quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Homem suspeito de matar vereador da Paraíba é preso em Toritama, PE



Vereador Adelmo Teobaldo (PRP), de Camalaú, PB, foi morto a tiros na Zona Rural do município — Foto: Anne Sales/Arquivo pessoalVereador Adelmo Teobaldo (PRP), de Camalaú, PB, foi morto a tiros na Zona Rural do município — Foto: Anne Sales/Arquivo pessoal
Vereador Adelmo Teobaldo (PRP), de Camalaú, PB, foi morto a tiros na Zona Rural do município — Foto: Anne Sales/Arquivo pessoal
Um homem foi preso suspeito de matar o vereador Adelmo Teobaldo Farias, de Camalú, na Paraíba, na manhã desta sexta-feira (27), no bairro Novo Coqueiral, em Toritama, no Agreste de Pernambuco. Segundo o delegado Paulo Rabelo, o suspeito cometeu o crime junto com outra pessoa, que está foragida.
Ainda de acordo com o delegado, o homem, que já foi preso e cumpriu pena por tráfico de drogas, negou o envolvimento no homicídio do vereador. A Polícia Civil continua em busca do outro suspeito de cometer o crime.

Entenda o caso

vereador Adelmo Teobaldo Farias (PRP), de Camalaú, no Cariri paraibano, foi morto a tiros no dia 8 de setembro deste ano. De acordo com a Polícia Militar, pelo menos dois homens teriam atirado na vítima.
Testemunhas contaram a polícia que o vereador voltava para casa, em uma moto, quando dois homens em outra moto se aproximaram e atiraram várias vezes. Pelo menos três tiros atingiram a cabeça do vereador, que não resistiu e morreu ainda no local.
Adelmo Farias tinha 60 anos e estava no terceiro mandato como vereador da cidade. Ocupava o cargo de 2º secretário da mesa diretora da Câmara Municipal de Camalaú. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil.
Vereador Adelmo Farias, de Camalaú, PB — Foto: Reprodução/Site da Câmara Municipal de CamalaúVereador Adelmo Farias, de Camalaú, PB — Foto: Reprodução/Site da Câmara Municipal de Camalaú
Vereador Adelmo Farias, de Camalaú, PB — Foto: Reprodução/Site da Câmara Municipal de Camalaú

Educação Taquaritinga do Norte : Ano da consolidação da Educação de Taquaritinga do Norte



2018 foi um ano de Consolidação da Educação de Taquaritinga do Norte, muitas ações trabalho e planejamento, possibilitaram o avanço de forma coesa da Educação do Município. Conseguimos manter e ampliar Merenda de Qualidade e aumentar também a agricultura familiar na rede municipal, aumentamos o número de alunos especiais investindo no atendimento especializado, realização esse ano os  Jogos Escolares e reabrimos a Quadra de Esportes da cidade, realizamos e consolidamos a Festa e a Semana do Estudante, realizamos a inauguração da Creche Inês Déu em Pão de Açúcar, obra está de grande valor e impacto na Capital da Camisaria. Realizamos o projeto de Incentivo a leitura aonde despertamos em muitos alunos o gosto pela leitura e melhoramos muito a questão do aprendizado investindo em Capacitações dinâmicas e com um conteúdo que prioriza a melhora dos níveis de ensino. Conseguimos cursos profissionalizantes para os nossos jovens como o Curso do Senac, Curso de Fotografia, Corte e Costura, Turismo Criativo, Curso de Pintura. Participamos ativamente do 1° Festival Café Cultural aonde alunos de todas as nossas escolas se apresentaram no Teatro do SESC. Depois de reativar a Educação de Jovens e Adultos em 2017, neste ano aumentamos o número de alunos e conseguimos que muitos jovens que estavam fora da escola voltassem a estudar .



 Consolidamos a nossa liderança na região aonde fomos a cidade do Pólo de Confecções com o melhor IDEB, IDEP e SAEPE, aonde nessas avaliações ficou nítido e notório o desenvolvimento da Educação em Taquaritinga do Norte.



Conseguimos realizar muitas das nossas metas propostas e outras tantas que estão em andamento, procurando sempre o bem estar de nossos alunos, professores, colaboradores, enfim, a todos que por nós passaram ao longo desse ano de 2018. Enfrentamos muitas barreiras mais fomos ultrapassando cada uma com humildade, coragem e determinação.  O mais importante é refletir sobre os acontecimentos, a jornada do dia-a-dia e concluir ao final, que tivemos um saldo positivo  de crescimento e aprendizado. Estamos conseguindo de fato fazer uma nova história na Educação, junto com o apoio de todas as horas do Prefeito Ivanildo Mestre que tratou a Educação como prioridade . Junto com uma equipe coesa e unida no final do trabalho temos a certeza de que construímos uma "EDUCAÇÃO PARA TODOS".




















