sábado, 27 de agosto de 2011

Zeca o mito !

                                               

Um homem que foi eleito pelo povo duas vezes derrotando "na época" um mito , este homem simples que sempre teve sua vida pautada ao povo , um homem que várias vezes foi humilhado , maltratado e injustiçado , pois é Zeca foi peça fundamental para eleição de Evilásio e hoje também é peça fundamental para reeleição de Evilásio , Zeca hoje é uma liderança querida dentro do palácio das princesas, e Eduardo Campos num encontro regional semana passada citou Zeca , dizendo o seguinte : Meu amigo Zeca de Taquaritinga em 2006 me apoiou quando eu tinha 8% nas pesquisas atraz de Mendonça e Humberto, foi o primeiro Prefeito de partido de oposição a apoiar esta eleição que muitos das oligarquias ultrapassadas achavam impossível, daí nota-se a influência deste homem do povo que é Zeca,  e lembrando que Zeca nunca chamou Eduardo de : Dudu dos precatórios , e nunca chamou Arraes de : Velho Babão !
   E hoje Zeca tem uma situação cômoda que elege qualquer nome que apoiar para vereador !

O empresário Sandro de Afonso declara apoio a Évilásio

   Quem declarou apoio ao Prefeito Evilásio foi o empresário dono da HAGYT JEANS, Sandro admira a administração e principalmente a obra da entrada de Gravatá que foi um marco histórico para aquele distrito.
 Sandro também é conhecido por Lazinho , o próprio Prefeito chama Sandro de Lazinho!

                    

Curtinhas do Dália Net

União
   
    Esse é o clima que predomina , nas ruas ,nos bares nas rodas de amigos, o povo de Taquaritinga parece que finalmente começa a deixar de "excluir" amigos por conta de partido, antigos políticos e ultrapassados não gostam dessa união , e a alguns anos não queriam ver seus aliados andando ou conversando com os "inimigos" criavam assim o clima de guerra que até famílias destruiu, parte dessa mudança se deve ao Prefeito Evilásio que não quis sair pintando tudo de vermelho quando ganhou e sempre cobra de seus comandados que atentam "todos" da mesma forma .

Pula pula 

   Geralmente o pula pula começa logo depois da eleição, uns insatisfeitos pelas derrotas e outros por não ter conseguido o que queriam com o partido que ganha, mais ultimamente o pula pula para o lado do Prefeito tem sido enorme , o povão está perdendo o medo de pular , e  todo dia um se declara , quem tem ganhado com isso é o Prefeito .


De novo

Que vai tentar uma vaga no legislativo de Taquaritinga do Norte é o barbeiro Zézé Marques , Zézé ja tentou por duas oportunidades em 1992 e em 2004 , e está muito animado com as eleições do ano que vem e disse que quer fazer parte da campanha vitoriosa do progresso de Taquaritinga.


Lésbicas de Pernambuco querem visibilidade na semana que vem


                                     
O movimento de Lésbicas e Bissexuais de Pernambuco comemora na próxima segunda- feira (29/08), o Dia da Nacional Visibilidade Lésbica, que tem como intuito discutir o papel social da mulher. A data também serve para refletir a situação política e social das mulheres lésbicas e bissexuais em todo o Brasil.

Para o  COMLÉS (Coletivo de Lésbicas e Mulheres Bissexuais de Pernambuco), a ocasião serve para discutir os direitos e o reconhecimento da liberdade das mulheres enquanto sujeitos.

 “Queremos o empoderamento das mulheres, principalmente com relação ao corpo. Além disso, queremos o reconhecimento das nossas particularidades seja na saúde, educação, família e no mercado de trabalho”, ressaltou a representante Ana Carla Lemos do COMLÉS.

O movimento luta para implementação das ações do Plano de Feminização da Aids no Brasil; Saúde Integral da Mulher Lésbica; Implantação de uma equipe especifica na Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres do estado de Pernambuco e ampliação da  Assessoria Especial para Assuntos LGBT de Pernambuco.

