sábado, 21 de março de 2020

Coronavírus: veja números no Agreste, Mata Sul e Sertão de Pernambuco

Estrutura da família coronavírus tem forma de coroa — Foto: Getty Images via BBC

Chegou a 31 o número de casos confirmados do novo coronavírus em todo o estado de Pernambuco. Destes, um é em Belo Jardim, no Agreste, - o único caso registrado no interior. Até a divulgação do último boletim, na noite da sexta-feira (20), Bezerros, Caruaru, Jurema, Poção, Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte, Gameleira, Passira, Gameleira, Lajedo e Serra Talhada têm casos da doença sendo investigados. (Veja tabela abaixo)
Coronavírus no interior
AgresteMata SulSertão
Belo Jardim - 1 caso confirmado
Bezerros - 1 caso em investigaçãoGameleira - 1 caso em investigaçãoJatobá - 1 caso descartado
Caruaru - 20 casos em investigação e 9 casos descartadosPalmares - 2 casos descartadosSerra Talhada - 1 caso em investigação
Lajedo - 1 caso em investigação
Jurema - 1 caso em investigação
Passira - 2 casos em investigação
Poção - 1 caso em investigação
Santa Cruz do Capibaribe - 2 casos em investigação
Taquaritinga do Norte - 1 caso em investigação

sexta-feira, 20 de março de 2020

Covid-19: Governo de PE anuncia fechamento de comércio e serviços não essenciais


 (Tarciso Augusto/DP)
Tarciso Augusto/DP
O governo de Pernambuco anunciou, na manhã desta sexta-feira (20), o fechamento de todo o comércio não essencial e obras de construção civil a partir do domingo (22). A ação determina medidas mais rígidas de enfrentamento ao novo coronavírus. 

Continuam abertos os supermercados, mercadinhos, padarias, farmácias, postos de gasolina, casas de ração animal e depósitos de água mineral e gás, além de obras e serviços essenciais como hospitais, abastecimento de água, gás, energia e internet.

A possível paralisação de obras de construção civil contratadas pelo serviço público deverá ser decidida pelos respectivos entes federativos contratantes, como a União, o estado de Pernambuco e os municípios. As medidas restritivas serão detalhadas durante uma coletiva de imprensa que marcada para a tarde desta sexta-feira (20).

"Precisamos que o maior número possível de pessoas fique em casa para que tenhamos o mínimo de contato social. Quero agradecer a colaboração de todos e assegurar aos pernambucanos e pernambucanas que temos reunido aqui no palácio os maiores especialistas de várias áreas, para contribuir no enfrentamento dessa epidemia e nos ajudar a atravessar esse momento difícil", afirmou o governador Paulo Câmara durante o pronunciamento.

quinta-feira, 19 de março de 2020

Atenção : Utilidade Pública , Hospital Geral Severino Pereira da Silva


Informe Hospital Geral Severino Pereira da Silva

Estamos fazendo a nossa parte!
Faça a sua você Também.
Instalamos diversos dispensadores de álcool no nosso Hospital.
Higienize suas mãos!
#MedidasPreventivas.
#Saúde.


GUARDA MUNICIPAL DE TAQUARITINGA DO NORTE CUMPRE MANDADO DE PRISÃO CONTRA HOMICIDA




Durante a manhã desta quinta-feira (19), a equipe da Guarda Civil Municipal de Taquaritinga do Norte cumpriram um Mandado de Prisão contra um elemento suspeito de ter praticado um crime de morte.

Segundo informações repassadas para nossa equipe de reportagem, o indivíduo identificado por Lenilson Calixto Gomes de idade não informada estava bebendo em frente a uma residência no Loteamento Beira Rio, aonde foi realizada a abordagem e nada de ilícito foi encontrado, ao ser consultado o nome do suspeito foi constatado que havia um Mandado de Prisão em aberto pela comarca de Taquaritinga do Norte.

