terça-feira, 26 de junho de 2012

Coluna : Reflexão

Por : Marcos Pontes
          Dentre o vasto campo que uma gestão municipal abrange um dos mais complexos  é a saúde, sem dúvida um grande desafio para o país e em Taquaritinga não poderia ser diferente. Quando a saúde pública no Brasil começou a dar seus primeiros passos o então presidente da República, Rodrigues Alves, convocou o famoso médico e sanitarista Oswaldo Cruz para erradicar algumas epidemias que estava matando a população, no entanto, por falta de campanhas educativas  as pessoas sem conhecimento revoltaram-se contra a vacinação  e quase houve uma guerra civil. Para Charles Eduard, sanitarista renomado, os cuidados com a saúde compreende “A ARTE DA CIÊNCIA DE PREVENIR DOENÇAS E PROLONGAR A VIDA, PROMOVER A SAÚDE, FÍSICA E MENTAL, MEDIANTE ESFORÇO ORGANIZADO DA COMUNIDADE E DO PODER PÚBLICO.” Diante disto fica mais do que claro que sociedade civil e poder público necessitam  andar de mãos dadas.
          Aqui em Taquaritinga a gestão atual sente na pele as dificuldades de se cuidar da saúde, mesmo assim o atual prefeito tem promovido grandes transformações na assistência a saúde. Desde o saneamento básico e a coleta do lixo por toda a cidade, as ações educativas de conscientização, programas do S.U.S de prevenção ao câncer de mama, próstata, higiene bucal,  renovação da frota de veículos para maior comodidade no encaminhamento de pacientes para cidades como: Recife, Caruaru, Campina Grande, Carpina, Vitória de Santo Antão entre outras, aquisição de novos leitos, reabertura do bloco cirúrgico, reforma dos PSF de Pão de Açúcar e Gravatá para mais de 200 famílias , contratação de agentes comunitários de Saúde e Endemias, capacitação da Vigilância Sanitária com poder de polícia destinada a impedir que a saúde da população seja exposta a riscos,agentes comunitários de saúde que fazem visitas aos pacientes em suas residências,distribuição de remédios, etc.REFLITA! Tudo isto com RECURSOS PRÓPRIOS, utilizados em um município com a extensão que tem Taquaritinga do Norte atendendo aos quatro cantos sem distinção. Veja os encargos e despesas financeiras  que acarreta a prefeitura, uma  vez que o nosso hospital é municipalizado.
          Para finalizar conclui-se que cuidar da Saúde Pública em Taquaritinga é um grande desafio, em que o povo deve caminhar com o poder público lado a lado  e esta Administração agarra esse desafio 24 horas por dia, o dia todo, todo dia, pois nós temos profissionais treinados e capacitados, verdadeiros heróis da saúde, que devem ter o total apoio e reconhecimento da população e agradecer ao nosso gestor pelo Hospital Severino Pereira da Silva continuar com as portas abertas, ao contrário do que muitos opositores queriam, para de maneira covarde usar como bandeira e discurso de campanha, tendo eles plena consciência  de que os maiores perdedores seriam o povo de nossa  Taquaritinga.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...