Acompanhe a Semana da Visibilidade Lésbica:

Recife – PE:

27/08 - 8 às 14h - Seminário Mulheres Lésbicas e Bissexuais: Visibilidade para além das identidades, Empoderamento e Saúde Integral -
Local: SIMPRO - Rua Almeida Cunha, 65 - Santo Amaro - Recife - PE - Confirmar participação através do e-mail para comlespe@gmail.com


28/08 – 09h - II Sarau da Visibilidade Lésbica

Mercado da Boa Vista

29/08 - 14h - IV Caminhada da Visibilidade Lésbica de Pernambuco

Percurso: Universidade Católica de Pernambuco (saída), Praça 13 de Maio, Ponte Princesa Isabel, Palácio do Governo, Pátio do Carmo.


Atividade cultural no Pátio de São Pedro com Jaina Elne.


31/08 – 17 às 22h - Cine Debate da Semana da Visibilidade Lésbica

Local: Museu de Artes Modernas Aluísio Magalhães - Rua da Aurora, 265 - Boa Vista.

 
Olinda:

26-08 – 09 às 13h - I Encontro Feminino de Sensibilização de Lideranças Comunitárias Lésbicas e de Mulheres Bissexuais sobre Feminização da Aids e a Prevenção das Hepatites Virais - Auditório da Policlínica João Barros Barreto - R. Dr. Justino Gonçalves, s/n - Carmo - Olinda - PE. Confirmar participação através do e-mail para comlespe@gmail.com, até o dia 24/08.

Teremos vacinação contra Hepatite B.

26/08 - 17h - Sarau com show de Mulheres Coquistas

Exposição de Arte, poesias.

Centro Luis Freire - Rua 27 de Janeiro, 181 - Carmo - Olinda – PE.

Diogo: “Gestão de Toinho é fraca”


O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) não economizou críticas ao prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Antônio Figuêiroa (PTB), o Toinho do Pará, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, ontem. Se dizendo integrante do mesmo grupo do petebista, Diogo classificou a gestão do “aliado” como fraca. Também revelou que a discussão sobre 2012 já foi iniciada entre o grupo, destacando que o atual gestor pode não disputar a reeleição.

“É possível, sim (Toinho não sair candidato). Inclusive, declarações dele em rádios na cidade dão indícios de que ele não vai se candidatar. Não vejo possibilidade em uma cidade tão politizada como Santa Cruz do Capibaribe, com 53 mil eleitores, ter uma terceira via”, destacou. De acordo com Diogo Moraes, a relação entre Toinho do Pará e o ex-prefeito e atual deputado federal, José Augusto Maia (PTB), não está boa.

“Não sei também quais foram os motivos que levaram essa relação a estremecer. O momento que o prefeito vive também não é muito bom. Ele não está com boa avaliação. Estamos no início de uma discussão de como é que vamos discutir 2012. Pode haver algumas mudanças“, sublinhou. Questionado, o parlamentar garantiu que não será candidato em 2012. Ressaltou que seu compromisso é ajudar no desenvolvimento do Polo de Confecções do Agreste. Sua atuação, pontua, será nas áreas de mobilidade, estrutura viária, capacitação da mão-de-obra e cui­dados com Saúde e Segurança.

EDSON


Afagado pelo deputado estadual Edson Vieira (PSDB), que participou da última Agenda 40, Diogo informou que sua relação com o tucano é boa. “Tiveram alguns companheiros do PSDB que apoiaram ele (Edson) para deputado. O PSB é aliado do PSDB em Toritama, Brejo da Madre Deus e até recentemente em Taquaritinga. Não é estranha essa relação; 99% dos prefeitos do PSDB pediram votos para Eduardo Campos (PSB)”, ressaltou.

Fonte: budega nordestina

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

CONCURSO DE FOTOGRAFIAS – “Olhares sobre Taquaritinga do Norte”




O concurso “Olhares sobre Taquaritinga do Norte” é destinado aos jovens do PROJOVEM Adolescente, numa parceria entre as Secretarias de Ação Social e Turismo do município de Taquaritinga do Norte. Tem como objetivos estimular o sentimento de pertença dos jovens quanto ao município, motivar o reconhecimento dos valores regionais e aguçar as habilidades artísticas, bem como promover o turismo com a circulação dos cartões postais (resultado final do concurso).