Sendo assim os Guardas Municipais conduziram o suspeito para a Delegacia de Taquaritinga aonde foram realizados os procedimentos encaminhando o elemento para o Presídio de Santa Cruz do Capibaribe.


quarta-feira, 18 de março de 2020

Taquaritinga do Norte Educação de Qualidade

Taquaritinga do Norte

Taquaritinga do Norte, capital do café, é destino de turistas brasileiros e europeus

Matéria do Diário de Pernambuco

De olho no boom de consumidores interessados nos bastidores da extração do café, propriedades rurais de Taquaritinga do Norte passaram a abrir as portas para os consumidores. (Foto: Anamaria Nascimento/DP)

Capital do café em Pernambuco e responsável por um terço de toda a produção estado, Taquaritinga do Norte, no Agreste, tem atraído visitantes de todo o país interessados em conhecer o processo, do pé à xícara, da segunda bebida mais consumida pelos brasileiros. Ver os grãos de perto, entender como funciona a colheita, presenciar o momento da torra e, no fim do passeio, tomar um café especial extraído pelo próprio produtor são os principais atrativos nas fazendas que abriram as portas para visitação nos últimos anos.

No Brasil, a tendência de visitar fazendas de café teve início em Minas Gerais e é impulsionada pela chamada “terceira onda do café”. A definição das “ondas do café” foi apresentada pela barista norueguesa Trish Skeie. Em 2003, ela classificou os perfis dos consumidores do produto em três momentos. Na primeira onda”, o maior interesse era pela energia oferecida pela bebida. Mais tarde, na “segunda onda”, os consumidores de café procuravam um pouco mais de qualidade, mesmo sem um alto padrão. Já a “terceira onda” é caracterizada pelo surgimento de um público mais exigente, que procura detalhes sobre o café que está bebendo, as propriedades e o processo.

De olho no boom de consumidores interessados nos “bastidores” da extração do café, propriedades rurais de Taquaritinga do Norte – como o Sítio Conceição, onde é produzido o café Terral Ecológico, e o Sítio Várzea Grande, do café homônimo – passaram a abrir as portas para os consumidores. Outro ponto muito visitado é a única cafeteria da cidade, a Takwary, localizada no Centro. 

 (Foto: Anamaria Nascimento/DP.)
Foto: Anamaria Nascimento/DP.
“Trabalho com café há 11 anos, apesar de ser uma tradição da família que vem do meu bisavô. Nos últimos anos, o crescimento tem sido muito grande e, há três, abrimos para visitação. Em relação à venda, só para Caruaru tivemos um aumento de 2.000% no último ano”, conta o presidente da Associação dos Produtores Orgânicos de Taquaritinga do Norte, Antônio Leonel. Segundo ele, os produtores locais têm participado de capacitações e buscado aprimorar os serviços para receber melhor os turistas. “Temos muitos planos para a divulgação da cidade como um destino para os consumidoresde café”, destaca.

A cidade recebeu, neste ano, visitantes de todo o país, com destaque para turistas de Alagoas, Paraíba, Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro. Estrangeiros também passam pela cidade interessados em conhecer a produção de café. “Recebemos pessoas da Colômbia, Itália, Espanha, Alemanha, Guatemala e Nicarágua”, afirma Antônio. A grande maioria dos visitantes, porém, continua sendo do Recife. A cidade fica a 190 km da capital pernambucana. A viagem dura aproximadamente duas horas e meia. O acesso é pelas BRs 232 e 104 e, a partir de Toritama, pela PE-090.

Capital do café
No dia 22 de outubro deste ano, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) declarou Taquaritinga do Norte como capital do café do estado. A cidade é responsável por mais de um terço da produção local. Depois de Taquaritinga, estão Garanhuns e Brejão. Anualmente, em julho, a cidade recebe o Festival Café Cultural, com o objetivo de resgatar e valorizar a cultura do café orgânico.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Café especial vira negócio, turismo e lazer em Taquaritinga do Norte

Matéria do Jornal do Comércio



Marília Banholzer
Marília Banholzer
Publicado em 14/03/2020 


Cidade do Agreste de Pernambuco concentra 47% da produção de café do Estado e é um dos poucos lugares com um raro de grão especial
Marília Banholzer


