quarta-feira, 21 de abril de 2010

No proximo mês ( 10 de maio ) Taquaritinga do Norte comemora mais um aniversário !

Vamos fazer reportagens especiais que vão mostrar taquaritinguenses ilustres , histórias sobre a cidade , matéria sobre as escolas, festas e distritos !

A 1° matéria vai ser sobre a Escola Estadual Severino Cordeiro de Arruda , esta importante Escola que formou varias gerações de taquaritinguenses :



GRUPO ESCOLAR "CLARA CAMARÃO", MONUMENTO CULTURAL
(HOJE ESCOLA SEVERINO CORDEIRO DE ARRUDA)

Taquaritinga segue o seu desenvolvimento, com ele vai aumentando o contigente escolarizável, necessita de uma escola que venha atender a demanda escolar. Em 1940 o prefeito Severino Cordeiro de Arruda com recursos municipais, inicia a construção do tão desejado e esperado Grupo Escolar. Quatro anos de árduo trabalho, pelas mãos de árduos operários, ergue-se um bonito prédio na rua Severino Tavares no centro da cidade. Em 15 de janeiro de 1945, solenemente é inaugurado, coincidentemente dia da festa de Santo Amaro, nosso Padroeiro. Presentes no ato: Dr. Agamenon Magalhães, D. Governador do Estado, seu secretário, autoridades civis e militares, Tropa Escoteira "Bartolomeu de Gusmão" comandada pelo chefe Elísio Queiroz, Banda Musical D. Luiz de Brito, fogos e vivas no regozijo do povo pelo auspicioso acontecimento. O majestoso prédio, recebe o nome de Grupo Escolar "Clara Camarão", uma homenagem do seu construtor Severino Arruda a figura da Insurreição Pernambucana, esposa de Felipe Camarão, companheiro de lutas e ideais libertadores. É nomeada a professora Vespertina Machado 1ª Diretora a comandar os seus destinos. Competente e dinâmica, devotada ao magistério aqui é implantada a nova metodologia de ensino. A sua administração é exaltada por autoridades educacionais com aplausos da comunidade.
O Grupo Escolar " Clara Camarão", é patrimônio municipal cedido ao Estado, o qual provém o quadro de professoras. Na época Taquaritinga não dispunha de professoras formadas, daí virem da Capital as primeiras mestras tituladas: Berenice Bastos, Lili Andrade, Brunilde Figueirôa Faria, Nadir Figueirêdo, Maria de Lourdes Tasseli de Macedo e Celeste Pires. Professoras municipais: Maria de Lourdes Santos, Maria Pereira, Olívia Farias de Figueirêdo, Maria do Socorro Tavares, Donatila Paes de Andrade (Nena) e Ádaurea Santos, completam o quadro de ensino. São matriculados 253 alunos, as aulas são iniciadas em 1º de fevereiro de 1945. O fardamento é blusa branca e saia azul, as práticas educativas são vivenciadas: o Clube Agrícola, no sítio Zamba. D. Olívia Farias é a professora responsável, lá são plantadas flores, verduras, legumes e outros. Os produtos são vendidos e revertidos para a Caixa Escolar "Severino Pereira", a qual presta assistência aos alunos carentes. Às aulas de pré - orientação, funcionam na 1ª sala do G.E. com trabalhos de bordado, pintura, tricô, confecção de cestos, balaios e outros. As tintas vegetal e mineral, fabricadas e doadas pelo Sr. Vicente Ramos. As professoras responsáveis por essas práticas: Ádaurea Santos, Maria Pereira, Celeste e Neuza Sena. E pelo museu a professora Olívia Farias é também a responsável.

O Círculo de Pais e Mestres, com reuniões mensais aproxima os pais e mestres no processo de aprendizagem. Em 30 de setembro deste ano ( 1945), é publicado o 1º número do Jornal Poti, vários artigos o ilustram, a seção do Grêmio de Intercâmbio Escolar, registra o recebimento de 27 cartas e 17 jornais, a Diretora é a aluna Lindaura Félix, a Secretária é a aluna Nilcéa Menezes. Por muito tempo esse intercâmbio foi mantido, excelente prática de relacionamento humano e troca de cultura. A biblioteca, atende ao alunado satisfatoriamente. A cada final de ano, acontece a Exposição de Trabalhos Manuais caprichosamente preparada pelas professoras e alunos. Em 1946 o G>E> "Clara Camarão" recebe o as professoras Maria do Carmo Cordeiro de Arruda, Sylvia Alencar, Dolores Galindo e Lindalva Tiné. A Diretora é Maria de Lourdes Tasselli de Macedo, substituindo D. Vespertina Machado. Em 1947, é fundado o Conjunto de Canto Orfeônico, com 90 alunos sob a direção das professoras Carminha Arruda e Maria Pereira. Nesse ano a matrícula geral: 336 alunos. Por muito tempo o " Clara Camarão" tem o respeito e a participação da comunidade presente em todos os seus eventos. Época, das belas exposições, dos grandes e belos desfiles cívicos, das participativas Reuniões de Pais e Mestres, das bonitas noites de maio, dos seus dramas e festas sociais. Tempo de profícuo trabalho educacional, mestras devotadas e vocacionadas numa total entrega ao magistério. Verdadeiras abelhas na colméia do saber, mel de excelente qualidade, ensino gabaritado, nos idos esplendorosos do binômio: educação-instrução do glorioso G.E "Clara Camarão", monumento cultural da querida Taquaritinga do Norte.
Atualmente a Escola é dirigida por Sandra Maria , e passou a ser integral (Ensino Médio) e funciona na modalidade regular tambem , a Escola tem uma das melhores bandas marciais da região , banda essa que representa a Escola e o Municipio por todo estado .

Fonte : www.daliadaserra.hpg.com.br/esca.html ( Ronaldo Veiga)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OFICINA DE PROJETOS CULTURAIS

  Nesta sexta-feira, 26.04. Local: Sede da Banda Dom Luís de Brito, às 19h  A oficina é GRATUITA, será ministrada pelo Produtor Cultural J...