domingo, 25 de dezembro de 2011

Quem foi AUGUSTO FERNANDES GUSTO

   Fui surpreendido na manhã de hoje com a notícia do falecimento do meu amigo, companheiro de lutas e correligionário GUSTO   carinhosamente apelidado pelos amigos mais próximos de : (LULA MOLUSCO/ AZOBÉ) .
                                  

Foto: Blog de junior
                                                                 


                                                                 O COMEÇO
   Uma das figuras mais marcantes , polêmicas e irreverentes da política Taquaritiguense candidato a vereador em 3 oportunidades em 89 pelo PMDB partido que na época era do grupo Calabar que tinha como candidato a prefeito Mendes, na época muito jovem marcou por seu inflamados discurssos e atitudes destemidas como entrar no meio de um comício do partido Boca Preta em Mateus Vieira com um Jipe cheio de bandeiras vermelhas , Gusto não obteve êxito e não conseguiu se eleger e se afastou da política e de Taquaritinga por um período.
                                            A VOLTA E A SURPREENDENTE VITÓRIA


    votando em 1997 como motorista levando pacientes para Recife na famosa Kombi branca , fato este que reaproximou GUSTO do povo e o credenciou para ser candidato a vereador pelo PMDB na época comandado pelo grupo Boca Preta, Gusto não era favorito, era por muitos tratado como brincadeira que não passava dos 50 votos, mais o trabalho de assistência realizado por GUSTO nos anos anteriores conhecido por poucos o elegeu com 386 desbancando favoritos e preferidos do seu própio grupo, Gusto foi eleito e começaram as especulações de que o mesmo mudaria de lado indo para o grupo calabar que apesar de derrotar o grupo boca preta depois de 14 anos no poder  tinha feito 4 vereadores contra 5 do grupo Boca Preta, primeiramente  GUSTO negou a disse que não mudaria de lado mais não abria mão de ser Presidente da Câmara, GUSTO foi assediado pela situação e quando viu que o caminho mais próximo para realizar seu sonho seria voltando ao partido Calabar selou o acordo na casa do Prefeito eleito onde selou a presidência de GUSTO e a volta para o grupo que ele começou a militar ainda adolescente.


                               A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA O MANDATO E AS POLÊMICAS


   Gusto começou seu mandato com o objetivo de reformar o prédio da antiga Prefeitura Municipal para que o povo pudesse ter uma melhor acomodação pois o antigo prédio da Câmara ( hoje atual prédio da SEDUC ) num curto período ele conseguiu e entregou ao povo a nova Câmara Municipal com estrutura e acomodações confortáveis para a sociedade.
 Mais as polêmicas marcaram seu mandato pois para muitos GUSTO se deslumbrou com o poder, e não levava desaforo pra casa , sempre que provocado dava resposta não importava a quem fosse com GUSTO era a lei do "bateu levou" .
  Outra passagem marcante foi as brigas na tribuna da Câmara Municipal com o vereador Borges onde eles quase se pegavam, e depois iam tomar uma juntos , Gusto se filiou ao PPS e foi tentar a Reeleição em 2004.

                                             GUSTO NAS ELEIÇÕES DE 2004 E 2008

     Gusto entrou nas eleições de 2004 como ferrenho defensor do grupo Calabar, mais  também com grande desgaste pelas polêmicas que se envolveu, e entrou de gaiato na história das famosas pedradas por trás do Hotel Jorge Eduardo, onde foi o único condenado pelas pedradas onde todos sabem que Gusto não teve culpa do ocorrido, e quem realmente teve culpa nunca foi condenado, Gusto perdeu as eleições e foi ser assessor do Prefeito reeleito Zeca onde desenvolveu uma grande amizade com o atual prefeito Evilásio sendo um dos maiores articuladores da candidatura de Evilásio, onde Gusto sempre defendeu com unhas e dentes a candidatura de Evilásio , e nas eleições Gusto teve um papel importante de fiél escudeiro de Evilásio trabalhando dia e noite em pról da candidatura do seu amigo que foi eleito.
     Ultimamente Gusto era assessor do Prefeito Évilásio e filiado ao PSB de Taquaritinga do Norte tendo um papel importante no partido que recentemente passou a ter uma nova mesa diretora e GUSTO era Secretário de comunicação.

                 

   Perdemos um grande amigo, amigos de todas as horas um amigo que nos alegrava e nos fazia dar gargalhadas nos momentos difíceis, valeu Gusto você foi uma pessoa marcante em todos os sentidos , que Deus conforte sua família e seus amigos, descanse em PAZ !


                                              Marcos Augusto Lopes Leandro
                          Secretário de Articulação do PSB de Taquaritinga do Norte 









2 comentários:

  1. "Conhecí pessoalmente Augusto Fernandes-o popular GUSTO, no decorrer do último mandato do Prefeito ZECA, por intermédio de seus serviços de motorista de apoio durante a realização dos cursos SENAR-AR/PE/SINDICATO RURAL DE VERTENTES(Patronal),na zona rural do município de Taquaritinga do Norte, seguindo-se até a atual gestão do Prefeito Evilásio Araújo(Ações de capacitação rural realizadas através das gestões dos Secretários de Agricultura e Pecuária-Srs. Júlio César Pontes e Michelson Arnóbio respectivamente)! Gusto foi um grande companheiro de lutas, um grande colaborador e amigo de todas as horas! Descande em paz velho amigo, que a paz do Senhor Jesus Cristo esteja convosco no mais alto dos céus, AMÉM! Pedro Arruda - Secretário/Mobilização de Curso/Treinamentos SENAR-AR/PE-SINDICATO RURAL DE VERTENTES(Patronal), Recife, 25.12.11.

    ResponderExcluir
  2. Aqui, postamos nosso pesar pelo trágico falecimento do companheiro de lutas e amigo de todas horas-AUGUSTO FERNANDES-o popular GUSTO, ocorrido na presente data, onde nos unimos à seus familiares, amigos e funcionários da Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte-PE nesse momento de fé e piedade cristã! Gregório Ciriaco Pereira - Presidente, Pedro Pereira de Arruda-Secretário (Mobilização de Curso/Treinamentos SENAR-AR-PE)e Associados - Vertentes(PE), 25 de Dezembro de 2011.

    ResponderExcluir

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...