e volta no mesmo dia para São Paulo.

Embora a visita de Lula dure poucas horas, haverá uma programação extensa. O petista chega ao Aeroporto do Recife por volta das 13h e segue de helicóptero para a fábrica da Itaipava, onde almoçará com o governador Paulo Câmara. A assessoria do grupo cervejeiro confirmou que o ex-presidente foi contratado para uma palestra para cerca de 2,5 mil pessoas entre autoridades políticas, fornecedores, revendedores e clientes. Haverá ainda uma homenagem a Eduardo Campos com a participação de João Campos, filho do ex-governador apontado como seu herdeiro político. Esse cronograma, que ainda envolve um tour pela fábrica, está previsto para ocorrer das 16h às 20h.

A fábrica da Itaipava já havia sido inaugurada pelo ex-governador Eduardo Campos em abril de 2014, quando ele estava prestes a deixar o governo estadual para se lançar candidato à presidência da República.Em um encontro com Paulo Câmara (PSB) em fevereiro, Lula mostrou interesse em conhecer o empreendimento este ano.
“Vou ter a satisfação de receber Lula em nosso Estado. É sempre bom recebê-lo. Lula foi um presidente que ajudou muito Pernambuco e o Brasil. É sempre bom ter a oportunidade de ouvir uma pessoa tão experiente e que está tão antenado com as questões nacionais”, disse o governador, praticamente repetindo a mesma declaração que deu após se encontrar com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) no último dia 7.
POUCOS PETISTAS
A bancada de oposição a Paulo Câmara nutria a expectativa de se encontrar com Lula em Pernambuco, mas não haverá essa reunião. Integrante do grupo e presidente estadual do PT, Teresa Leitão está em São Paulo para um encontro nacional do partido e não irá a Itapissima. Os petistas locais serão representados pelo senador Humberto Costa e pelo vice-presidente estadual Bruno Ribeiro. Eles, no entanto, não participam do almoço com o governador e vão restringir a presença ao evento iniciado às 16h. Outras lideranças do PT, como o ex-prefeito João Paulo, também não estarão ao lado do ex-presidente na fábrica da Itaipava.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro (PTB), reservou um horário na agenda para ir a Itapissuma, mas sua assessoria afirmou que, devido a compromissos em Brasília, talvez ele não consiga chegar a tempo de se encontrar com Lula em Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...