segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Curiosidades sobre a Lei Seca


O termo “Lei seca” é na verdade uma proibição oficializada pelo governo para impedir a fabricação, comercialização, importação e exportação e consumo de bebidas alcoólicas.
Apesar da proibição ser diferente para cada região, todas as Leis secas do planeta tem ou tiveram algum motivo específico para impedir pessoas de ingerirem álcool.
A Lei seca no Brasil foi criada para impedir o consumo de bebidas alcoólicas por motoristas, nesse caso dirigir sob efeitos de álcool é crime em todo território brasileiro. Além disso, no Brasil é proibido consumir bebidas alcoólicas durante o período de eleições.
O código de Trânsito Brasileiro foi modificado em 19 de junho de 2008 e a lei 11.705 foi incluída em nossas vidas e logo foi apelidada de “lei seca”.
No mundo todo, as leis sobre bebidas foram se estabelecendo de acordo com as necessidades de cada país, no Reino Unido por exemplo, houve um tempo em que era proibida a fabricação de cervejas caseiras, isso aconteceu por que as empresas cervejeiras queriam acabar com o costume nacional para lucrarem.
Na Austrália é proibido distribuir bebidas alcoólicas em regiões indígenas, as penalidades para quem quebra essa lei são bem severas por lá, além das penalidades que o motorista sofre, o veículo que foi pego transportando bebidas nas terras indígenas é retido.
Nos países Árabes, as leis sobre bebida e direção funcionam com tolerância zero. Por serem nações islâmicas, o respeito que se exige nesse assunto é muito maior do que em outros lugares. A pena varia para cada país, mas no geral incluem multa, suspensão da carteira de habilitação, prisão e deportação.
Na Rússia a ingestão de qualquer quantidade de bebida alcoólica é proibida para motoristas e até mesmo para os ciclistas. Se acontecer algum acidente de trânsito envolvendo vítima fatal, o motorista tem sua habilitação suspensa e pode passar até 20 anos na prisão.
Na China, o limite é de 8 decigramas de álcool por litro de sangue, se o motorista tiver mais do que isso, além da multa que não é nada barata, a suspensão da habilitação por um período de até 5 anos é determinada. Se houver acidente com vítimas o condutor pode ser condenado à pena de morte.
Na Inglaterra a tolerância também é de 8 decigramas de álcool por litro de sangue, se alguém for pego dirigindo alcoolizado, além da multa de 13,200 (valor em reais), a carteira de habilitação será suspensa por um ano e o nome do motorista entra em uma ficha criminal.
Cada país cria suas regras e suas leis para impedir motoristas de dirigirem sob efeito de álcool, algumas penas são mais leves, outras são mais firmes, mas uma coisa é comum em todo mundo: bebida e direção não combinam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Manifestação Popular em Taquaritinga do Norte: Jânio Arruda Mostra Força e Apoio Popular

No último domingo, Taquaritinga do Norte foi palco de uma grande manifestação popular liderada pelo Grupo Boca Preta, sob a liderança carism...