sábado, 27 de agosto de 2022

Junto com prefeito Lero, Diogo Moraes lança candidatura a deputado em Taquaritinga do Norte

 



Na manhã deste sábado (27), o deputado estadual Diogo Moraes deu o pontapé da sua candidatura à reeleição no município de Taquaritinga do Norte. Na ocasião, o prefeito Ivanildo Lero (PSB) oficializou seus candidatos a deputado estadual e federal em Taquaritinga do Norte. Diogo Moraes é o parceiro para lutar por benfeitorias no estado e Ricardo Teobaldo é o companheiro de trabalho por recursos em Brasília.

Diogo Moraes aproveitou a oportunidade e falou sobre seu trabalho nas áreas de agricultores, educação, saúde infraestrutura, turismo e cultura da Dália da Serra.

“A nossa história em Taquaritinga do Norte é linda, repleta de ações e conquistas, por isso que pedimos ao povo para continuar com o nosso trabalho. Ao lado do prefeito Lero, Ricardo Teobaldo e todos os nossos vereadores, vamos continuar o trabalho por nossa gente”, contou Diogo Moraes.

Na ocasião, Lero falou da importância da parceria com Diogo Moraes e Ricardo Teobaldo para o município. “Pelo nosso trabalho e empenho, não tenho dúvidas que faremos Diogo Moraes e Ricardo Teobaldo majoritários aqui em Taquaritinga do Norte. São dois deputados que já mostraram comprometidos com o desenvolvimento de nossa terra, têm trabalho e não medem esforços para melhorar a vida de todos os pernambucanos”, cravou o prefeito.

O encontro, denominado “Aqui tem Trabalho”, aconteceu na sede do município, na sala de reuniões do hotel Várzea Grande. O ato foi o pontapé da campanha de Diogo Moraes na Terra do Café Orgânico.

Diogo é um deputado que muito nos orgulha - Afirma Ricardo Teobaldo no primero evento político do grupo CALABAR em Taquaritinga do Norte

 


Na manhã deste sábado (27), o prefeito Ivanildo Lero (PSB) oficializou seus candidatos a deputado estadual e federal em Taquaritinga do Norte.

Ricardo Teobaldo (PODEMOS) será apoiado pela terceira vez pelo grupo político, sendo que, em 2014 obteve uma expressiva votação e em 2018 foi majoritário no município.

Além de Ricardo para federal, Lero apoiará pela quarta vez o deputado estadual Diogo Moraes (PSB), que em 2010,2014 e 2018 foi majoritário.

Ricardo durante o evento falou sobre a importância da parceria com o grupo CALABAR e pediu voto para Diogo Moraes.

“Diogo é um deputado que muito nos orgulha e juntos, vamos continuar o bom trabalho que tem resultados positivos para a população de Taquaritinga do Norte”.

Marcio Felipe

quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Semana da Pessoa com Deficiência : Aconteceu neste dia 24 de agosto na Câmara de Vereadores de Taquaritinga do Norte PE, o projeto " Valorizar

 Aconteceu neste dia 24 de agosto na Câmara de Vereadores de Taquaritinga do Norte PE,  o projeto " Valorizar". O mesmo fez parte das vivências da Semana de Valorização da pessoa com deficiência de 21 a 28 de agosto de 2022. Com a presença de Geziel Bezerra, presidente do CONED: Conselho dos direitos da pessoa com deficiência do estado de Pernambuco. Autoridades executivas e legislativas, membros do CONDEF, escolas e sociedade civil. Houve palestras de esclarecimento e apoio à inclusão.  Em destaque, pessoas com deficiências apresentaram seus talentos e habilidades. O Secretário de Educação Marcos Augusto, gestores escolares, coordenadores, professores e a equipe da Educação Inclusiva coordenada por Ana Lúcia, demonstraram seu comprometimento e atuação. A Educação Inclusiva de Taquaritinga do Norte que ocupa a primeira posição no estado de Pernambuco.













quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Lero realiza entrega de veículo para coordenadoria da mulher

 



 O prefeito Lero (PSB) entregou ontem (24) um veículo destinado a Coordenadoria da Mulher, para que as demandas sejam solucionadas com maior facilidade, tendo em vista a necessidade por conta da alta demanda da Coordenadoria da mulher.

