segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Não há qualquer diferença entre Lula, Paulo Maluf e os aliados de ambos.



      Acabei de ler um texto que me deixou estupefato. Não que me trouxesse alguma novidade, mas em relação à forma como foi composto. O título, em si, me chamou a atenção e com o conteúdo eu concordo em grau, número e gênero.
   Escrito por Severino Melo*
   Então vamos ao que noticiou a Rede Record, através do jornalista Helder Caldeira: “LULA E MALUF SÃO IRMÃOS SIAMESES – Um dos assuntos mais comentados nesta semana foi a vingança histórica do Deputado Paulo Maluf contra o ex-Presidente Lula da Silva. Uma verdadeira humilhação. Maluf fez Lula ir à sua mansão, no Jardim Europa, para selarem um acordo político na candidatura de Fernando Haddad, à Prefeitura de São Paulo. O deputado fez questão de convocar a imprensa e pipocaram fotos do aperto de mão sorridente entre o homem que é procurado internacionalmente por corrupção e o ex-paladino da justiça, emoldurados por um lindo jardim verdejante.
Pensando bem, não foi apenas uma humilhação, foi um espetáculo grotesco. Mas, passado o calor do asco que a cena provocou, o fato merece ser analisado à luz do circo que se tornou a política brasileira. Devemos nos perguntar, como condenar o ex-Presidente Lula por se aliar ao célebre Paulo Maluf, em prol da candidatura do seu mais novo afilhado político? Quem tem moral para criticar publicamente Maluf por ter topado o acordo em troca de uma mega secretaria no Ministério das Cidades, conhecido espaço de drenagem de recursos públicos para a corrupção? Nas últimas décadas o povo brasileiro assistiu esse espetáculo no picadeiro e aplaudiu de pé, sem reclamar, sem questionar, deixando bem claro que eles poderiam fazer ainda pior, pois no final o deleite da plateia seria ainda maior.
Nos últimos dez anos vimos pessoas acusadas de chefiar quadrilhas, assumir postos de alta cúpula em partidos políticos. Vimos bandido ganhando eleição, dias depois de ser preso com dólares na cueca tentando fugir do país. Vimos bandidos ganhando destaque, cargos de confiança na esplanada dos ministérios. Quantos mudaram de partido em franca infidelidade, apenas para garantir um lugar ao sol, protegidos pela tal foro privilegiado? Neste Brasil até as galinhas são mais fieis aos poleiros do que os políticos aos seus partidos, quiçá às suas ideologias.
O vale tudo, mesmo que imoral, virou uma regra do jogo e tudo é feito escancarado, na cara do povo, que não reage, não reclama e não dá lições democráticas nas urnas. Ao contrário, assiste aos espetáculos e ovacionam os seus resultados. Então, por quê condenar a aliança entre Lula e Maluf? Só porque o ex-Presidente disse, um dia, que Maluf era o símbolo da pouca vergonha nacional ou só porque Maluf chamou Lula de ave de rapina, dizendo que o barbudo era o único brasileiro que não trabalhava e não explicava como tinha uma vida de luxo. Que nada. A união de Luiz Inácio Lula da Silva e Paulo Maluf é bastante coerente, são irmãos siameses na compreensão apequenada do que seja a política e o poder, o público e o privado. Se pensarmos friamente não há motivos para qualquer espanto, ataque ou desconforto na aliança entre Lula e Maluf. Eles não são e nunca foram diferentes, aliás ainda há uma diferença entre os dois, por enquanto, apenas Maluf figura na lista dos procurados pela Interpol. Por enquanto!”.
       E isto é válido, também, para Caruaru. “Diz-me com quem andas e eu te direi quem és”. Acorda povo caruaruense!
                                                           *Severino Melo – para quem mandato não é emprego e política não é profissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...