terça-feira, 4 de maio de 2010

Especial Taquaritinga 123 anos !

  No especial de hoje temos duas grandes personalidades da história de Taquaritinga , o Sr. José Holanda Filho, conhecido por Deda Holanda que foi prefeito do municipio ( *1917 + 2000 ) e Dona Deolinda sua esposa e uma pessoa muito querida e respeitada na cidade .

Data de nascimento: 20 de novembro de 1932.
Local de nascimento: Rua Vigário Tejo, 285 - Taquaritinga do Norte
Pai: Severino Cordeiro de Arruda
Mãe: Anália Cordeiro de Arruda
Dona Deolinda, quando criança estudou no Grupo Escolar Clara Camarão, hoje Escola Severino Cordeiro de Arruda, com a professora Maria Tacele Macedo Assis, e também estudou com as professoras Severina Preá e Lourdes Santos, conhecida por Lourdes de Zuzu, na fazenda Boa Vista, percente ao seu pai, Sr. Severino Cordeiro de Arruda. Cursou até a 3ª série primária. Aos 16 anos, casou-se com o Sr. José Holanda Filho, conhecido como seu Deda Holanda, no dia 12 de março de 1949, na igreja de Santo Amaro, cerimônia presidida pelo Revmº Pe. Otto Sailler. Deste enlace matrimonial, nasceram seis filhos: José Holanda Cordeiro Neto; Luiz Gonzaga Cordeiro de Holanda; Maria Gorete Cordeiro de Arruda Holanda Andrade; Fernando Antônio Cordeiro de Holanda; Tereza Cristina Cordeiro de Holanda e Ana Virgínia Cordeiro de Holanda. Sempre empenhada com a educação do povo de Taquaritinga do Norte, lutou com dificuldades para conseguir a reabertura da Escola Estadual Severino Cordeiro de Arruda, juntamente com o seu marido o Sr. José Holanda Filho, Severino Pereira da Silva, Marinalva Barbosa dos Santos, Edite de Pio X, Severino Pedro de Araújo, conhecido por Severino Fires. Continua, hoje, morando em sua residência na Fazenda Colosso, no sítio Silva, recebendo todas as pessoas com gentileza, carinho e sinceridade, predicativos estes que sempre fizeram parte de sua vida.



BIOGRAFIA DO SR. JOSÉ HOLANDA FILHO - DEDA HOLANDA
Data de nascimento: 3 de agosto de 1917
Local de nascimento: Rua Vigário Tejo - Taquaritinga do Norte - PE
Pai: José Holanda e Silva
Mãe: Cecília Cordeiro de Holanda.
O Sr. José Holanda Filho, estudou em Taquaritinga com várias professoras, em salas residenciais pois na época não havia prédio público para as escolas. Estudou também no colégio de Caruaru, hoje, conhecido por Colégio Diocesano e, no Recife, no Colégio Salesiano. Cursou até o 3º ano Ginasial. Quando terminou o 3º Ano Ginasial, veio tomar conta de três lojas, dos sítios e das fazendas, juntamente com seu pai. Logo após, foi surpreendido com a morte de seu genitor, em acidente no Recife, no dia 3 de março de 1940. Ficou órfão aos 21 anos. Contraiu núpcias com a jovem Deolinda Cordeiro de Arruda no dia 12 de marça de 1949, e desse enlace matrimonial, nasceram seis filhos, três homens e três mulheres: José Holanda Cordeiro Neto; Luiz Gonzaga Cordeiro de Holanda; Maria Gorete Cordeiro de Arruda Holanda Andrade; Fernando Antônio Cordeiro de Holanda; Tereza Cristina Cordeiro de Holanda e Ana Virgínia Cordeiro de Holanda.
Foi Sub-Prefeito na chapa de Severino Cordeiro de Arruda, naquela época os cargos de Sub-Prefeito e Vereador, não eram remunerados. O Sr. Deda Holanda foi Vereador por várias legislaturas. Em 1976, exatamente no dia 15 de novembro do ano supracitado, tornou-se prefeito do nosso município com o apoio do industrial Severino Pereira da Silva, governando a partir do dia 31 de janeiro de 1977, prorrogando-se o mandato por mais de dois anos, entregando o cargo de prefeito em 31 de janeiro de 1983. Na sua gestão construiu: o prédio que hoje funciona a Câmara de Vereadores; o prédio do matadouro público, Módulo Esportivo no Silva e Grupos Escolares por várias regiões do Município de Taquaritinga do Norte. Simplicidade, honestidade e autenticidade são alguns dos atributos típicos do seu caráter. Na construção do Hospital Geral Severino Pereira da Silva o Sr. José Holanda Filho (Seu Deda Holanda) conseguiu vários terrenos, confiscado pelo governo do Estado do ex-coletor Nivaldo Borba, nesses terrenos está construído o Hospital Severino Pereira, o CAIC e o restantes dos terrenos foram permutados com o Sr. Severino Pereira da Silva para conseguir a Escritura Pública dos prédios do Mercado e Açougue, ficando os referidos prédios para a Prefeitura Municipal. Faleceu o Sr. José Holanda Filho a 9 de dezembro de 2000, deixando seis filhos, sete netos, lembranças e saudades aos seus amigos e familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...