segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Orgulho-me do governo Lula:Lula reitera criação de 214 escolas técnicas federais até o final de 2010


Orgulho-me do governo Lula:Lula reitera criação de 214 escolas técnicas federais até o final de 2010


03/08/2009



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou nesta segunda-feira (3), em seu programa de rádio Café com o Presidente, a importância de se investir na educação tecnológica dos jovens brasileiros. Lula, que inaugurou mais uma escola técnica na semana passada, em Campina Grande (PB), afirmou que até o fim de seu mandato mais 214 escolas serão inauguradas por todo o Brasil.

Entre as 214 novas escolas, três serão inauguradas no Maranhão já na próxima semana e mais duas no Piauí. O objetivo do governo é inaugurar 100 novas escolas até o final de 2009.

Para o presidente, a formação profissional dos jovens, principalmente dos de baixa renda, “é obrigação do governo”. Lula lamentou as atitudes dos governantes passados, que não se preocuparam com a educação.

“Estamos garantindo que a nossa juventude tenha uma profissão e que seja altamente qualificada, porque é isso que vai fazer com que o Brasil seja mais competitivo. É dessa forma que vamos exportar produtos com valor agregado, por meio do conhecimento que essa juventude adquire. As escolas técnicas são, para o governo e para o Brasil, um investimento extraordinário”, disse o presidente.

No mês de julho, o Ministério da Educação (MEC) lançou em seu portal o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos com informações sobre todas as escolas e cursos técnicos do País. A nova ferramenta orienta os jovens e instituições quanto às características específicas dos cursos. Segundo o MEC, entre os anos de 2003 e 2007, 70% dos estudantes de escolas técnicas conseguiram empregos, dos quais 65% trabalham em sua área de formação.

Para o deputado Pedro Wilson (PT-GO), o investimento do governo Lula na educação tecnológica é uma verdadeira revolução na história do País. Até 2002, no Brasil havia 140 escolas técnicas.“As escolas técnicas completam cem anos de existência e só com o presidente Lula vamos para mais de 300. É um salto de quantidade e qualidade que possibilita a formação para a juventude, que hoje vê novos horizontes e tem expectativas quanto ao sonho de realização profissional e qualificação, que todo jovem tem, mas que era limitada”, comentou.

O petista lembrou que o projeto de lei nº 9.649/98, aprovado na gestão demo-tucana de FHC, proibia a expansão do sistema federal de educação profissional. Diz seu artigo 47, parágrafo quinto: "A expansão da oferta de educação profissional, mediante a criação de novas unidades de ensino por parte da União, somente poderá ocorrer em parceria com Estados, municípios, Distrito Federal, setor produtivo ou organizações não-governamentais, que serão responsáveis pela manutenção e gestão dos estabelecimentos de ensino".

Pedro Wilson ressaltou a importância das escolas técnicas no plano de desenvolvimento do Brasil e na criação de novos empregos. Para ele, a tradição de um bom ensino tecnológico é um trabalho agregado entre o governo e os jovens, como forma de crescimento econômico e social para ambos. “Nessa retomada ao desenvolvimento do país, temos mais escolas, melhor ensino, mais emprego e sem dúvida o bom resultado vem mais rápido”, concluiu.


Liderança do PT na Câmara
Postado por TERROR DO NORDESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...