“uma conquista para o povo, a Coordenadora Maria Helena terá mais facilidade para continuar desenvolvendo o belo trabalho à frente da Coordenadoria” falou o prefeito

terça-feira, 23 de agosto de 2022

Ossada em sítio arqueológico de Vertentes é objeto de pesquisa

 


O Furna dos Ossos, um sítio arqueológico em Vertentes, no Agreste de Pernambuco, abriga parte da pré-história através de ossos de indígenas que viviam naquela região em tempos passados. O local é palco de pesquisa através de escavações feitas em alguns períodos, e recentemente foi alvo de uma série de vandalismos e descaso. Agora, com a instalação de uma cerca protetora, assim como uma placa de sinalização nos moldes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), colocadas pela prefeitura da cidade, tenta retomar à condição de símbolo de preservação no estado.

Placa e cerca foram colocadas pela prefeitura de Vertentes, após cobrança para afastar vandalismo (Cortesia)

O doutor em arqueologia e professor do curso de história da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Flávio Moraes, de 42 anos, é um dos profissionais envolvidos no trabalho que busca revelar detalhes daquele povo. A existência do espaço, segundo ele, foi compartilhada por outros colegas de profissão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). “É um sítio sob rocha onde começou a aparecer muito material ósseo humano. Tivemos conhecimento através de alguns colegas que são professores da UFPE”, disse de início.

Placa e cerca foram colocadas pela prefeitura de Vertentes, após cobrança para afastar vandalismo (Cortesia)

Um desses professores foi Sandro Guimarães, que ensina a disciplina de antropologia. Por meio de fotografias, ele “apresentou” o sítio a Flávio, e foi a partir daí que uma ação começou a ser pensada para a preservação da área.
“Ele falou comigo em Alagoas, porque sabia que minha área de pesquisa é voltada para sítios funerários. Sandro me apresentou as fotos do sítio e eu fiquei muito angustiado. A partir daí, demos início a uma ação para viabilizar as atividades de escavação para fazer o salvamento do espaço, e também para conhecer mais a história das práticas mortuárias desses povos que viveram aqui em tempos pré-históricos”, rememorou Flávio.
O arqueólogo, estudioso em meio a temas que envolvem sítios funerários, apontou os achados como pertencentes a indígenas, e a estrutura do local, com a presença de várias rochas, como um ambiente comum para receber atividades de sepultamento.
“Sabemos que esse material pertence a populações indígenas que provavelmente viveram aqui antes da chegada dos europeus. Essas características do local onde os ossos se encontram, que é um abrigo sob rocha, é recorrente nas práticas indígenas de sepultamento em regiões onde se dispõe de grandes afloramentos rochosos, como aqui em Vertentes”, explicou.
Alguns dos ossos encontrados tinham resquícios de cor avermelhada. O que simboliza, na crença daquele povo, parte de um ritual que tem mais de um sepultamento. 
“Identificamos também ossos com pigmentos vermelhos, que caracterizam um ritual secundário de sepultamento. Os indivíduos eram sepultados e depois da decomposição das partes moles, tinham os seus ossos retirados para um outro ritual, onde se colocava pigmento vermelho para a realização de um novo sepultamento”, complementou.
Escavação no local está prevista para ser concretizada em março do próximo ano (Cortesia)

A ossada estudada em Vertentes se divide em fragmentos de costelas, ilíaco (osso da região da bacia), escápula (osso abaixo dos ombros), úmero (osso do braço, sendo o maior entre os membros superiores), fêmur e outros. Além disso, também foram encontrados dentes felinos, que provavelmente são de onças.

