quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Doado em caixa quando criança, juiz em PE afirma: 'Adoção é o grande caminho'

Hoje juiz em Caruaru, José Fernando foi doado pela mãe em uma caixa em João Pessoa, na Paraíba (Foto: Joalline Nascimento/G1)

Doado em uma caixa quando criança, José Fernando Santos de Souza, de 58 anos, atualmente é juiz da Vara Regional da Infância e Juventude de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Nascido em João Pessoa, na Paraíba, o magistrado contou que foi entregue à mãe adotiva em uma praça. "A adoção ainda é o grande caminho, que pode abrir horizontes para alguém que não era nada, que não tinha nada na vida, e hoje é um juiz de direito, com muito orgulho, como eu", ressaltou.
Ao G1, José Fernando revelou detalhes de como chegou até a mãe adotiva. "Ela [a mãe biológica] resolveu me levar para uma praça pública. Ela me colocou em uma caixa, não sei se de sapato. Passavam algumas pessoas e ela ficava me oferecendo. Passou uma senhora que conhecia minha mãe do coração, falou para ela da criança, e ela foi lá e me pegou", disse.
Após pegar o bebê, a mãe adotiva do juiz o levou para o interior da Paraíba e o registrou como filho, fazendo o que é conhecido como adoção à brasileira. O magistrado só tomou conhecimento da história dele aos 6 anos, quando os pais o levaram de volta para João Pessoa, já que iria começar a estudar.
José Fernando se tornou filho de um sargento da Polícia Militar e de uma dona de casa. "Tivemos uma vida muito humilde, muito sacrificada. A casa em que eu morava era simples, tinha apenas um corredor, não tinha geladeira... Mas eu fui criado com muito amor e muito carinho", recordou.
O juiz, que é casado e tem três filhos - dois advogados e uma médica -, afirmou que o pai foi a inspiração para ele ter se dedicado tanto aos estudos. "Meu pai, como militar, me criou com muito rigor. Ele me dizia: 'Meu filho, seu amigo sou eu, enquanto vida eu tiver. Depois seu amigo vai ser seus estudos'", lembrou.

"Não tem outra fórmula para uma pessoa ser alguém na vida sem ser por meio dos estudos", José Fernando Santos.
O magistrado defende que o processo de escolarização, profissionalização e inserção no mercado de trabalho deveria ser implantado no Brasil. "Se o nosso país tivesse investido na educação, com certeza, dentro de 20 anos, teríamos outro Brasil. Tudo na vida a gente precisa ter objetivo. Eu sempre acreditei muito nos estudos. Estudei muito, com afinco. E acredito que, sem estudos, não se chega em lugar nenhum", destacou.
Sobre a mãe biológica, ele garante que não tem nenhum ressentimento com relação à ela: "Ela teve uma atitude nobre, altruísta. Muitas mães, em vez de maltratar, seria melhor que tivessem tido a atitude dessa mulher [de entregar a criança para a adoção]".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...