ETAPAS:
1 – Inscrição
·         A inscrição é gratuita, e feita com o monitor de cada coletivo.
·         As fotografias serão catalogadas e arquivadas.
·         Cada jovem só pode concorrer com fotografias contendo imagens da sua localidade (Taquaritinga do Norte, Silva de Baixo, Placas, Mateus Vieira, Gravatá, Jeremum, Pão de Açúcar).
·         Podem ser inscritas até 3 fotografias por jovem, observando as seguintes categorias: Imagem natural; Arquitetura; Detalhes em Macro; Imagens de Personalidade. .
·         Monitores e oficineiros podem participar, sem, no entanto, concorrer aos prêmios, destinados, impreterivelmente aos jovens.

2 – Pré-avaliação
·         Do total de fotografias inscritas, 50 serão pré-selecionadas e corresponderão as 50 imagens apresentadas na exposição que acontecerá durante o Curta Taquary.
·         Serão 3 os critérios de seleção para as etapas seletivas: 1 – valor artístico, 2 – valor turístico, 3 – criatividade.
3 – Avaliação semifinal
·         Das 50 imagens pré-selecionadas, 8 serão as ganhadoras dessa etapa e se transformarão em cartões postais.

4 – Data Limite para Inscrição das Fotografias: 27 de agosto de 2011.

5 – Final
·         A comissão para a seleção das fotos premiadas será composta por: Mauricéa do Carmo (Secretária de Ação Social), Ronaldo Veiga (Vereador) e Maria Verbênia (Advogada).
·         Das 8 imagens finais, 3 serão as selecionadas e premiadas:
1.      Lugar – uma câmera fotográfica SANSUNG.
2.      Lugar – R$ 100,00.
3.      Lugar – R$ 50,00.
Obs.: Do 4º ao 8º lugar receberão brindes diversos pela participação.
·         A premiação acontecerá no dia 16 de setembro de 2011

Hoje tem teatro na frente da Igreja

  Hoje o grupo de teatro " AGAPE" da  Paróquia de Santo Amaro , vai fazer uma apresentação em homenagem aos 210 anos da paróquia de nossa cidade , o grupo é liderado pelo universitário Marcos Pontes !

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Noticias da Educação em Taquaritinga

         ACESSE :      http://seductaquaritaqdonorte.blogspot.com/

                               SEDUC TAQUARITINGA


Fique por dentro de tudo que acontece na Educação em Taquaritinga :

REUNIÃO COM O GESTOR DA GRE – CARUARU


REUNIÃO DE POSSE DOS NOVOS MEMBROS DO CONSELHO DO FUNDEB E ELEIÇÃO DE SUA PRESIDÊNCIA


CASA DO EDUCADOR PROMOVE AULA DE DISCO DANCE

Enviada por Email



SE 30% DOS BRASILEIROS (AS) FIZESSEM O QUE A SRA.
ELIANE ESTÁ FAZENDO, O BRASIL SERIA OUTRO.
PARABÉNS.

CARTA ABERTA DE ELIANE SINHASIQUE (jornalista e publicitária) PARA RENATO ARAGÃO (o Didi da REDE GLOBO DE TELEVISÃO) . . . . . !!!
Nota DEZ para essa mulher ! Parabéns !
R E P A S S E M . . . . . .
Querido Didi,
Há alguns meses você vem me escrevendo pedindo uma doação mensal para enfrentar alguns problemas que comprometem o presente e o futuro de muitas crianças brasileiras. Eu não respondi aos seus apelos (apesar de ter gostado do lápis e das etiquetas com meu nome para colar nas correspondências) ..........
Achei que as cartas não deveriam ser endereçadas a mim. Agora, novamente, você me escreve preocupado por eu não ter atendido às suas solicitações.
Diante de sua insistência, me senti na obrigação de parar tudo e escrever uma resposta. 

Não foi por " algum motivo " que não fiz a doação em dinheiro solicitada por você. São vários os motivos que me levam a não participar de sua campanha altruísta (se eu quisesse poderia escrever umas dez páginas sobre esses motivos).
Você diz, em sua última carta, que enquanto eu a estivesse lendo, uma criança estaria perdendo a chance de se desenvolver e aprender pela falta de investimentos em sua formação !