MARÍLIA BANHOLZER/JC
Produção de café em Taquaritinga do Norte, Agreste de Pernambuco - FOTO: MARÍLIA BANHOLZER/JC
Leitura: 9min
* Repórter viajou a convite da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco
Andar pelas estradas de barro amarelo das serras de Taquaritinga do Norte, Agreste do Estado, a 186 km do Recife, é sentir o aroma de café a cada curva. Responsável por 47% da produção de café em Pernambuco, que segundo levantamento de 2017 do IBGE gira em torno de 322 toneladas por ano, a cidade é uma das poucas localidades do País a possuir o grão Arábica Típica, primeira planta cafeeira a ser introduzida no Brasil, em 1727. Além de Taquaritinga, esse tipo de café só é encontrado na região do Maciço de Baturité, no Sertão do Ceará.
Apesar da raridade, a planta era pouco explorada economicamente em Taquaritinga. Somente a partir de 2017, quando a gestão municipal decidiu incentivar os produtores locais, o café de Taquaritinga passou a ser reconhecido pela sua qualidade singular. O movimento casou com a chamada terceira onda do café, em que os consumidores passam a dar mais valor e atenção ao sabor, forma de cultivo, analisando rótulos e variedades de grãos.
FOTO: RENAN TAVARES/PATRÍCIO LIMA
Taquaritinga do Norte é um dos poucos lugares no Brasil a produzir o café do tipo Arábica Típica - FOTO: RENAN TAVARES/PATRÍCIO LIMA
Nos últimos três anos o número de marcas locais cresceu. Em 2018, quando foi realizado o primeiro Festival Café Cultural, apenas quatro produtores locais expuseram suas marcas. No ano seguinte já eram sete rótulos. Para este ano, na terceira edição, a expectativa é de que 12 produtores apresentem seus cafés para um público de 50 mil pessoas que deverá visitar Taquaritinga entre os dias 9 e 12 de julho.
Para o produtor de café e presidente da Associação dos Produtores Orgânicos de Taquaritinga (Aprotaq), Toni Leonel, a "descoberta" da raridade do café de Taquaritinga do Norte, somada ao bom momento da bebida no País, tem feito com que pessoas que antes tratavam o cultivo como hobby ou atividade produtiva secundária passassem a priorizar seu cultivo.
FOTO: RENAN TAVARES/PATRÍCIO LIMA
Toni Leonel trabalhava na saúde do município quando decidiu tornar o café seu negócio prioritário - FOTO: RENAN TAVARES/PATRÍCIO LIMA
Segundo Leonel, hoje existem 18 produtores ligados à Aprotaq, mas o plantio de café é unanimidade na cidade. Desse grupo, no entanto, somente 10 já produzem cafés orgânicos beneficiados. "Não é só plantar e colher o café para vender em sacas, como antigamente. A ideia é incentivar que esse produto seja beneficiado, vendido em saquinhos, com bons rótulos, direto ao consumidor", explica o presidente da associação. Com esse objetivo, os produtores locais passaram a defender que ao invés de quantidade é mais importante ter qualidade.
Leonel conta ainda que por causa da seca prolongada que afeta o Agreste pernambucano, e que já dura cerca de oito anos, o município perdeu capacidade de produção. "O diferencial do Arábica Típica é que ele é cultivado na sombra das vegetações da Mata Atlântica. Isso faz com ele demore mais a ser colhido e oferece a ele uma doçura maior. Mas com a seca perdemos muito dessa cobertura da Mata, houve queimadas, inclusive", relata ele que também é proprietário da marca Várzea Grande.
FOTO: MARÍLIA BANHOLZER/JC
O café Arábica Típica precisa ser produzido na sombra, por isso é tão importante que haja cobertura vegetal - FOTO: MARÍLIA BANHOLZER/JC
Pensando nessa proteção da vegetação local, alguns produtores têm buscado investir no replantio de espécies típicas da Mata Atlântica na serra de Taquaritinga. A administradora Maria Eduarda Assis, uma das proprietárias do Sítio Conceição, onde é produzido o Café Terral Ecológico, defende essa prática. Ela conta que além evitar o desmatamento natural por causa da seca e outras questões climáticas, tem tentando ampliar suas áreas com café plantado. "Temos pés de café da época em que houve os primeiros plantios, coisa de 80, 100 anos. Mas já estamos investindo em aumentar a área de plantio de café porque entendemos que é um bom momento para o café", ressalta a produtora.
MARÍLIA BANHOLZER/JC
A jovem Eduarda Assis transformou o hobby do pai num negócio promissor - MARÍLIA BANHOLZER/JC
Uma das marcas mais famosas de café de Taquaritinga do Norte é a Yaguara Ecológico. Enquanto os demais rótulo locais são vendidos, majoritariamente, em Pernambuco, ela chega a ser exportada para EUA e Japão, além de já ter alcançado o mercado de outros sete estados brasileiros, como Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Produtor responsável pela marca, o norte-americano David Peebles está na região há 43 anos e afirma que o segredo está em investir na policultura para garantir que o terreno esteja saudável para a produção do café, além da tão importante cobertura para o grão que deve ser mantido na sombra.
Um saco com 250 g do café Yaguara Ecológico custa R$ 27 e rende cerca de 35 expressos. O preço é o dobro do praticado pelos outros produtores da região, que vendem a mesma quantidade por cerca de R$ 12. "O café tem que ser beneficiado. As pessoas estão começando a tratar ele como vinho. Tem gente que paga R$ 14 num expresso. O mercado brasileiro começou a mudar de uns anos para cá, mas basta um produtor ruim usar na sua marca a palavra 'Taquaritinga' para acabar com a reputação", observa.
FOTO: RENAN TAVARES/PATRÍCIO LIMA
Café Yaguara Ecológico é o mais bem estruturado na região e chega a ser exportado - FOTO: RENAN TAVARES/PATRÍCIO LIMA

