segunda-feira, 16 de julho de 2012

Em Santa Cruz confronto entre os : Boca Preta x Taboquinha


Confronto entre eleitores deixa pelo menos nove feridos


Fernanda Alves da Silva, 19 anos, teve fratura exposta

Na noite de ontem (15/07), por volta das 20h,  Taboquinhas e Bocas-pretas armados com pedras, levaram as suas diferenças políticas do âmbito verbal para a violência, que gerou um saldo negativo de pelo menos nove feridos, um deles com gravidade.

O confronto aconteceu no giradouro da PE-160 no momento em que os dois grupos se encontraram. No local, a proximidade entre os comitês políticos gera um problema eminente, mas até agora a Justiça Eleitoral não se pronunciou.

A maioria das vítimas que foram atendidas, foram feridas devido as pedradas, que lhes causaram cortes e hematomas, segundo informações do Hospital Municipal (sete delas) e o número só não foi maior graças a chegada da Polícia e da Guarda Municipal.

Acesso ao Hospital Municipal ficou isolado pela Polícia Militar

A oitava vítima, ferida com mais gravidade, foi a jovem Fernanda Alves da Silva (19 anos), que reside na rua Vidal de Negreiros, no bairro São Cristóvão, envolvida em um acidente entre uma moto (onde estava como passageira) e um Fiat Uno Branco,que seria um táxi com placa de Caruaru, quando ela e um amigo passavam próximos ao confrontos.

Segundo Carlos Diogo, amigo da vítima e condutor da moto, os dois estavam fugindo das pedras arremessadas e quando entraram na rua por trás da Escola Menino Jesus, foram surpreendidos pelo táxi, que colidiu na traseira de sua moto, onde o impacto causou três fraturas em uma das pernas de Fernanda, sendo duas nos dedos e uma no fêmur: “Nós estavamos fugindo das pedras que estavam jogando lá. Quando eu ia na rua do japa, por trás da Escola Menino Jesus, o cara vinha no Fiat e pegou a traseira da minha moto. A pancada foi todinha na perna de minha colega (Fernanda) e quebrou em três cantos a perna dela”, afirmou.

Comitês estão a poucos metros um do outro

Carlos afirmou, na delegacia, onde estava prestando queixa, que o taxista fugiu, sem prestar socorro, mas conseguiu anotar a placa do carro. A vítima foi transferida para a cidade de Caruaru, para receber maiores cuidados.

Na mesma confusão, o irmão do deputado Edson Vieira (PSDB), Robson Vieira, a nona vítima dos confontos, também foi ferido por uma pedrada, sendo atendido no pronto-atendimento da Unimed e liberado pouco depois.

Equipes da CIOSAC foram enviadas para conter eleitores. Uma pessoa chegou a ser detida

UM CONFRONTO ANUNCIADO: APESAR DOS ALERTAS DA IMPRENSA, COLIGAÇÕES NÃO SE PREOCUPARAM COM A PROXIMIDADE ENTRE OS COMITÊS




Em entrevistas concedidas ao Blog do Ney Lima, Tallys Maia (Coordenador de Campanha de José Augusto Maia) e Geraldo Moura (Assessor de Imprensa de Edson Vieira) deram suas versões sobre os motivos que levaram os simpatizantes ao confronto.

Tallys Maia - Coordenador de Campanha de José Augusto Maia
Para Tallys Maia, o tumulto teria começado a partir de pedras que foram jogadas, vindas dos simpatizantes de Edson Vieira, em direção a carreata de José Augusto Maia.











Geraldo Moura - Assessor de Imprensa de Edson Vieira

Para Geraldo Moura, a confusão teria começado devido a provocação de simpatizantes de José Augusto Maia, que estavam trajados com fraldas e provocaram os simpatizantes de Edson Vieira.

Infelizmente, conflitos como esse já eram esperados, devido ao fato dos comitês dos dois grupos políticos estarem tão próximos. Devido ao risco eminente, o confronto já tinha sido previsto pela imprensa que abordou o assunto várias vezes na última semana.

VÍTIMA ESPEROU MAIS DE DUAS HORAS PARA SER TRANSFERIDA, POR FALTA DE AMBULÂNCIA


Fernanda Alves da Silva, vítima ferida com mais gravidade nos confrontos, recebeu parte dos cuidados necessários a sua estabilização ainda no Hospital Municipal, para ser transferida para a cidade de Caruaru.

Os detalhes que chamaram mais a atenção foi a longa espera (mais de duas horas) para que ela fosse transferida, pois a ambulância que pertence ao Hospital Municipal estava em outra ocorrência,  quando foi transferida por volta de 23h e 20 min, a vítima não foi levada em uma ambulância do município, mas sim em uma pertencente a Brejo da Madre de Deus.
Após esperar por mais de duas horas, jovem ferida foi removida em ambulância de Brejo da Madre de Deus


Tal fato demonstra a grande precariedade ainda existente na administração do sistema de saúde, oferecido a população de Santa Cruz do Capibaribe. Enquanto os grupos políticos faziam a festa e colocaram seus eleitores em risco, os problemas da cidade deixaram de ser discutidos.

Equipe do Blog do Ney Lima que participou desta cobertura:
Ney Lima
Elivaldo Araújo
Thonny Hill
Wilker Silva
Nayara Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...