Didi, não tente me fazer sentir culpada. Essa jogada publicitária eu conheço muito bem. Êsse tipo de texto apelativo pode funcionar com muitas pessoas mas, comigo não.
Eu não sou ministra da educação. Não ordeno e nem priorizo as despesas das escolas e nem posso obrigar o filho do vizinho a freqüentar as salas de aula.
A minha parte eu já venho fazendo desde os 11 anos de idade, quando comecei a trabalhar na roça para ajudar meus pais no sustento da família.
Trabalhei muito e, te garanto, TRABALHO NÃO MATA NINGUEM ! Muito pelo contrário, faz bem !
Estudei na escola da zona rural, fiz Supletivo, estudei à distância e muito antes de ser jornalista e publicitária eu já era uma micro- empresária. 
Didi, talvez você não tenha noção do quanto o GOVERNO FEDERAL tira do nosso suor para manter a saúde, a educação, a segurança e tudo o mais que o povo brasileiro precisa. 
Os impostos são muito altos ! Sem falar dos Impostos embutidos em cada alimento e em cada produto ou serviço que preciso comprar para o sustento e sobrevivência da minha família. 
Eu pago pela educação duas vezes : pago pela educação na escola pública, através dos impostos, e na escola particular, mensalmente, PORQUE SOMENTE A ESCOLA PÚBLICA NÃO ATENDE COM ENSINO DE QUALIDADE QUE, ACREDITO, MEUS DOIS FILHOS MERECEM !!!
Não acho louvável recorrer à sociedade para resolver um problema que nem deveria existir, pelo volume de dinheiro arrecadado em nome da educação e de tantos outros problemas sociais !
O que está acontecendo, meu caro Didi, é que os administradores dessa dinheirama toda não veêm aeducação como prioridade !
PARA ÊLES, A EDUCAÇÃO LHES RETIRA A SUBSERVIÊNCIA E ÊSSE FATO, POR SI SÓ, NÃO INTERESSA AOS POLÍTICOS QUE ESTÃO NO PODER. POR ISSO, O DINHEIRO ESTÁ SAINDO PELO RALO; ESTÃO JOGANDO FORA , OU APLICANDO MUITO MAL !!!
Para você ter uma idéia, na minha cidade cada alimentação de um presidiário custa para os cofres públicos R$ 8,82 (oito reais e oitenta e dois centavos), enquanto que a merenda de uma criança na escola pública custa R$ 0,20 (vinte centavos) !!! O governo precisa rever suas prioridades, você não concorda ? Você pode ajudar a mudar isso ! Não acha ?
Você diz em sua carta que não dá para aceitar que um brasileiro se torne adulto sem compreender um texto simples ou conseguir fazer uma conta de matemática. Concordo com você !
É por isso que sua carta não deveria ser endereçada à minha pessoa. Deveria ser endereçada a Presidente da República !!!
Ela é " a cara " !!! Ela é quem tem a chave do cofre e a vontade política para aplicar os recursos !
Eu e mais milhares de pessoas só colocamos o dinheiro lá para que ela faça o que for correto e necessário para melhorar a qualidade de vida das pessoas do país, sem nenhum tipo de distinção ou discriminação. MAS, NÃO É O QUE ACONTECE !!! 
No último parágrafo da sua carta, você joga, mais uma vez, a responsabilidade para cima de mim, dizendo que as crianças precisam da "minha doação" e que a "minha doação" faz toda a diferença...
Lamento discordar de você, Didi !!! Com o valor da doação mínima de R$ 15,00(quinze reais) eu posso comprar 12 quilos de arroz para alimentar minha família por um mês, ou posso comprar pão para o café da manhã para 10 dias..... !!!
Didi, você pode até me chamar de muquirana, não me importo, mas, R$ 15,00(quinze reais) eu não vou doar ! Minha doação mensal já é muito grande. Se você não sabe, eu faço doações mensais de 27,5% de tudo o que ganho !!!
Isso significa que o governo leva mais de um terço de tudo que eu recebo e posso te garantir que essa grana, se ficasse comigo, seria muito melhor aplicada na qualidade de vida da minha família !
Você sabia que para pagar os impostos eu tenho que dizer NÃO para quase tudo que meus filhos querem ou precisam ? Meu filho de 12 anos quer praticar tênis e eu não posso pagar as aulas que são caras demais para nosso padrão de vida. Você acha isso justo ? Acredito que não. Você é um homem de bom-senso e saberá entender os meus motivos para não colaborar com sua campanha pela educação brasileira.

