sexta-feira, 3 de julho de 2020

Com queda de doações na pandemia, estoque de sangue do Hemope fica em situação crítica

Hemope fica localizado no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) teve uma redução no número de doações na pandemia do novo coronavírus. Por isso, segundo o próprio hemocentro, o estoque de bolsas de sangue atualmente é crítico nos tipos sanguíneos A-, A+, B+, O- e O+. Os outros, de acordo com o Hemope, tem estoques em "estado de alerta".
A coleta de sangue caiu para a metade durante a pandemia, segundo o Hemope. Durante os meses de abril e maio foram coletadas cerca de 4.500 bolsas. Normalmente, coleta mensal arrecadava 8 mil bolsas de sangue.
A suspensão das cirurgias eletivas nos hospitais, aquelas que não são de urgência, diminuiu parte da demanda, mas o sangue ainda era necessário. No entanto, com a autorização para retorno das mesmas, aumenta novamente a demanda por bolsas de sangue.
Com isso, o Hemope está pedindo que, quem pode doar sangue, compareça à unidade. A fim de evitar aglomerações, o doador precisa agendar um horário. No Recife o agendamento é através do 0800-081-1535. Para ligações interestaduais, o número é o (81) 3182-4630. Na sede de Caruaru, o agendamento é feito através do número (81) 3719-9569.Como doar
Hemope toma cuidados para continuar recebendo doações de sangue
00:00/03:55
Hemope toma cuidados para continuar recebendo doações de sangue
Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses para a primeira doação). Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal (pai ou mãe), bem como levar xerox da identidade.
É necessário ter mais de 50 kg, estar alimentado e em boas condições de saúde, além de apresentar um documento original, com foto. São exemplos: identidade, carteira de habilitação ou carteira de trabalho. Crachás não são aceitos.
Também é necessário respeitar os intervalos entre as doações de sangue, que são de três meses para homens e quatro meses para mulheres.

Governo antecipa em duas etapas a reabertura das academias de ginástica

Academias de ginástica voltarão a funcionar na sexta etapa do Plano de Convivência com a Covid-19 — Foto: Geovana Alves/G1

O governo de Pernambuco antecipou em duas etapas a retomada das atividades nas academias de ginástica. Como forma de contenção da pandemia do novo coronavírus, o estado determinou, via decreto, o fechamento desses estabelecimentos, desde 18 de março. Nesta quinta (2), profissionais e empresários do setor realizaram um protesto no Recife para cobrar a reabertura.
De acordo com a Secretaria da Casa Civil de Pernambuco, a reabertura das academias foi antecipada da oitava para a sexta etapa do Plano de Convivência com a Covid-19.
Atualmente, parte de Pernambuco está na quarta etapa desse cronograma. A quinta fase será implantada na segunda-feira (6), com retomada dos serviços de escritório, com 50% dos trabalhadores, nas Regionais de Saúde do Recife; de Limoeiro, no Agreste; e de Goiana, na Zona da Mata Norte.
Ainda não há data prevista para a implementação da sexta etapa do Plano de Convivência. Municípios como Caruaru e Bezerros, no Agreste, estão adotando medidas de segurança mais rígidas, uma vez que os números da Covid-19 não foram controlados, segundo o governo.
O protesto dos profissionais do setor foi realizado na manhã desta quinta-feira (2), em frente ao Palácio do Campo das Princesas, na zona central do Recife, sede do governo estadual.

quinta-feira, 2 de julho de 2020

Prefeito Lero dá Esclarecimentos a população após acusações do Presidente da Câmara



Nota de Esclarecimento divulgada pelo Prefeito Lero

À respeito de manifestação do Exmo. Presidente da Câmara Municipal de Taquaritinga do Norte, vereador Jurandi, à respeito da prestação do Poder Executivo Municipal relativa ao contas do exercício, esclarecemos à população que:

1 – Quando o Tribunal de Contas informa, em seu parecer prévio, que houve “ausência de recolhimento de R$ 324.665,37, a título de obrigação patronal, equivalente a 7,26% do total devido ao RGPS , em momento algum afirma que houve desvio de recursos, como falsamente insinuado pelo Exmo. Presidente.
 Ao contrário, após examinar todas as despesas do exercício de 2017, NÃO encontrou qualquer indício de desvio de recursos, NÃO havendo qualquer imputação de débito contra o Prefeito.

Ou seja, reconheceu-se a realidade, que se trata o Prefeito Ivanildo Mestre de um gestor HONESTO.

