sábado, 27 de junho de 2009

ENTREVISTA COM ELISBERTO COSTA


O NOSSO PRIMEIRO ENTREVISTADO É ELISBERTO COSTA , ASSESSOR ESPECIAL DO PREFEITO EVILÁSIO E RESPONSAVEL PELO DEPARTAMENTO DE TURISMO, FORMADO EM JORNALISMO ELISBERTO TEM UM VASTO CONHECIMENTO DO MUNICÍPIO DE TAQUARITINGA E DA REGIÃO, ELISBERTO RESPONDEU GENTILMENTE A TODAS AS NOSSAS PERGUNTAS,

Fiquei muito feliz pela escolha para ser o primeiro entrevistado e na condição de Assessor Especial do Prefeito Evilásio e respondendo pelo Departamento de Turismo e Eventos da Prefeitura espero prestar os esclarecimentos que se fizerem necessários.

DALIA NET- Quais as principais dificuldades enfrentadas pela secretaria de turismo?

ELISBERTO - \ Hoje, sem sombra de dúvidas, é a falta de políticas públicas e também a de estrutura física (saneamento, melhores vias de acesso, sinalização, etc) voltadas para o desenvolvimento das atividades turísticas no município. Este problema é fruto de uma falta de ações voltadas para desenvolver o turismo em Taquaritinga, pois governantes anteriores acreditaram que turismo era apenas festa, o que é uma aberração ímpar, a ilusão de muita gente na rua coroava a imaginação daqueles que achavam que entendiam e fomentavam este tema. Na minha concepção os eventos são muito importantes, diria que até essenciais, agora também é importante manter o turista por mais tempo em Taquaritinga, pois o que ocorre é que recebemos muitos visitantes que não se hospedam aqui, chegam na hora dos shows e vão embora quando eles acabam e, na maioria das vezes, trazem até a bebida que vão consumir deixando apenas lixo, engarrafamentos e outros problemas na cidade. É preciso repensar e ver que Taquaritinga é rica em belezas naturais, temos um pólo de confecções em Pão de Açúcar, café orgânico, o casario de Gravatá do Ibiapina e um relevo propício a prática de vários esportes radicais, agora é só diagnosticar o que temos, planejar e executar de forma sustentável e responsável.

DALIA NET - O fato de Taquaritinga ser uma cidade turística ajuda ou atrapalha na contratação das atrações ?

ELISBERTO – Ajuda, pois nossa cidade já tem uma tradição na realização de eventos e enriquece o currículo dos artistas que aqui se apresentam e, aproveitando este fato, utilizamos esse argumento para barganhar cachês mais baixos, destacando que todas, absolutamente todas, as contratações são efetuadas pelo Prefeito Evilásio, fato que vem contribuindo com a diminuição dos cachês e com uma grande economia para a Prefeitura.

DALIA NET - Quais são os principais projetos desenvolvidos pela secretaria de turismo na gestão Evilásio?

ELISBERTO - Procuramos dar continuidade aos eventos já consolidados a exemplo da festa de Santo Amaro, Cavalgada Ecológica, festas de padroeiros e Festejos Juninos e também apoiamos outros eventos como o Motofest e a Paixão de Cristo neste primeiro semestre. Hoje o governo Evilásio tem como mote a transparência com a coisa pública e para isso estamos buscando a sustentabilidade dos nossos eventos e a consolidação de parcerias. Exemplos : festa de Santo Amaro – neste grande evento resgatamos a tradição das serestas no coreto, fortalecemos o pé de serra com grandes atrações lembrando que nomes como Forró Quentão (que tocou para Dilma Roussef e Zé Serra recentemente), Rei do Cangaço (que abriu o São João de Caruaru), Bidinga (dispensa comentários), Pau no Xote e outros animaram em grande estilo o Forró do Bardigão, chegando a concorrer diretamente com o palco principal em muitas ocasiões. Outro aspecto importante também é a tenda eletrônica que atrai um grande público e é vista por nós como uma válvula de escape, pois já que seu público é mais agitado e o risco de alguma confusão é maior, tiramos este pessoal do centro e reforçamos a segurança neste pólo, chegando ao índice zero de ocorrências. Outro aspecto importante é que esta descentralização aumentou a movimentação do Centro Comercial e animou ruas consideradas mortas para o evento, dividindo o público do centro e permitindo um maior ecletismo do Pólo principal. Destaco também que a captação de recursos permitiu uma economia de 70% no custo final das festa, pois a contrapartida da prefeitura foi de 30%, fato inédito até então. Cavalgada Ecológica – este evento, literalmente, bombou. A quantidade de participantes passou de 500 e causou graves problemas que foram contornados porque nós programamos um excedente que cobriu este “estouro”, pois senão tinha faltado comida, estrutura e outros itens comprometendo o evento. Pergunto: quando foi visto uma cavalgada daquele tamanho debaixo de chuva? E o melhor: a cavalgada entrou para a História dos eventos de Taquaritinga por um detalhe: precisávamos captar um montante e conseguimos 50% a mais, ou seja, captamos uma cavalgada e meia! Este recurso excedente vai ser empregado para o pagamento das 10 tendas (8X8m) que mandamos confeccionar e estão servindo como os nossos palhoções, acabando um sério problema que acometia as gestões anteriores, evidenciando assim a visão futurista do prefeito Evilásio, que não é imediatista e vem realizando uma gestão de compromisso e responsabilidade. Também temos sido parceiros em eventos como o Motofest e a Paixão de Cristo, onde temos procurado atender as solicitações dos realizadores destes e de outros eventos.