Outra coisa Didi, MANDE UMA CARTA PARA A PRESIDENTE "DILMA" pedindo para ela selecionar melhor os ministros e também os professores das escolas públicas ! Só escolher quem, de fato, tem vocação para ser ministro e para o ensino
Melhorar os salários daqueles profissionais também funciona para que êles tomem gosto pela profissão e vistam, de fato, a camisa da educação ! Peça para ela, também, fazer escolas de horário integral, escolas em que as crianças possam, além de ler, escrever e fazer contas, possam desenvolver dons artísticos, esportivos e habilidades profissionais. Dinheiro para isso está sobrando sim ! Diga para ela priorizar a educação e utilizar melhor os recursos.
Bem, você assina suas cartas com o pomposo título de Embaixador Especial do Unicef para Crianças Brasileiras e eu vou me despedindo assinando... Eliane Sinhasique - Mantenedora Principal dos Dois Filhos que Pari !!!

 
P.S.: Não me mande outra carta pedindo dinheiro. Se você mandar, serei obrigada a ser mal-educada: vou rasgá-la antes de abrir.

Paróquia de Santo Amaro em Taquaritinga do Norte completa 210 anos


A história da paróquia de Santo Amaro vem de braços dados com o período de povoação do municio de Taquaritinga do Norte. Tudo começou em 1801 a 210 anos atrás quando o povo fez solicitação ao Bispo de Olinda da época, Dom José Joaquim para a criação de uma freguesia, uma vez que há dez anos a capela de Santo Amaro já havia sido erguida.
O pedido logo foi deferido, onde se tornou sede de mais quatro capelas: a de São José da cidade de Vertentes, a de Nossa senhora da Conceição, na Lapada, a de Bom Jesus na Santa Cruz e a de Santo Antônio, em Jacarará, mais tarde a nova freguesia se transforma em Matriz ainda pertencente a Comarca de Limoeiro.
Na época a freguesia regia várias capelas de várias cidades, as quais podemos citar: Santa Cruz do Capibaribe, Poço Fundo, Santa Maria do Cambucá, entre outras.
Em 1812 iniciou o trabalho de reconstrução da antiga capela que por demorar muito a finalização da obra veio a desmoronar. Então só em 1860 com a ajuda do povo retomaram os trabalhos de reconstrução que duraram cerca de oito anos para conclusão.  
A Paróquia já pertenceu ao bispado de Olinda, Recife, Nazaré da Mata e só no ano de 1963 passou a pertencer a Diocese de Caruaru, a qual é a mais antiga das regida pelo Bispo Dom Bernardino Marchio.  
Seu padroeiro é Santo Amaro, conhecido pelo Santo Fujão, sendo um mistério que os antigos atribuem a mais um milagre do Santo.
Este ano a paróquia completa 210 anos de história, fé e graças concebidas e por este motivo uma vasta programação foi elaborada para comemorar esta grandiosa festa.

Programação:

Dia 25 /08
19h – Reza do terço
19h30 – Missa da Graça celebrada pelo Frei Lopes
21h – Abertura oficial do museu histórico da Matriz

Dia 26/08  

19h – Reza do terço
19h30 – Missa celebrada pelos Padres filhos de Taquaritinga com participação do coral Imaculado Coração de Maria do Distrito de Gravatá do Ibiapina, apresentações da academia experimental e banda musical Carminha Arruda.
21h – Quermesse com a pastoral familiar e apresentação de trio pé de serra.