A irregularidade identificada pelo Tribunal de Contas não identificara qualquer ato de corrupção pelo Prefeito.
Mas sim TCE apenas considerou que uma menor parte (7,26%) do total de contribuições previdenciárias (patronais) devidas ao INSS não fora pagas, que se deveu a GRAVE CRISE FINANCEIRA por que passou o Município, no exercício de 2017.
Cabe esclarecer que o que houve fora que o a Prefeitura, diante da crise financeira, teve que priorizar o pagamento de despesas essenciais, como folha de pagamento, não restando ao fim do exercício recursos suficientes para a quitação total do débito com o INSS,  tendo sido pagas quase a totalidade (92,74‬%) das contribuições previdenciárias devidas.
As contribuições previdenciárias devidas no exercício de 2017 ao INSS foram PARCELADAS, como o próprio TCE reconhece.
É CALUNIOSA, portanto, a afirmativa do vereador Jurandi, que se prevalece de sua imunidade parlamentar para tentar enganar a população com insinuações inverídicas. 
Desafio o vereador Jurandi a encontrar nas minhas contas uma prova sequer de desvio de recursos ou de corrupção. Sou um homem HONESTO e assim continuarei sendo, de modo que repudio veementemente a postura do vereador Jurandi ao tentar atingir minha honra, distorcendo a realidade à população. É um ato de desespero e de politicagem baixa.

2 – Merece ser esclarecido também à população que, após o julgamento das contas da Prefeitura referentes ao exercício de 2017, o próprio Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco mudou o seu entendimento sobre o assunto, passando a considerar que débitos de pequena monta junto ao INSS  não são suficientes para a rejeição de contas, devendo ser APROVADAS em tal condição.

Deste modo, o Pleno do TCE/PE em julgamento recente (sessão da 03/06/2020) do meu antecessor, José Evilásio de Araújo, no PROCESSO TCE-PE N° 16100024-1RO001, recomendou a “APROVAÇÃO” das contas do gestor, mesmo constando débito junto ao INSS (R$ 569.495,71), equivalente a 14,87% do valor total, maior portanto que o devido em 2017.

Com mais, razão, portanto, também haverá o TCE/PE de APROVAR minhas contas em recurso cabível ao TCE/PE, tendo em vista se tratar de débito ainda menor e de estar comprovado o parcelamento, assim como a minha boa-fé.

Agradecemos, portanto, ao povo, que confia em nossa honestidade, sempre provada e reconhecida, e desafiamos ao vereador Jurandi a provar um ato sequer de desvio de recursos ou de corrupção nas contas relativas ao exercício de 2017 ou a qualquer exercício de minha gestão.

Ivanildo Mestre Bezerra, em 02/07/2020

quarta-feira, 1 de julho de 2020

Vereador João Eugênio : Nota de Pesar




Foi com imenso pesar que recebemos a notícia do falecimento da Senhora Izabel Sabino De Barros, com a idade de 94 anos. Conhecida como Dona Bezinha Mãe do nosso querido Padre Pedro das Romarias , Dona Bezinha era natural de Bonito e deixou seus 6 filhos (Helena, Heleno, Enoque, Mercês, Josy e o Padre Pedro), netos, bisnetos e tataranetos.
Neste momento doloroso, venho externar meus sentimentos, e me solidarizar com a família. Rogo a Deus que no aconchego de seus braços receba Dona Bezinha, e que no calor de seu imenso coração conforte a todos por esta grande perda.


Vereador João Eugênio



LERO ESTÁ ENTRE OS 11 PREFEITOS PERNAMBUCANOS QUE RECEBERAM O PRÊMIO “PREFEITO AMIGO DA CRIANÇA”, DA FUNDAÇÃO ABRINQ


Blog do César Mello: Em Taquaritinga do Norte - Lero assina Termo ...

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) vem a público informar que 11 prefeitos pernambucanos foram agraciados pela Fundação Abrinq com o prêmio “Prefeito Amigo da Criança”. A premiação reconhece os gestores de todo o Brasil que se dedicaram e cumpriram todas as etapas propostas ao longo dos quatro anos de gestão (2017-2020), ao atingir as metas propostas pela fundação. 

De acordo com o Observatório da Criança e do Adolescente (2019) 9.852 crianças e adolescentes vivem em Taquaritinga do Norte.  Ivanildo Mestre assinou o termo de adesão ao Programa Prefeito Amigo da Criança no dia 14/07/2017, já na condição de prefeito.
Sua adesão representa a terceira vez que a gestão municipal de Taquaritinga do Norte participa do programa, no entanto, esta é a primeira vez que um gestor do município é reconhecido como Prefeito Amigo da Criança.
Taquaritinga do Norte teve Redução de 2 pontos na média de alunos por turma nas pré-escolas da rede municipal. De 21,1 alunos por turma, em 2016, para 19,1, em 2019. A cidade também teve o aumento de 22,3 pontos percentuais na proporção de docentes de pré-escolas públicas municipais com ensino superior. De 37%, em 2016, para 59,30%, em 2019.