O café além do campo

Neta e bisneta de produtores de café em Taquaritinga do Norte, Rosilda e Mylena Arnóbio foram para além das plantações. Há pouco mais de um ano elas abriram a primeira - e única - cafeteria da cidade. No local, além de doces e salgados, elas preparam o café produzido pela sua família, o Takwary, de diversas formas: coado, expresso, prensado, entre outros. Os preços são populares e basicamente só cobrem os custos de manter o negócio.
Segundo Mylena, a ideia surgiu com o objetivo de disseminar conhecimento sobre café na região. "Não dá para convidar todo mundo para nossa casa, então a cafeteria tem esse papel. O preço que cobramos é só para manter as portas abertas e conseguir mostrar ao consumidor que nem todo café é igual, que existem maneiras diferentes de preparar e que com isso o sabor também muda", diz ela.
FOTO: RENAN TAVARES/PATRÍCIO LIMA
Mãe e filha criaram a primeira cafeteria da cidade para disseminar conhecimento sobre café - FOTO: RENAN TAVARES/PATRÍCIO LIMA
A cafeteria ainda incentiva a visitação turística. A ideia da gestão municipal, por exemplo, é usar o potencial do café na região para atrair o visitantes que desejem conhecer mais sobre o cultivo, os tipos, experimentar os sabores direto na propriedade. O proposta é fazer o turista ter experiências diferenciadas, sentir o cheiro, o sabor e até as dificuldades de se ter um café especial à mesa. Se hoje a principal atividade econômica da cidade está ligada ao polo de confecções dominado pelas cidades vizinhas de Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, o turismo puxado pela singularidade do café da região é a aposta para que esse jogo mude.

Taquaritinga do Norte : Transporte de Carne é entregue a População


Essa é mais uma ação da atual gestão municipal que vem trabalhando para melhorar a vida da população da capital do café.

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

Prefeito Lero participa de reunião com o Governador para tratar contenção da pandemia de Corona Vírus em Pernambuco

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

O Prefeito Lero participou na última terça (17/03) no Palácio do Campo das Princesas na capital do estado de uma reunião com o Governador Paulo Câmara e todos os prefeitos do agreste, a reunião teve o objetivo de promover medidas para contenção da pandemia aqui em nosso estado. Mais cedo o Prefeito junto a sua equipe montou um gabinete de crise aonde prefeitura, população , junto ao  governo do estado já estão trabalhando para dar uma resposta rápida e tentar amenizar os efeitos negativos dessa pandemia que preocupa todo país.