Dia 27/08

18h30 – Reza do terço com os Grupos dos terços dos homens das cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Jataúba e Pão de Açúcar.
19h – Acolhida de todas as comunidades e dos filhos ausentes da cidade defronte a Praça da Bíblia
19h40 – Santa missa presidida pelo pároco Ivemar Pontes
21h – Descerramento do marco em comemoração aos 210 anos da Paróquia
21h30 – Show com a Banda Santa Clara

Dia 28/08

10h – Santa Missa e celebração da 1ª eucaristia
16h – Grande concentração na entrada da cidade de onde partirá em direção a Igreja Matriz com animação de Trio elétrico, do grupo jovem de Toritama, Comunidade Divina Misericordia de Santa Cruz do Capibaribe, Banda Javé Hyre e circo da cidade das Vertentes.
18h – Missa campal presidida pelo Padre Bianch Xavier
20h – Encerrando as festividades show com a Banda kairós


A lenda do santo fujão – Santo Amaro


Um mistério envolve a história do padroeiro de Taquaritinga do Norte, mistério esse que os antigos atribuem a mais um milagre de Santo Amaro, e que lhe rendeu o apelido de “Santo Fujão”.
Diz a tradição oral que no sítio Queimadas, no século XVIII, o proprietário dessas terras construiu uma capela em homenagem a Santo Amaro, de quem era devoto. Com o passar do tempo, muitos fiéis começaram a freqüentar o lugar para fazer orações e promessas ao santo. Como o fluxo de pessoas foi aumentando e o acesso ao local era difícil, a imagem foi transferida para uma outra capela, localizada onde hoje é o centro de Taquaritinga do Norte.
O mistério é que no dia seguinte, a imagem havia desaparecido. Logo se espalhou a notícia de que tivera sido roubada, mas os ânimos foram acalmados quando a encontraram na pequena capela do sítio Queimadas. A única explicação para o ocorrido é que a pessoa que havia pego a imagem se arrependeu por causa da indignação da população e, por medo, a levou ao seu antigo altar. Os devotos devolveram a imagem à capela mais central, mas no outro dia, lá estava ela outra vez no Sítio Queimadas.
O fato mexeu com todos. Foi aí que algumas pessoas colocaram o Santo na nova capela e ficaram de vigília no lado de fora, dia e noite. Não adiantou, a imagem voltou para o seu local de origem. O trabalho foi intensificado, o Santo foi trazido mais uma vez, e passaram a vigiar a Capela por dentro e por fora o dia inteiro. E aí o milagre aconteceu à vista de todos os presentes: a imagem sumiu e apareceu na outra capela.
Com isso a população ficou convencida de que era vontade de Santo Amaro ter sua imagem na capela do sítio Queimadas. Após uma reunião, o povo decidiu fazer uma negociação com o Santo. A ele foram oferecidas terras, uma igreja grande, casas e, ainda, tornar-se o patrono do lugar, que estava próximo de virar cidade. Assim tudo foi feito. A imagem foi reconduzida à nova capela, a população fez um pedido solene para que o Santo ficasse ali. E assim, Santo Amaro foi convencido a não mais voltar para o sítio Queimadas e tornou-se padroeiro do lugar que mais tarde transformou-se na cidade de Taquaritinga do Norte.
Quem foi ele? Nascido na Itália, no ano de 493, Mauro Aba de Cupe – Amaro é seu nome aportuguesado – carregou na sua história uma vida cheia de oração e milagres. Filho do Senador Romano Eqüício e de Júlia, dos discípulos de São Bento, ele foi o que mais se destacou.
Durante os seus 72 anos de vida, Santo Amaro curou muitos enfermos, um mudo paralítico, um cego de nascença e profetizou a morte de São Bento. Mas um dos fatos que mais marcou sua história foi quando correu sobre as águas para salvar um jovem que estava sendo levado pela correnteza.
Santo Amaro construiu 120 mosteiros por toda a França. Ele morreu no dia 15 de janeiro de 565, e hoje, tendo seu dia no calendário da Igreja comemorado na mesma data de sua morte, é padroeiro de várias cidades do Brasil.

Henrique Figueirôa
Assessor de Imprensa e Marketing 

Taquararitinga : Hoje tem Quartas de Final do Poeirão na Brasília

Hoje tem a segunda rodada das quartas de final do tradicional Campeonato do Poeirão no Bairro Brasília. O campeonato é organizado por Edu...