Dentre as ações destaques, que foram os principais critérios para a seleção do prêmio, estão a apuração do orçamento Criança e Adolescente durante os 3 anos; redução de 4,6 pontos na média de alunos por turma nas creches da rede municipal (de 18.7 alunos por turma, em 2016, para 14,1, em 2019); aumento de 31 pontos percentuais na proporção de docentes de pré-escolas públicas municipais com ensino superior (de 60,80%, em 2016, para 91,9%, em 2019); além do aumento de 9,7 pontos no percentual de nascidos vivos cujas mães fizeram 7 ou mais consultas pré-natal (de 69,4%, em 2016, para 79,1%, em 2019). 

Os gestores selecionados foram Arquimedes Valença, de Buíque; Débora Almeida, de São Bento do Una; Emerson Vasconcelos, de Poção; Ivanildo Bezerra, de Taquaritinga do Norte; Joamy Alves, de Araçoiaba; Joelma Duarte, Panelas; José Patriota, Afogados da Ingazeira; Anchieta Patriota, Carnaíba; Osório Filho, do município de Pedra; Michel Coelho, de Petrolina; e Rachel Lyra, de Caruaru.

Esta é a 6ª ediação do prêmio e para sistematizar todas as ações realizadas pelos gestores, a fundação Abrinq produziu o Relatório do Processo de Avaliação da Gestão 2017-2020, que destrincha todo o processo, que pode ser baixado no site prefeitoamigo.org.br. “Os princípios do Programa Prefeito Amigo da Criança, podem ser utilizados a qualquer tempo, em qualquer município brasileiro e dependem, fundamentalmente, da vontade política dos gestores e da capacidade dos municípios em constituir redes de enfrentamento que priorizem a infância e adolescência”, destacou a Abrinq.


segunda-feira, 29 de junho de 2020

Santa Cruz é a quarta cidade do país com maior aumento de casos de COVID-19, aponta G1



Santa Cruz do Capibaribe foi destaque em uma reportagem do Fantástico, neste domingo (28), como a quarta cidade do país com o maior aumento de casos da COVID-19 nas últimas duas semanas, os dados divulgados pela Globo foram colhidos através das informações do Ministério da Saúde. O levantamento levou em consideração cidades com mais de 100 mil habitantes.

No ranking das dez cidades com maior aumento de casos nos últimos 14 dias, Santa Cruz é a única cidade de Pernambuco a aparecer, ficando atrás de duas cidades do estado de Goiás e uma de Minas Gerais.

Quatro cidades pernambucanas apareceram no ranking de menor aumento de casos do novo coronavírus no mesmo período. São Lourenço da Mata, Camaragibe, Paulista e Recife ocupam as quatro últimas colocações entre as dez com menor aumento de casos.



Boletim de casos de COVID-19

Dois novos pacientes testaram positivo para COVID-19 neste domingo (28), a cidade agora totaliza 547 casos da doença.

Os novos casos tratam-se de um homem e uma mulher, ambos com idade superior a 80 anos. A cidade foi a única da região a registrar novos casos neste domingo.

Dois homens são detidos com droga e dinheiro pela GCM em Pão de Açúcar de Taquaritinga do Norte




Na tarde de ontem (28), a Guarda Civil Municipal de Taquaritinga do Norte recebeu informações de que dois homens estariam comercializando drogas no distrito de Pão de Açúcar, a dupla estaria em uma moto.

A Guarda se encaminhou até o local denunciado e acabou encontrando dois homens com características que eram compatíveis com o que foi repassado.

Quando perceberam a presença do efetivo, os dois fugiram e acabaram sendo capturados na PE-160.

Após abordagem, com os homens foram encontradas nove pedras de crack e 65 reais em espécie.

Os dois foram levados para a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe, onde ficaram à disposição do delegado plantonista.

Veículo onde estavam a esposa e o Genro do Secretário de Articulação Dudinha foi tomado de Assalto hoje

Na manhã de hoje o (29/06) veículo do Secretário de Articulação de Taquaritinga do Norte Dudinha foi tomado de assalto , os elementos levaram o Veículo a esposa de Dudinha e o seu Genro, o fato ocorreu de 5 horas da manhã e até o momento nem o veículo e os ocupantes não apareceram, a polícia está mobilizada a procura dos criminosos.


Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...