terça-feira, 10 de novembro de 2009

DEU BLOG DO MELQUI

PÃO DE AÇUCAR E SÃO DOMINGOS PODEM VIRAR CIDADE !


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal deve votar amanhã (11 de novembro), uma emenda constitucional que permitirá a criação de novos municípios Brasil afora. De acordo com a proposta os estados brasileiros ficarão livres para criar, incorporar, fundir e desmembrar municípios.
-
Se aprovada na CCJ a emenda deve seguir ainda para votação no plenário do Câmara dos Deputados (resta saber se de lá volta para o Senado ou se segue para sanção presidencial).
-
Em palavras claras, pela brecha os dois distritos vizinhos de Santa Cruz do Capibaribe; Pão de Açúcar (Taquaritinga do Norte) e São Domingos (Brejo da Madre de Deus) poderão virar cidades após tantos anos de espera. Só vai depender do interesse de seus políticos e do engajamento dos mesmos em levar a idéia ao executivo e legislativo estadual e aprovar a criação dos novos municípios.
-
Vale lembrar ainda que se aprovada em sua magnitude a emenda permitirá ainda a fusão. Quer dizer, Santa Cruz poderia, por exemplo, passar a ser dona de Pão de Açúcar ou São Domingos. Claro que isso é apenas uma suposição.
-
O fato é que os dois distritos possuem as condições necessárias pelo menos de acordo com o bom senso para se tornarem independentes.
-
Os dois possuem uma população considerável, dimensão geográfica suficiente e o principal, capacidade de sustentação econômica. Já que os dois são hoje quem mais gera renda e divisas para suas sedes. Pão de Açúcar com a produção de camisas e mosqueteiros e São Domingos através da confecção de forma geral.
-
Agora é só esperar pra conferir se a emenda é aprovada e se de fato teremos mais dois novos municípios na região agreste de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...