quinta-feira, 5 de abril de 2018

Prefeito de Catende é afastado suspeito de integrar grupo criminoso que desviou recursos públicos da gestão municipal


Professor Josibias Cavalcanti foi o prefeito mais velho eleito no Brasil em 2016, aos 88 anos (Foto: Renato Moreira/Divulgação)Professor Josibias Cavalcanti foi o prefeito mais velho eleito no Brasil em 2016, aos 88 anos (Foto: Renato Moreira/Divulgação)
Professor Josibias Cavalcanti foi o prefeito mais velho eleito no Brasil em 2016, aos 88 anos (Foto: Renato Moreira/Divulgação)
O prefeito de Catende, Josibias Cavalcanti (PSD), de 89 anos, foi afastado do cargo pela Justiça na manhã desta quarta-feira (4). De acordo com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), ele é suspeito de integrar um grupo criminoso que desviou recursos públicos da gestão municipal. O esquema era liderado pelo secretário de Governo, Alexandre Cavalcanti, que é filho do prefeito.
Em uma entrevista ao ABTV 1ª Edição, o prefeito falou sobre a situação. " A improbidade é uma coisa muito grave, eu como prefeito, sempre confiei nas pessoas que nós contratamos ou convidamos para servir na comunidade. Periodicamente eu faço perguntas e indago como vão as coisas, e não estou querendo com isso fugir da responsabilidade, e sempre qualquer informação tem sido a melhor possível, inclusive fala-se que essas firmas que estão sendo levadas em consideração não tem nada a ver com o que poderia ter ocorrido. Eu com muita força nego as acusações, a justiça tem que procurar, nós estamos com sede de justiça", afirmou. O G1 ainda tenta entrar em contato com a defesa dos outros suspeito.
Além do gestor do município da Mata Sul, o filho do prefeito e outros seis servidores públicos também foram afastados durante a terceira etapa da Operação Gênesis, que contou com o apoio das polícias Civil e Militar. Também foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão.
"Além de serem impedidos de desempenharem suas funções, os alvos da operação também foram proibidos pela Justiça de adentrar as dependências da prefeitura, sob pena de multa de R$ 5 mil por dia em caso de descumprimento", conforme informou o MPPE.
Os indícios de atos de improbidade que sustentaram o pedido de afastamento do prefeito e demais agentes públicos foram obtidos mediante a apreensão e análise de documentos nas etapas anteriores da Operação Gênesis, desencadeada pelo Grupo de Apoio Especializado de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPPE).
Operação Gênesis foi realizada pelo MPPE, em Catende (Foto: Divulgação/MPPE)Operação Gênesis foi realizada pelo MPPE, em Catende (Foto: Divulgação/MPPE)
Operação Gênesis foi realizada pelo MPPE, em Catende (Foto: Divulgação/MPPE)
Nas etapas da operação, "foram comprovadas práticas como fraudes em licitações, vendas de notas fiscais, contratação de empresas laranjas" e má administração de recursos públicos, segundo o Ministério.
Em paralelo ao afastamento do prefeito, foram oficialmente notificados o vice-prefeito e a Câmara de Vereadores de Catende para proceder à realização de sessão extraordinária da casa, a fim de que o vice-prefeito assuma o Poder Executivo municipal.
"É importante ressaltar que as investigações criminais decorrentes de todas as provas obtidas nas etapas da Operação Gênesis encontram-se em andamento", destacou o promotor de Justiça Frederico Magalhães, integrante do Gaeco. Confira a reportagem mostrada no ABTV 1ª Edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OFICINA DE PROJETOS CULTURAIS

  Nesta sexta-feira, 26.04. Local: Sede da Banda Dom Luís de Brito, às 19h  A oficina é GRATUITA, será ministrada pelo Produtor Cultural J...