Confundimos velocidade com pressa e não “colhemos o dia”, diz Cortella



Mestrado e Doutorado em Educação, professor-titular da PUC-SP, na qual atuou por 35 anos.
É autor de diversos livros nas áreas de educação, filosofia, teologia e motivação e carreira.
Para o professor Mário Sérgio Cortella, o mundo moderno tem confundido a agilidade com a pressa.

Nessa ânsia, deixamos de “colher o dia”, de aproveitá-lo devidamente. Para ele, perdeu-se a visão harmônica do passado, presente e do futuro, de sorte que primamos por situar as nossas mentes em um deles, não raro distanciando-nos e minorando a importância dos outros.
Vale sempre ouvir as palavras de Cortella, uma das maiores referências do pensamente contemporâneo do Brasil
COMPARTILHAR

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Dois homens morrem após colisão entre carros na PE-160, em Santa Cruz do Capibaribe

Veículos após colidirem na PE-160 em Santa Cruz do Capibaribe — Foto: Ney Lima/Reprodução

Duas pessoas morreram em um acidente na noite da terça-feira (25), na PE-160, em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, dois homens de 47 e 56 anos, que estavam em um carro de passeio, bateram em um veículo de lotação após ultrapassarem um caminhão.
Ainda segundo a PM, as vítimas morreram no local. O motorista do carro de lotação permaneceu no local e prestou esclarecimentos para a polícia.
Os corpos dos homens foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

VENDIDA COMO NOVIDADE POR BOLSONARO, DESSALINIZAÇÃO DA ÁGUA JÁ É USADA EM NOVE ESTADOS NO BRASIL



Bolsonaro anunciou nesta terça, dia 25, que fará parcerias com Israel para beneficiar o Nordeste com projetos de dessalinização de água. 

Em seu perfil no Twitter, o sujeito afirmou que o futuro ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, aquele que vendia “travesseiros da Nasa”, visitará em janeiro plantações e o escritório de patentes no país do amigo Netanyahu. 

Segundo a marquetolagem, em janeiro será implantada na região uma instalação piloto. 

As empresas israelenses vão faturar bonito. 

Essa técnica, que Bolsonaro quer fazer crer que é inédita e de outro mundo, é conhecida no país. 

Matéria de 2014 do G1 dizia que o sistema estava em uso em nove estados: 

O repórter Alessandro Torres foi experimentar a água tratada no sertão do Ceará. 

Cercada pelo mar, Fernando de Noronha ainda depende da chuva para o abastecimento. Ao todo, 40% da água consumida na ilha vêm de açude e de poços. Por isso, chegou a enfrentar um racionamento no começo do ano. 

Isso não aconteceria se todo o abastecimento viesse do sistema de dessalinização, que tira o sal da água do mar, e é responsável por 60% do que chega às torneiras. 

O mesmo processo é usado em comunidades no sertão do Ceará, onde a água do subsolo é salobra. Neste caso, a água dos poços é bombeada para o dessalinizador, que usa membranas para reter o sal. 

Antes do dessalinizador, Dona Maria precisava comprar água que consumia. “A gente descobriu um santo para cobrir outro”, diz. 

A cada hora de funcionamento a máquina elimina o sal em até mil litros de água. A medida em que isso acontece ela vai sendo depositada em uma caixa e, depois, já está prontinha para o consumo. Água limpa como uma água mineral mesmo. 

Mas, as membranas que separam o sal da água exigem manutenção constante. Hoje, o custo da dessalinização é cinco vezes maior que o da produção de água tratada, que é de R$ 0,33 a cada mil litros.

Temer decide conceder indulto natalino


No apagar das luzes do seu mandato, o presidente Michel Temer recuou e decidiu conceder indulto natalino. Temer vai conceder o benefício a presidiários mesmo sem o Supremo Tribunal Federal (STF) ter decidido sobre o decreto do ano passado, contestado pela Procuradoria-Geral da República (PGR). 

O presidente decidiu acatar o pedido feito pelo defensor público-geral federal em exercício, Jair Soares Júnior, que solicitou que o decreto de indulto fosse editado para este ano. “Caso não seja editado decreto de indulto em 2018 este será o primeiro ano, desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, em que não se concede indulto como política criminal que visa combater o encarceramento em massa”, escreveu Jair Soares Júnior. 

O defensor público-geral federal em exercício, Jair Soares Júnior, destacou que o Brasil possui a terceira maior população carcerária do País, sendo reconhecido pelo STF que o “sistema carcerário brasileiro vive um ‘estado de coisas inconstitucionais’”, o que na prática significou que o STF reconheceu um quadro insuportável e permanente de violação de direitos fundamentais a exigir intervenção do Poder Judiciário.

