domingo, 2 de maio de 2021

Morre de Covid-19 ex-secretária de Turismo de Garanhuns, Neile Barros

 



Morreu neste sábado (1º) a ex-secretária de Turismo de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, Neile Barros. Ela passou mal em casa, foi levada para o Hospital Dom Moura, e transferida para a Unidade de Tratamento de Covid-19, que fica na Cohab II, mas não resistiu.

Neile Barros trabalhou na gestão do prefeito Isaías Régis de 2016 até o fim do ano passado. Ela foi responsável por articular a realização dos eventos turísticos da cidade, como "A Magia do Natal".

A Prefeitura de Garanhuns lamentou o falecimento de Neile Barros, ex-secretária de Turismo do município, e decretou luto oficial por três dias em memória e reconhecimento dela.

O corpo de Neile foi sepultado às 17h deste sábado no Cemitério Parque das Rosas.


Dois dias após mulher falecer depois do parto, outra paciente morre horas após dar à luz na mesma maternidade


Amanda Ramos morreu horas após o parto, em Timbaúba, na Zona da Mata de Pernambuco — Foto: Reprodução/WhatsApp

Amanda Ramos morreu horas após o parto, em Timbaúba, na Zona da Mata de Pernambuco — Foto: Reprodução/WhatsApp

Mais uma mulher morreu horas após dar à luz na Maternidade Doutor Tito Ferraz, que fica no Hospital Memorial Doutor João Ferreira Lima, em Timbaúba, na Zona da Mata. O parto foi feito na sexta-feira (30), dois dias depois que a vendedora Amanda Lorraine Gonçalves de Lima, de 23 anos, faleceu após uma cesariana realizada na mesma unidade de saúde.

A segunda morte foi a da dona de casa Amanda Ramos de Melo, de 34 anos. De acordo com a família, o parto dela foi feito na rede particular, diferente da mulher do primeiro caso, que teve a filha por meio de um convênio com a prefeitura. A parceria, segundo a gestão municipal, foi suspensa após os óbitos.

Durante o procedimento, o médico responsável pelo parto de Amanda Melo faria uma laqueadura por meio de uma ligadura das trompas. No entanto, foi realizado um procedimento chamado histerectomia, que é quando o útero é retirado por completo.

"Ela estava com 40 semanas, teve uma gravidez comum, era saudável e fez o pré-natal. Os problemas já começaram com a histerectomia, que não foi combinada com ela. O médico foi o mesmo do outro caso em que a mulher morreu dois dias antes. Ela saiu da sala de cirurgia e foi para o quarto. Amamentou o filho e aí passou a ter hemorragia e paradas cardiorrespiratórias", disse a prima de Amanda Ramos, a bacharela em direito Karla Rayane Prazeres.

O bebê, chamado Lucas Miguel, foi o segundo filho de Amanda Ramos. Ele passa bem e não teve nenhum problema após o nascimento. A mulher morava em Carpina, também na Zona da Mata, e decidiu fazer o parto no hospital de Timbaúba para fazer a laqueadura.

"A maternidade não tem Unidade de Terapia Intensiva e não tem condições de fazer um procedimento desse tipo. Ainda em Timbaúba, decidiram transferir ela para o Hospital das Clínicas, no Recife. Mas, antes disso, logo que ela entrou na ambulância, piorou e precisou ser levada para a UPA de Timbaúba. De lá, foi transferida para o Hospital Ermírio Coutinho, em Nazaré da Mata. Lá ela morreu", disse a prima da mulher.

A morte das duas Amandas ocorreu horas depois de dar à luz. Nos dois partos, as famílias denunciam terem sido vítimas de negligência por parte do hospital. No primeiro caso, a família afirmou que a mulher foi vítima de negligência por ter ficado seis horas passando mal, sem atendimento médico. A Polícia Civil investiga o caso como "morte a esclarecer".

O corpo de Amanda Ramos foi levado para uma unidade de saúde de Carpina e, posteriormente, foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal, no Centro do Recife, onde passou por perícias. O enterro ocorreu na tarde deste sábado (1º), no Cemitério de Carpina.

Sobre esse segundo caso, a Polícia Civil informou que não localizou "o registro de ocorrência com os dados fornecidos". O G1 também entrou em contato com o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.

Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, recebe seminário gratuito do Programa dos Comitês de Cultura do MinC

   Idealizado pelo Comitê de Cultura de Pernambuco, evento visa contemplar também os fazedores de cultura dos municípios de Toritama, Taquar...