quarta-feira, 17 de abril de 2019

NOVO MINISTRO DA EDUCAÇÃO DESCONHECE NORDESTE

 











O primeiro ministro da Educação do Governo Bolsonaro, colombiano Ricardo Vélez, numa entrevista à Revista Veja generalizou e chamou os brasileiros de ladrões. Pegou muito mal, mas essa foi somente uma das besteiras que fez. Terminou caindo sem tempo de comer o peixe da Semana Santa.

Para substituir Vélez, o presidente da República escolheu um economista, Abraham Weintraub, formado pela Universidade de São Paulo.

Ele disse que não é de conversar muito com a imprensa, porém numa das primeiras entrevistas causou mal-estar entre os nordestinos.

Na visão do novo ministro não se deve ensinar disciplinas como filosofia ou sociologia aos estudantes da região Nordeste. Ele acha que nesta parte do país a preocupação deve ser mais com agronomia e assuntos correlatos.

Ele deve imaginar o Nordeste como uma região exclusivamente agrária, habitada por um povo que não deve ser incentivado a pensar.

Abraham, pela declaração, não deve saber, ainda, que existem praias lindas na região que estimulam o turismo, boas universidades, o Complexo Portuário de Suape, petróleo, indústrias nas áreas metropolitanas de Fortaleza, Salvador e Recife e tanta coisa mais.

Ministro não deve saber que Caetano Veloso, Luiz Gonzaga, Gilberto Gil, Fagner, Raquel de Queiroz, José Lins do Rego e Jorge Amado nasceram no Nordeste.

Paulo Freire e Josué de Castro também foram nordestinos. Um se preocupou em fazer pensar e ensinar a ler com base na realidade do povo. O outro escreveu livros sobre a pobreza e a fome.

Ministro da educação, preocupado com um tal de “marxismo cultural”, foca na questão agrária de uma região que sofre secularmente com as secas.

Mas nada disso é estranho. Afinal o próprio presidente, na fase de pré-campanha afirmou que os nordestinos deviam comer capim.

“Brasil acima de tudo”, mas o Nordeste é um caso à parte, parece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Guarda Municipal de Taquararitinga do Norte prende dois Elementos

Dois irmãos foram detidos com um simulacro de arma de fogo na tarde deste sábado (30), na Avenida Jose Juventino da Silva, em frente a Paró...