quinta-feira, 6 de junho de 2019

Doença de Chagas: entenda os sintomas e as formas de transmissão

O barbeiro, inseto transmissor da doença de Chagas — Foto:  AXS

Pernambuco passa por um novo surto da doença de Chagas. Chega a 27 o número de pacientes que recebem o tratamento contra a doença, segundo balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde na terça-feira (4).
No Acre, uma família foi internada com a doença supostamente transmitida pelo consumo de açaí contaminado.
Para entender o que é, como funciona a transmissão e quais são os sintomas, o G1 listou as principais informações sobre a doença de Chagas:

O que é?

A doença de Chagas é uma infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, cujo principal vetor é o inseto "barbeiro" contaminado. O barbeiro funciona como uma espécie de intermediário entre o protozoário e o ser humano. O inseto pica um animal silvestre já infectado e depois transmite a doença para as pessoas.
"Quando o inseto pica alguém, ele naturalmente elimina fezes. Essas fezes têm o protozoário contaminante e, com a coceira, a pessoa ajuda a espalhar o protozoário até a ferida, completando a transmissão da doença", diz Juvêncio Furtado, infectologista da Faculdade de Medicina do ABC.
O nome do inseto barbeiro vem do fato de que, frequentemente, as picadas ocorrem no rosto.
A doença é popularmente conhecida porque, na maioria dos casos, há um aumento significativo no tamanho do coração do paciente afetado. Isso ocorre porque as câmaras internas do coração doente aumentam de tamanho. A dilatação do coração impede que o sangue seja bombeado para o corpo da forma correta.
Os principais sintomas são:
  • Febre contínua, intermitente e prolongada por cerca de sete dias;
  • Inchaço na face ou nos membros;
  • Manchas vermelhas na pele;
  • Inchaço nos gânglios;
  • Inflamação no fígado ou no baço;
  • Falta de ar;
  • Problemas cardíacos agudos.

Formas de transmissão

A transmissão da doença, além de ocorrer principalmente por meio do contato do sangue com as fezes do barbeiro, também pode acontecer no sistema digestivo.
"Nos últimos anos, o barbeiro tem se alojado em plantações de cana-de-açúcar e em açaizeiros. Lá ele faz o seu ninho e se reproduz. Quando a pessoa tritura e ingere o suco da cana-de-açúcar ou do açaí, o inseto contaminado com o protozoário é consumido junto", explica Furtado. "Isso acontece somente em casos nos quais não há uma limpeza adequada do produto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...