A imagem pode conter: 5 pessoas

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e área interna

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área interna

terça-feira, 17 de março de 2020

Taquaritinga do Norte : Maior Programa de Limpeza de Barragens , Barreiros e Açudes do Município

Pão de Açúcar : Asfaltamento a todo Vapor


O Distrito de Pão de Açúcar vem vivenciando obras de melhorias de infraestrutura de suas vias públicas como nunca. São melhorias que estão indo ao encontro de desejos antigos dos moradores. Só na última semana, a Prefeitura de Taquaritinga do Norte, realizou o asfaltamento de sete ruas do distrito, na segunda etapa do projeto. De Início eram seis ruas mas a Rua Cícero Antônio, conhecida como rua do cemitério novo também foi beneficiada com o asfaltamento. 

Ao todo serão 17 vias a serem asfaltadas. Na primeira etapa foram asfaltadas 3 ruas e nessa segunda etapa foram 7 ruas. As obras vem sendo aprovadas pelos moradores, que estão sentindo as melhorias na mobilidade e na valorização dos seus imóveis. 

Além do asfaltamento das ruas, também está em andamento o maior programa de calçamento da história do município. Ruas em Taquaritinga do Norte e em Pão de Açúcar estão sendo calçadas levando infraestrutura para população. 

O prefeito do município, Ivanildo Lero, falou sobre esse pacote de grandes obras em todo município. “Nunca houve tantas obras estruturadoras no município, estamos asfaltando ruas em Pão de Açúcar e ao mesmo tempo executando o maior programa de calçamentos da história em todo município, além de limpeza de barragens e barreiros em todo município. Diante da crise econômica nacional, com os municípios vivenciando cortes drásticos de verbas, com planejamento e muito trabalho a Prefeitura de Taquaritinga do Norte vem superando as dificuldades. Estamos conseguindo driblar a crise e manter os nossos projetos em andamento, prova disto é este investimento de R$ 1,5 milhões para asfaltamento das ruas de Pão de Açúcar e mais de R$ 1 milhão de reais em calçamentos em todo município”, falou o prefeito Lero.

Mais Pavimentações em Taquaritinga do Norte

A Prefeitura de Taquaritinga do Norte iniciou obras de pavimentação em mais uma rua do município. Desta vez a Trav. Mariano Pereira no Bairro Alto da Bela Vista na sede do município esta sendo contemplada.

O local passou por aprontamento da rua e irá receber pavimentação em paralelepípedo. Essa pavimentação faz parte do maior programa de pavimentação da história do município.

Estão sendo pavimentadas ruas em Pão de Açúcar, Silva de Cima, Silva de Baixo, Zamba, Brasília e em várias localidades da Capital do Café.




Pão de Açúcar : Unidade Básica de Saúde Tavares de Pão de Açúcar recebe melhorias

A  Unidade Básica de Saúde Elias Tavares Leão, no Distrito de Pão de Açúcar, vem recebendo ações de melhoria da gestão Municipal de Taquaritinga do Norte , essas ações irão garantir  uma melhor acessibilidade para os usuários e uma saúde de qualidade para a comunidade local. Nos próximos dias o Prefeito Ivanildo Mestre estará  entregando mais duas unidades de saúde da família ao povo do município.

A imagem pode conter: atividades ao ar livre



A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé

1º caso de coronavírus no interior de Pernambuco é confirmado em Belo Jardim, no Agreste