Esse material, no entanto, vinha sendo afetado de forma negativa pela população que frequenta o sítio arqueológico da cidade. Registros de vandalismo e descaso são relatados num parecer técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional datado em 25 de junho de 2018. No ofício, consta a presença de ossos espalhados, pichações, embalagens de bebidas e comidas, ninho de insetos e vestígios de acampamento e fogueira, por exemplo.

Parecer técnico do IPHAN apontando problemáticas na região (1/2) (Reprodução)

Parecer técnico do IPHAN apontando problemáticas na região (2/2) (Reprodução)
“É uma área de visitação turística, onde não há controle de acesso e muitas pessoas não têm consciência nem conhecimento da importância desse material e acabam destruindo. Elas destroem também todo o contexto, que é o mais importante para a arqueologia. Estávamos com uma preocupação muito grande”, lamentou Flávio.
Escavações

O processo de escavação no Furna dos Ossos faz parte de uma pesquisa que tem parceria entre o do campus Caruaru da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o laboratório e museu de arqueologia da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Esse trabalho é financiado através de uma emenda parlamentar do deputado federal Carlos Veras (PT).

O doutor Flávio Moraes detalhou o cronograma das escavações em Vertentes, indicando que atualmente ela está em seu começo. Ele revelou ainda que pensa, a longo prazo, em uma forma de inserir toda a comunidade na ação. O intuito maior disso, na sua visão, é não voltar a ver cenas de vandalismo e descaso em espaços históricos.
“A escavação está na sua fase inicial. Estamos programando uma ação para outubro, e já entrei em contato com escolas aqui do município, porque a nossa ideia é fazer uma ação intensa de educação patrimonial, juntando professores e alunos nesse primeiro momento. Depois, pensamos em expandir para todo o município, até para que a gente não veja mais esse tipo de situação como pichação e vandalismo nos sítios arqueológicos”, disse.
Sítio tem forte presença de rochas em sua composição; possíveis sepultamentos aconteciam no local (Cortesia)

Com a próxima etapa prevista para o mês de outubro, o desfecho das escavações deve acontecer apenas no primeiro trimestre do próximo ano. Mas outros processos terão que acontecer até a finalização do trabalho em solo pernambucano.
“A gente já agendou outra etapa entre os dias nove e 15 de outubro. Pelas características do sítio, acho que vamos ter de seis a oito etapas. A gente só deve terminar a escavação em março do ano que vem. Depois disso, ainda tem análise do material em laboratório, processamento de dados e relatórios. Vai correr o ano de 2023 todo até que a gente possa apresentar resultados consistentes”, alegou.
Importância histórica

A preservação do espaço é um fator indispensável para que o recorte histórico e a maneira de vida daquela época sejam desvendados. Hábitos como a separação de tarefas e até mesmo alguns tipos de doenças podem ser “lidos” através dos ossos.
“O local tem uma potencialidade fenomenal para explicar sobre o cotidiano desses grupos. Quando a gente estuda esse contexto de morte, a gente quer, na verdade, compreender o modo de vida desses povos, porque os ossos deixam muitas marcas daqueles indivíduos, como algumas patologias, preferências alimentares e também para saber se havia divisão entre os gêneros nas atividades desenvolvidas no grupo”, detalhou Flávio, por fim.
Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações do Diário de Pernambuco

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Palestra contra as Drogas estão sendo realizadas nas escolas de Taquaritinga do Norte

 A Secretaria de Educação em Parceria com a Secretaria de Segurança estão realizando palestras contra as Drogas nas Escolas Públicas de Taquaritinga,  as palestras têm o intuito de alertar e conscientizar os jovens sobre esse mau que tanto prejudica a nossa sociedade. As Palestras começaram hoje e vão até o mês de setembro, onde no final das palestras haverá  uma Culminância com cada escola apresentando atividades sobre o tema em praça pública,  na segunda semana de setembro será realizada a Campanha contra as Drogas em Taquaritinga do Norte .










#educaçãoparatodos👭👬👭👬👭👫👭👬👭👬🙏☝👏🎓📕📖📚🌟

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...