quarta-feira, 12 de maio de 2010

Emancipação politica de Taquaritinga











“Quem não conhece ainda é bom vir conhecer Taquaritinga do Norte eu gosto tanto de você”, foi a partir deste trecho da música de Taquaritinga que foi prestigiado os 123 anos de Emancipação Política na Dália da Serra.
.
Foi uma semana vivenciada através do projeto da Secretaria de Educação “Taquaritinga do Norte e sua História”, o qual trouxe para a população um pouco de como era a Dália da Serra em tempos passados. Onde todas as noites escolas municipais, estaduais e particulares puderam demonstrar seu amor e essa cidade que encanta quem a visita, com peças teatrais, shows culturais, mostras de conhecimentos. Todas com um único objetivo: Mostrar Taquaritinga como era em tempos passados, resgatando suas histórias e seus costumes.
.
Dentro da vasta programação que aconteceu desde o dia (05) na Praça Padre Otto Sailler, um momento que mereceu destaque foi à noite de outrora, onde um grupo de músicos com bandolins, violões, violino entoando canções que marcaram décadas. Relembrando os velhos tempos que moradores faziam serenatas para suas amadas. No trajeto os moradores abriam suas portas e solicitavam canções apaixonantes deixando todos emocionados.
.
Durante a semana também aconteceu feira turística com artesanatos locais, comidas típicas,homenagens a personalidades que fizeram histórias, além de shows com as bandas Mpbaião e Forró Taquara as pratas da casa.
.
No dia da Emancipação, logo pela manhã aconteceu a 1º caminhada da boa idade que percorreu varias ruas da cidade promovendo saúde e qualidade de vida para os nortetaquaritinguenses com mais de 50 anos. Logo após, como já é tradição, o hasteamento dos Pavilhões Nacional, Estadual e Municipal com a presença de várias escolas e o grupo de escoteiros Chefe Leandro. Em seguida a tradicional corrida Rústica saindo do hotel fazendo totalizando um percurso de 10 km até o centro da cidade e atividades recreativas para crianças.
.
À tarde, os desfiles cívicos começaram por volta das 16h. A abertura se deu com a Banda Dom Luiz de Britto e o desfile dos carros do Corpo de Bombeiros de Caruaru. Em seguida as bandas marciais locais e de cidades circunvizinhas se apresentaram mostrando um verdadeiro show de criatividade e inovação. O descerramento das bandeiras concluiu as atividades cívicas. E após foi celebração da missa em ação de graças ao município, houve apresentação da Orquestra da Polícia Militar no coreto, finalizando assim as festividades de Emancipação 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...