quarta-feira, 16 de junho de 2010

FHC impediu que fossem criadas centenas de escolas no Brasil




A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, acusou nesta quarta-feira o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de ter assinado uma lei que "impediu que fossem criadas centenas de escolas no Brasil".

Ao comentar a criação de escolas técnicas, a petista disse, em seu programa de rádio "Fala Dilma", que o governo do tucano errou na formulação da lei voltada para esta área e que o governo Lula fez em oito anos "muito mais do que fizeram em cem anos".

Para Dilma, as escolas técnicas precisam ser não só construídas, mas também mantidas com ajuda do governo federal. Segundo a candidata, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma revolução no setor e "tirou o atraso".

"Na época do Fernando Henrique Cardoso, fizeram uma lei, em 1998, (...) que dizia o seguinte: o governo federal constrói a escola técnica, mas quem tem a obrigação de manter a escola são os governos dos Estados ou as prefeituras ou a iniciativa privada. Por isso, não se fazia escolas profissionalizantes. (...) Os Estados e municípios mais pobres, que têm poucos recursos, não têm como manter as escolas. (...) Na prática, mesmo, para valer, a lei do Fernando Henrique impediu que fossem criadas centenas de escolas no Brasil", disse.

Em relação às escolas técnicas, Dilma disse no programa que entre1909 e 2003 foram construídas 140 escolas técnicas e que o PT em oito anos deixará 214 unidades. "É, de fato, é consertando um erro. (...) De 2003 até o fim do desse ano, o governo do presidente Lula vai entregar 214 novas escolas. Portanto, nós fizemos, em oito anos, muito mais do que fizeram em cem anos", disse.

O ataque de Dilma segue a estratégia definida pela coordenação de sua campanha, que prevê a comparação de gestões entre os governos Lula e Fernando Henrique para desqualificar seu principal adversário, José Serra (PSDB).

No domingo, durante a convenção do PT que oficializou sua candidatura ao Palácio do Planalto, a petista fez promessas para a educação, sustentando que vai criar creches e investir no ensino técnico e no ensino superior.

Ela aproveitou para alfinetar Serra, ao afirmar que professor em greve não pode ser recebido pela polícia, em referência aos embates ocorridos em São Paulo quando o tucano ainda era governador do Estado.

Viagem

Ontem, Dilma começou um tour pela Europa e terá encontros com os presidentes da França, Nicolas Sarkozy, e da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso; e os primeiros-ministros da Espanha, José Luis Zapatero, e de Portugal, José Sócrates. Uol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...