terça-feira, 21 de outubro de 2014

Óleo de cozinha vira sabão ecológico em Taquaritinga do Norte



Desde o ano de 2009, através do projeto de Lei Nº 1.587 de autoria do nosso Secretário Ronaldo Veiga, na época vereador em exercício, criou o Programa de armazenamento e destinação adequada ao óleo de cozinha para reciclagem e dá outras providências.  Por este motivo, o óleo de cozinha dos restaurantes e lanchonetes vem sendo recolhido para reciclagem e transformado em sábado ecológico.
A parceria vem através da Srª Lucicleite Peixoto que realiza a fabricação do óleo recolhido em sabão e encaminha parte de sua produção, como doação, para o Hospital Geral Severino Pereira da Silva.

“Mais do que fabricação do sabão, estamos preocupados com a preservação do meio ambiente, pois o prejuízo é enorme caso esse óleo seja descartado de forma irregular em nosso solo”, frisou o Secretário de Saúde e Meio Ambiente, Ronaldo Veiga.

Qualquer pessoa pode fazer a doação do óleo, basta colocar o mesmo em uma garrafa e levar até a sede da Secretária de Saúde e Meio Ambiente, localizada na rodovia PE 130 Km 8 ao lado do Hospital Geral Severino Pereira, de segunda a sexta – feira das 7h às 13h.



Você sabia ?

Quando descartado em ralos, o óleo causa o acúmulo de gorduras nos encanamentos provocando entupimentos, refluxo de esgoto e até rompimentos na rede. A sua decomposição emite metano na atmosfera. O metano é um dos principais gases que causam o efeito estufa, o que contribui para o aquecimento da terra. Um litro de óleo é suficiente para contaminar um milhão de litros de água. Isso acontece porque o óleo impede a troca de oxigênio e mata todos os seres vivos como plantas, peixes e microrganismos. Ele também impermeabiliza o solo, contribuindo para as enchentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...