 “Neste contexto, a Defensoria Pública da União entende que a não edição do decreto de indulto no presente ano agravará sobremaneira o estado de coisas inconstitucionais vivenciado no sistema carcerário, razão pela qual se faz necessária a edição de novo decreto de indulto antes de encerrado o ano de 2018, nos termos do Decreto nº 9.246, de 21 de dezembro de 2017”, pediu a DPU. “Caso se entenda não haver conveniência e oportunidade de se manter o mesmo texto do decreto editado no ano de 2017, por se tratar de ato discricionário do presidente da República, a Defensoria Pública da União entende que deve ser editado novo decreto contemplando os sentenciados que atendam aos requisitos, excluindo-se apenas aqueles condenados por crimes contra a administração pública, tendo em vista a ação ajuizada pela Procuradoria-Geral da República no Supremo Tribunal Federal”, acrescentou o órgão.

terça-feira, 25 de dezembro de 2018

casa e roubam objetos em Santa Cruz do Capibaribe

Casa após ser arrombada por bandidos em Santa Cruz do Capibaribe — Foto: Ney Lima/ReproduçãoCasa após ser arrombada por bandidos em Santa Cruz do Capibaribe — Foto: Ney Lima/ReproduçãoCasa após ser arrombada por bandidos em Santa Cruz do Capibaribe — Foto: Ney Lima/Reprodução
Bandidos arrombaram uma residência na segunda-feira (24) em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, os assaltantes levaram objetos, mercadorias, dinheiro, televisão e joias da casa, que no momento do roubo não havia ninguém.
Ainda segundo a polícia, os suspeitos também consumiram bebidas e alimentos da residência. As proprietárias do imóvel prestaram uma queixa na delegacia, onde foi realizado um boletim de ocorrência

Taquaritinga do Norte


segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Jovens de Taquaritinga fazem bonito em Torneio em Santa Cruz do Capibaribe

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre

A equipe da escolinha do Ypiranga em Taquaritinga comandada pelo Professor Marcos Felipe disputou um torneio com equipes da região em Santa Cruz do Capibaribe e ficou em 2° Lugar. Parabéns aos nossos alunos e a seu Professor , o esporte é uma ferramenta que e ajuda muito na educação dos jovens, 
Para as crianças e jovens, a prática esportiva traz outros benefícios importantes para o desenvolvimento físico e para a formação de bons cidadãos.


A imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, sapatos e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e sapatos


Não agrade os ingratos, nem sirva os folgados




Passamos muito tempo fazendo a coisa certa para as pessoas erradas, sofrendo as consequências das péssimas escolhas pelo caminho, sofrendo à toa por coisas inúteis e gente sem conteúdo, alimentando vãs esperanças em relação ao que não tem a menor chance de vir a acontecer. Perdemos muito tempo investindo no vazio, esperando retorno do que não volta, aguardando sorrisos de quem nem nos olha direito. É preciso focar no que é real, pois, mesmo que não haja muito de verdadeiro nesses terrenos, esse pouco bastará.

Advertisement
Precisamos parar de tentar agradar aos ingratos, às pessoas descontentes e incapazes de receber algo de fora. Existem indivíduos que se encontram por demais fechados ao acolhimento do que não se encontra dentro deles, do que não faz parte daquele mundinho em que eles se fecham, presos a crenças e sentimentos que não mudam, não são repensados, não saem do lugar. Tentar alcançá-los é inútil.

É necessário evitar a servidão aos folgados, aos aproveitadores, a quem não sai do lugar por si só, a quem foge a qualquer tipo de responsabilidade, pois sabe que alguém sempre fará por ele. Temos que ter clareza quanto ao que realmente devemos e poderemos tomar para nós, ou acumularemos cargas de bagagens que não são, nem de longe, relacionadas às nossas vidas. Muita gente precisa de ajuda, sim, mas muitos precisam é de vergonha na cara.



Não podemos nutrir amizades duvidosas, com pessoas que não expressam a menor necessidade de nós, como se tanto nossa presença quanto nossa ausência fossem a mesma coisa, algo sem importância, invisível, dispensável. Nem todos de quem gostamos irão gostar de nós, o retorno da estima e da afeição nunca é uma certeza, portanto, há necessidade de que adentremos exclusivamente os encontros verdadeiros.

Não é fácil nem tranquilo conseguirmos acertar quanto ao que poderemos regar com a certeza de retorno e reciprocidade, uma vez que as pessoas, os acontecimentos, a vida, tudo é imprevisível. Embora muito do que acontecerá em nossas vidas não possa ser controlado, mantermos sob controle nossas verdades e a certeza de que merecemos ser felizes nos tornará mais fortes diante dos tombos, sem que desistamos de nossos sonhos.

OFICINA DE PROJETOS CULTURAIS

  Nesta sexta-feira, 26.04. Local: Sede da Banda Dom Luís de Brito, às 19h  A oficina é GRATUITA, será ministrada pelo Produtor Cultural J...