sexta-feira, 21 de outubro de 2011

FBI afirma que lixo hospitalar no IC não tem material biológico

Do NE10
Durante entrevista coletiva realizada na sede do Consulado Americano no Recife na tarde desta quinta-feira (20), o adido do Federal Bureau Investigations (FBI) no Brasil, Richard Cavalieros, afirmou que o lixo hospitalar analisado pelo Instituto de Criminalística (IC), até o momento, não apresenta nenhum material biológico ou fluidos humanos. Segundo ele, foram analisadas amostras de vários materiais têxteis da indústria hospitalar e de hotéis dos Estados Unidos (EUA). O material encontrado no contêineres no Porto de Suape ainda não foram analisados.

Ainda de acordo com Cavalieros, não se sabe quanto tempo os representantes do FBI e da aduana americana acompanharão as autoridades brasileiras nas inspeções do Porto de Suape, mas, a princípio, serão poucos dias. "Mesmo não estando aqui em Recife nós vamos continuar dando apoio desde (sic) Brasília", afirmou o adido. 

A cônsul dos EUA para o Nordeste, Usha Pitts, afirmou que os governos americano e brasileiro possuem acordos bilaterais que permitem que as aduanas dos dois países troquem documentos sem muitas burocracias e que as autoridades americanas e brasileiras do nível federal trabalhem em parceria.

O FBI entrou nas investigações sobre a entrada de resíduos hospitalares no território nacional através do Porto de Suape nessa quarta-feira (19), após solicitação do Governo Federal. Depois da descoberta do primeiro contêiner com 23 toneladas de lixo hospitalar no porto pernambucano, no último dia 11, foi-se constatado que a empresa que importou a carga, de nome Na Intimidade, de Santa Cruz do Capibaribe, utilizava retalhos de lençóis vindos de hospitais americanos para a fabricação de forros para bolsos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...