segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Críticas à Administração Pública de Taquaritinga do Norte


Por: Roberto Celestino


Do Blog : http://tambempossofalar.blogspot.com.br/2014/11/criticas-administracao-publica-de.html?spref=fb

     Como cada um de vocês pode perceber, raramente apareço por aqui com algum texto novo. Os motivos são muitos, entre eles posso dizer que prefiro minhas poesias e cordéis, lúdicos ou não. Dedico-me a escrever para meus (dois) blogs de poesia e também para o site Recanto das Letras. Outro motivo, é que esse blog não foi criado por interesse de viver de patrocínio ou de alcançar milhares de acessos de leitores (pra isso, basta você olhar no contador de acessos do blog), e por último, não tenho pretensões políticas necessitando promover a minha pessoa ou a de outrem. Como se lê no título deste insignificante blog, quando muitos falam de um determinado assunto suscitando polêmica, então eu saio de minha inércia textual, e também vou reclamarconsciente que, serei ouvido por poucos, mas não importa, quero apenas falar.


   Tenho visto nas redes sociais nos últimos dias, um turbilhão de críticas feitas em relação à administração pública da cidade, mais precisamente ao seu gestor, o prefeito. Antes de prosseguir quero salientar que:
·         Não venho aqui puxar saco do prefeito ou de quem quer que seja, pois não preciso disso nem tenho vocação pra ser babão;
·         Não venho condenar quem faz oposição usando o direito legítimo garantido por lei;
·    Não estou defendendo nessa postagem o meu emprego (exerço cargo público comissionado), pois o meu emprego defendo com trabalho na função que exerço. Além do mais, graças ao Deus Todo Poderoso, tenho competência para trabalhar em outros lugares quando no tempo de Deus, eu for dispensado deste emprego.
·         Tenho bom relacionamento com todos os cidadãos de Taquaritinga do Norte, e com humildade, desafio qualquer pessoa que aponte alguém a quem eu tenha tratado mal ou com diferença por qualquer motivo, seja religioso, de condição sexual, classe social, de cor, ou por motivos políticos. Pois sem exceção, sempre estendi, estendo e estenderei minha mão para cumprimentar a todos, seja Calabar, boca preta, boca rosa, seja o que for, nisso, tenho uma consciência muito tranquila.
Pois bem, quanto às críticas dirigidas à administração pública dessa cidade, acredito que a campeã delas é a que faz menção ao Hospital Geral Severino Pereira da Silva, onde se diz que a saúde é precária, que por muitas vezes não tem médico para atender, enfim. Quanto a isso não posso dizer que as afirmações são falsas, as condições em relação à saúde não é boa.
   A Saúde pública é precária, mas não é apenas em Taquaritinga do Norte, a precariedade é a nível nacional. Todo dia vemos (uns fingem não ver) nas grandes e pequenas cidades do país, pessoas morrendo nas portas dos hospitais, mulheres parindo filhos em calçadas de pronto socorro, pessoas agonizando e amontoadas em corredores de hospitais, e não se trata de casos isolados, isso é frequente e tem se tornadocomum. O meu sogro mora em São Paulo, na maior cidade do país, no mês passado foi acometido de uma doença que precisava de tratamento urgente, e o que encontrou depois de muito esforço de sua filha (minha cunhada), foi uma consulta com um médico especialista para o início de dezembro.
   Diante disso e tantos outros casos que vemos diariamente, seria muita prepotência nossa, que apenas Taquaritinga do Norte fosse um paraíso em relação à saúde. O sistema de saúde de nosso município é deSaúde Básica, e quando o comparamos com muitas cidades do país, pasmem, somos privilegiados. Digo isso não baseado em estatísticas, mas em fatos. Apenas a título de informação, eu não tenho plano de saúde, e sempre usei para mim e minha família o hospital dessa cidade, e também já me deparei com a falta de médico no mesmo. E diante da situação que vive o país em relação à saúde, louvo a Deus pelo hospital que temos.
  Outro ponto crítico que está sendo atribuído como responsabilidade direta da administração pública municipal: a falta de segurança e os constantes assaltos na cidade. Respeito a opinião dos críticos, mas não posso concordar com eles. Tal qual a situação da saúde no país, está a da segurança ou da falta dela. Em todo o país, todos os dias e o dia todo, são milhares de assaltos com mortes. As autoridades estão sendo atacadas por bandidos, tenho dito há muito tempo que o Brasil desorganizado está nas mãos do crime organizado. A falta de segurança não é fator crítico apenas em nossa cidade, e nem é novidade por aqui, ela não veio com a atual gestão como querem apregoar. Tenho 40 anos de idade, e lembro-me que pela minha (saudosa) adolescência houve casos de assaltos com morte inclusive, sequestros e assassinatos, aqui em Taquaritinga do Norte.
Poderia citar outras acusações para debatê-las, mas não quero cansar quem já teve paciência para chegar até aqui.
   Não me oponho à oposição, mas acho que oposição deve ser feita de forma correta, não deve ser cega, nem pretensiosa, buscando cegar aqueles que veem, para alcançarem seus objetivos.
  Existem pontos negativos na atual administração? Provavelmente. Existem pontos negativos nas empresas que trabalhamos, na forma que conduzimos nossa família, nas faculdades que estudamos, no governo nacional e estadual? Certamente que sim. Não seria um disparate exigir perfeição na administração do nosso município?
   Ao invés de cegar os olhos dos que ainda veem e dos que querem ver, eu prefiro abrir-lhes os olhos mostrando o que já foi feito e o que está se fazendo. Eu poderia reclamar que a rua em que eu moro no bairro Zamba, ainda não foi calçada, mas eu prefiro observar, que antes para chegar à minha casa eu precisava vencer muitos atoleiros em ruas que antecediam meu destino, e que hoje estão calçadas melhorando o meu acesso e vida dos vizinhos, alegra-me mais ainda, saber que a que eu moro está entre as próximas que receberão este benefício.
   Eu prefiro olhar e mostrar o pátio do CAIC, que antes víamos um grande lago de lama em períodos chuvosos, e em tempos secos tempestades de terra, trazendo transtornos para nossos filhos e para nós quando íamos à escola. Hoje está pavimentado e completamente transformado.
   Eu não posso querer calar quem reclama por 20 metros de calçamento não finalizados, mas eu posso chamar de ingrato quem recebeu em sua comunidade várias ruas calçadas e além de nunca agradecer publicamente, faz terrorismo político usando da boa fé das pessoas simples e bem intencionadas, para se promoverem. Eu não posso criticar nenhum cidadão por reivindicar melhorias para nossa cidade, mas chamo de egoísta um taquaritinguense que olha para o Alto da Cocada e diz que o prefeito não fez nada. Para que quem diz que Taquaritinga está um caos, dê uma volta pelas muitas ruas calçadas em Pão de Açúcar, aprecie suas praças, também em Gravatá do Ibiapina, pela zona rural iluminada e em tantas outras comunidades que tem recebido benefícios. Visite o bairro Zamba, o Capibaribe, o Silva de Cima e de Baixo. Conheça seu município, fale, fale mesmo, mas saiba do que está falando. Faça oposição, isso faz parte da democracia, mas faça oposição saudável e não cega, pois o pior cego é aquele que não quer enxergar, e acima de tudo, não permita que lhe ceguem. Vamos ajudar a construir Taquaritinga do Norte, una-se aos que estão fazendo algo por esta cidade,faça parte dessa história, não dê ouvidos a quem não tem compromisso com nossa cidade e usa seu nome apenas para se promover.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...