domingo, 11 de setembro de 2011

Esporte Espetacular foi até a capital do forró bater uma bola com os internos da penitenciária Juiz Plácido de Sousa, que tem até diretora "Bernardinha"

Tande penitenciária Caruaru (Foto: Monika Leitão / TV Globo)

Localizada a 130 km de Recife, Caruaru é a cidade mais populosa do interior de Pernambuco. Capital brasileira do forró, tem a maior feira livre do mundo, muitas confecções e artesanato. E dentro da penitenciária Juiz Plácido de Souza, os prisioneiros montaram uma equipe de vôlei, que o Esporte Espetacular foi conhecer.
Com capacidade para 98 presos, a prisão tem hoje 1.260 reeducandos, como a diretora Cirlene Rocha prefere chamar. Há oito anos mandando e desmandando nesses homens, ela foi a responsável por liberar o vôlei dentro da prisão.
- Eles que manifestaram o interesse, então vieram com um projeto, organizando como será a distribuição de medalhas, troféus, esse tipo de coisa. A única coisa que a direção exige é que seja sem violência - explicou a diretora.
Da confecção instalada na prisão saem aproximadamente 800 calças jeans por dia, que são vendidas no comércio local, e também mandadas para outros estados. Os presos que trabalham são beneficiados com a remição: para cada três dias trabalhados, um dia é descontado da pena.
Além do trabalho, a educação também é importante no presídio. E obrigatória para a prática de esportes. A bola de vôlei fica guardada em cima do ármario da sala de aula. Somente após o término da explicação, todos são liberados para o jogo com Tande.
- Eu quero saber se a Cirlene é o Bernadinho de vocês - brincou o apresentador do EE.
- É a comandante, né? E também incentiva todos os esportes por aqui. Por ser a primeira diretora feminina do sistema pernambucano, ela é excepcional - disseram os reeducandos.
Na quadra, Tande inicialmente reforçou a equipe dos agentes prisionais, jogando contra a equipe dos reeducandos. Ao fazer uma largadinha e marcar um ponto, o apresentador brincou:
- Nem sempre é força, viu? Não precisa de força - disse Tande.
A diretora e técnica Cirléia decidiu pedir tempo para orientar a equipe e deixar os jogadores mais concentrados:
- Vocês precisam de calma. Esqueçam que é Tande, o fera. Vocês sabem jogar - incentivou.
Logo após a parada técnica, Tande tentou uma cortada, que parou no bloqueio do time adversário.
- Vim do Rio de Janeiro para Pernambuco  tomar bloqueio, para o Brasil todo ver. Não precisava disso - lamentou o apresentador.
Após o fim do jogo, os reeducandos receberam elogios de Tande e também da diretora "Bernardinha":
- Estão jogando bem sim. Fizeram bonito - disse o ex-jogador da seleção brasileira.
- Eu sinto orgulho da minha equipe. É como se fossem realmente os filhos que a mãe fica orgulhosa - finalizou Cirlene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...