quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Universidades federais em PE descumprem portaria do MEC e descartam volta às aulas em janeiro

 


As instituições federais de ensino de Pernambuco descartaram a retomada das aulas presenciais no dia 4 de janeiro, como determina a portaria publicada pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira (2). As aulas presenciais foram suspensas em março, devido à pandemia do novo coronavírus. As universidades informaram que vão adotar calendários próprios.

A portaria do MEC foi publicada no Diário Oficial da União. O texto também revoga a permissão para que as atividades on-line contem como dias letivos, o que é autorizado até dezembro de 2020.

A decisão foi tomada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Campus da UFPE no Recife, na Zona Oeste — Foto: Ascom UFPE/Divulgação

Campus da UFPE no Recife, na Zona Oeste — Foto: Ascom UFPE/Divulgação

A UFPE, que, em novembro, divulgou um planejamento das aulas para 2021, afirmou, em nota, que "reafirma sua autonomia e seguirá a decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe)", para que as aulas sejam no formato híbrido. "A proposta deste calendário foi construída com ampla participação da comunidade acadêmica", disse.

"Reafirmamos o compromisso da UFPE com a proteção da saúde de sua comunidade (estudantes, técnicos e docentes), com as medidas de enfrentamento à Covid-19 e as diretrizes para retomada das atividades, pautada nos princípios de biossegurança e defesa da vida", afirmou a universidade.

A UFRPE, por sua vez, disse que irá analisar a portaria, junto com gestores de outras instituições, "mas que, por enquanto, mantém o planejamento que vem sendo construído pelos grupos de trabalho sobre o retorno em 2021".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...