 — Foto: Getty images via BBC

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou um caso de coronavírus na cidade de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, na segunda-feira (16). O caso, que era considerado como suspeito, foi confirmado no teste de contraprova.
Segundo a SES, a pessoa infectada é um homem de 57 anos que havia viajado com a família para a Itália recentemente. Ele deu entrada em uma unidade de saúde do município apresentando sintomas de gripe e depois foi transferido para o Hospital Unimed Caruaru (HUC), onde realizou exames e foi orientado a fazer o isolamento domiciliar.
Através de nota, a Unimed Caruaru informa que o paciente da cidade de Belo Jardim, detectado com o novo coronavírus, é cliente da cooperativa médica, mas não está internado neste momento no Hospital Unimed Caruaru (HUC). O paciente esteve na última sexta-feira (13) no HUC, onde permaneceu em observação até o sábado (14) pela manhã, tendo sido liberado para isolamento domiciliar pela condição clínica não necessitar de internação.
A Unimed Caruaru informa também que seguiu o protocolo da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco para o manejo clínico e coletas de amostras biológicas de pacientes que apresentam sinais ou sintomas do Covid-19, e posterior envio ao laboratório de referência via Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru.
Pernambuco teve mais dez confirmações do novo coronavírus e chegou, na segunda-feira (16), a 18 casos, de acordo com o governo do Estado.

Coronavírus: decreto determina suspensão de aulas em todas as instituições de ensino de PE


Decreto determina suspensão de atividades em universidades e escolas públicas e privadas de Pernambuco — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press/ArquivoDecreto determina suspensão de atividades em universidades e escolas públicas e privadas de Pernambuco — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press/Arquivo
Decreto determina suspensão de atividades em universidades e escolas públicas e privadas de Pernambuco — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press/Arquivo
A partir da quarta-feira (18), todas as escolas, universidades e demais estabelecimentos de ensino das redes pública e privada devem suspender o funcionamento. A determinação foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (17) pelo governo de Pernambuco e é motivada pela chegada do coronavírus em diferentes regiões do estado.
A medida foi publicada após a confirmação de 18 casos de Covid-19, doença provocada pelo coronavírus, em Pernambuco, feita na segunda (16). Além do Recife, também foram confirmados casos nas cidades de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, e Belo Jardim, no Agreste.
00:00/04:58
Prefeituras discutem medidas de prevenção contra coronavírus no estado
De acordo com o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, as redes municipais de ensino de todo o estado suspendem as aulas a partir da quarta (18), seguindo a determinação estadual (veja vídeo acima).
"A partir de amanhã, não vamos mais ter aula, estão suspensas em todas as regiões. Houve uma primeira ponderação, mas essa é a decisão mais acertada", disse.
No Recife, a prefeitura garantiu kits de alimentação para fornecer merenda aos alunos mesmo com a suspensão das aulas. De acordo com o presidente da Amupe, a medida deve ser adotada pelos municípios com condições financeiras de bancarem a alimentação dos estudantes.
"Os dias letivos depois devem ser repostos e, naturalmente, não vai poder faltar merenda. Então, os municípios de maior porte podem adiantar essa possibilidade de fazer o kit para entregar aos pais para garantir a alimentação das crianças", afirmou Patriota.

Comitês

De acordo com o decreto publicado nesta terça-feira (17) também foram criados o Comitê Especial Intermunicipal de Enfrentamento ao Coronavírus, coordenado pela Casa Civil, e o Comitê Estadual Socioeconômico de Enfrentamento ao Coronavírus, coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão.
Os dois grupos, segundo a publicação, têm o objetivo de acompanhar e propor medidas de enfrentamento ao vírus.

Serviços

00:00/06:28
Infectologista tira dúvidas sobre diferença entre gripe e coronavírus
Por causa da pandemia de coronavírus, a prefeitura do Recife também suspendeu atividades em bibliotecas, espaços públicos de prática de exercícios físicos e Centros Comunitários da Paz (Compaz).
A decisão, divulgada na segunda (16), afeta, ainda, as bibliotecas públicas de Afogados, na Zona Oeste, e Casa Amarela, na Zona Norte, que passam a funcionar exclusivamente para o empréstimo de livros. Nos três Compaz, ficam paralisadas todas as atividades, com exceção do Procon e dos serviços de assistência social.
Também na segunda, Paulista e Igarassu, no Grande Recife, também decidiram suspender as aulas e anunciaram uma série de medidas. Olinda também paralisou as atividades nas escolas e anunciou limpezas diárias nos ônibus.

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...