DALIA NET - Existe algum projeto pra substituir a festa na serra que era realizada pela gestão anterior?

ELISBERTO - Sim. Estamos formatando um evento onde se contemple também os restaurantes e o horário de almoço para aumentar a permanência do turista em Taquaritinga. Agora é de essencial importância que todos os envolvidos sejam parceiros, esqueçam as picuinhas políticas e se “desarmem”, pois o compromisso da atual gestão é com todos e não apenas com quem votou nele. Taquaritinga só vai crescer quando todos derem as mãos e caminharem juntos por esta estrada chamada turismo.

DALIA NET - Com sua experiência na area turística , qual é a festa que é mais trabalhosa? Festa de Santo Amaro ou Circuito do Frio ?

ELISBERTO - Sem sombra de dúvidas é a festa de Santo Amaro. É um evento muito longo (10 dias) e muito diversificado tanto comercial como culturalmente, além de ocupar várias ruas. Já a Festa das Dálias tem um formato padrão, menor duração e as atribuições são divididas com o pessoal do Governo do Estado.
DALIA NET - Nois do Blog "Dalia net" somos testemunhas do esforço que você e o prefeito Evilasio estão fazendo para trazer de volta o vôo livre, quais são as suas expectativas para o evento, você acha que ainda da para fazer este ano?

ELISBERTO - Posso assegurar que as articulações estão muito bem encaminhadas. Já temos, inclusive, o apoio da Empetur para reeditar o evento. Recentemente tivemos uma reunião com o pessoal da Federação Pernambucana e com a Prefeitura de Vicência e os resultados foram bastante satisfatórios. Falta agora resolver algumas questões internas e iniciar a captação dos recursos, uma vez que o projeto já está pronto.

DALIA NET - eventos criado por você na gestão Zeca como FEIRARTE, e FESTA DA SEMANA DE EMANCIPAÇÂO que em 2001 e 2002 foram 4 dias de festa, e todos os dias com bandas, você vai reativar essas festas ?

ELISBERTO - É nossa idéia mantermos tudo de bom que já foi feito em Taquaritinga e com o turismo e os eventos não será diferente. Este ano está sendo de diagnóstico, planejamento e execução de ações tradicionais. Já nos próximos será diferente: já temos um calendário definido, cadastro de patrocinadores, projetos prontos e outros detalhes que contribuirão com o sucesso de nossos eventos e ações turísticas, o que vai aumentar o fluxo turístico e, conseqüentemente, a geração de emprego e renda.

DALIA NET - Qual o recado que você da para a população de Taquaritinga e região em relação as os eventos que irão ocorrer nos próximos meses?

ELISBERTO - O recado é que o pessoal de Taquaritinga acredite em nosso prefeito Evilásio. As mudanças já são visíveis em apenas seis meses de governo. Folha em dia, aquisição de veículos, saneamento em inúmeras ruas, iluminação de vários bairros, construção da escadaria da cocada, recuperação de estradas vicinais e outras ações que estão mudando a cara de nossa cidade. Obras pleiteadas junto ao Governo do Estado e ao Governo Federal como a Academia das Cidades, a Adutora de Mateus Vieira, os acessos de Gravatá e de Pão de Açúcar irão contribuir com o desenvolvimento de Taquaritinga como um todo. Quanto aos eventos termos a Festa das Dálias de 10 a 15 de Agosto e logo após, de 31 de Agosto a 05 de setembro, teremos o Pernambuco conhece Pernambuco, outro grande evento pleiteado pelo Prefeito Evilásio para Taquaritinga do Norte que irá movimentar toda a região. Posteriormente fica a expectativa pelo Vôo Livre e pelo natal cultural que será reeditado em grande estilo. Fico a disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários e espero contar com a participação e colaboração de todos os munícipes. Um grande abraço a todos.

3 comentários:

  1. realmente a parte estrutural de taquaritinga e muito ruim , a energia alem de ser fraca é muito baixa ,impedindo trios eletricos de entrarem, a praça ficou melhor depois que zeca reformou, e presiso melhorar a estrutura urgente , pois taquaritinga é muito bonita e aconchegante mais estes detalhes podem atrapalhar !

    ResponderExcluir
  2. ESSA FESTA PERNAMBUCO CONHECE PERNAMBUCO E MUITO BOA, EM GARANHUS E UM SESCESSO DE PÚBLICO

    ResponderExcluir
  3. e as atrações da 10° festa das dalias quando serão confirmadas? Estamos ansiosos

    ResponderExcluir

'Dia D' contra o sarampo em Taquaritinga do Norte vai ser no sábado (15)

O "Dia D" da vacinação contra o sarampo em Taquaritinga do Norte vai ser amanhã sábado (15). Em Ta...