terça-feira, 12 de junho de 2012

Infância Livre de Consumismo


De Paulo Nailson – Infância Livre de Consumismo

.

“Quando a criança vê a propaganda, ela vê o cenário, o conjunto e diz que quer. Mas muitas vezes ela não quer o brinquedo, ela quer a mãe brincando com ela no tapete como aparece na televisão. Aí a gente compra, e o brinquedo acaba no fundo do armário.
Devemos orientar as crianças, contar o que é o marketing e dizer que a função dele é atender necessidades de consumidores. É importante preparar a criança para o mundo em que a gente vive. Mais cedo ou mais tarde ela vai ter acesso às marcas, ao assédio das empresas e precisamos orientá-las a não consumirem tanto por impulso. Comprar não é errado, o errado é comprar, comprar, comprar e guardar, guardar, guardar, o que caracteriza o consumismo”.
E tem mais:
“Não temos como competir com as mensagens criadas por adultos, que estudaram para isso, voltadas às crianças, que não têm condição de discernir o que é verdade, manipulação ou mentira. Além disso, crianças não podem decidir o que vão consumir, afinal elas não geram renda. Essa necessidade produzida, além de tudo, compromete a sustentabilidade do planeta porque, baseados no consumismo, em pouco tempo, estaremos lotados de lixo, com o ambiente totalmente degradado e sem água para beber”. O alerta é de Luciene Ricciotti, especialista em comunicação e membro da Rede de Trabalho do Instituto Alana, organização sem fins lucrativos voltada para a defesa de crianças e adolescentes, o público infantil não conta com desenvolvimento psicológico suficiente para fazer essa diferenciação e identificar os apelos do marketing. O recado está dado.
Precisamos dialogar mais sobre esse tema que amarra questões culturais, educacionais e até mesmo de sustentabilidade.
Compramos por impulso e existe um dado que indica que cada vez mais as crianças influenciam na decisão dos pais sobre o que comprar.
Todos os que tem a responsabilidade de colaborar com a formação de crianças, adolescentes e a juventude em geral devem debruçar sobre essa preocupação com o apelo comercial.
Enquanto operadores de mídia (audio, escrita ou visual) precisamos trabalhar e selecionar os saberes que serão passados às crianças e aos adolescentes dando voz ou não a determinados personagens, histórias locais e patrimônios culturais e transmitir ou não diferentes modos de saber e de fazer instalados na sociedade como um todo.
A colheita disso no futuro será recompensante.
Fórum Caruaru: A sociedade Pensando a Cidade
O Fórum está avançando. A cada sábado um novo encontro reúne universitários, intelectuais, lideranças políticas e comunitárias, etc, que através do debate vão chegando as conclusões necessárias para formatação de um documento a ser entregue a todos os pré-candidatos a majoritária deste ano em nosso município.

ESQUERDA VENCE NA FRANÇA
No primeiro turno das eleições legislativas da França, realizado neste domingo (10), o conjunto da esquerda – Partido Socialista, Ecologistas e Frente de Esquerda (Partido Comunista e Partido de Esquerda) – obteve 46,77% dos votos, contra 34,07% da direita e 14,6% da extrema-direita (Frente National), segundo os resultados divulgados às 23h, horário de Paris (18h em Brasília). A abstenção foi de mais de 40%.
Para Refletir:
“Candidato, vocábulo que deriva de cândido, puro, íntegro. Quem dera a maioria correspondesse a essa etimologia… A ingenuidade de muitos candidatos a vereador se desfaz quando, convidado a concorrer às eleições, acredita que, se eleito, não será “como os outros” (quantos não disseram isso no passado e hoje…) e prestará excelente serviço ao município.” Frei Betto
Uma semana abençoada e cheia de vitórias coletivas!
Por Jornal de Caruaru

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...