sábado, 20 de abril de 2013

O PROGRAMA "TAQUARITINGA É TUDO PRÁ MIM " VOLTOU COM FORÇA TOTAL NESTE SÁBADO

   O Programa " Taquaritinga é tudo prá mim" voltou neste sábado comandado por Wendel Santos o famoso "Bardigão", com uma audiência espetacular e muito bem conduzido por Wendel, o programa foi acompanhado atentamente por toda população e as mensagens e telefonemas não paravam de chegar, o programa teve a participação do Prefeito Evilásio que mostrou grande alegria com a volta do programa, e falou sobre o que mais tem feito as suas obras e sobre as ações que estão para virem para Taquaritinga como o  calçamento da Rampa.
    A Secretaria de Educação Ilka Paloma também participou do programa, mostrando grande desenvoltura e preparo a Secretaria de Educação falou das conquistas da sua pasta nestes 100 dias de Governo e das melhorias e avanços que a Educação da cidade vem tendo.
    O Diretor do CAIC Marcos Augusto também participou e agradeceu aos pais, alunos, professores e equipe em geral que participaram da reunião na Câmara Municipal de Vereadores na última quinta feira, aonde o Diretor recebeu uma moção de aplausos pelo trabalho realizado a frente do CAIC.


Wendel Santos ( Bardigão ) no comando do programa "TAQUARITINGA É TUDO PRÁ MIM"


Prefeito Evilásio concentrado esperando o início do programa.


A Secretária de Educação Ilka Paloma falando sobre os avanços da educação em Taquaritinga .


Diretor do CAIC Marcos Augusto falando sobre seu trabalho naquela instituição.


NÃO PERCA PRÓXIMO SÁBADO O PROGRAMA : "TAQUARITINGA É TUDO PRÁ MIM" QUE VAI AO ÁR  de 13 às 14h. 

É NA FAROL FM 90.5


PROTEÇÃO

HÁ VAGAS.



Por Bruno Ricelii Cintra


Bruno Ricelii é presidente do PC do B de Taquaritinga do Norte

      Estando à apenas pouco mais de um ano, para o início da campanha eleitoral de 2014, quase nada está definido na política da "Dalia da Serra". As movimentações de bastidores tem sido tímidas, em relação a confirmação ou até mesmo na busca dos representantes a deputado estadual e federal, de ambos os grupos. Enquanto muitas cidades já estão fechando seus apoios, na nossa Taquaritinga, o clima é de "aceitamos currículos".
      Do lado da situação já é dado como certo a dupla Diogo Moraes e Bruno Araújo, estadual e federal respectivamente, porém a possível disputa de Diogo para federal, mexeria em todo esse projeto. Afinal, se Diogo for candidato a deputado federal, o grupo a principio não tem nenhuma "carta na manga" para uma rápida "substituição".
      E se do lado da situação, os projetos ainda estão em fase de "acabamento", do lado da oposição a fase ainda é de "construção da base". Base esta firmada apenas no nome do eterno federal do grupo Boca-preta, André de Paula, que certamente será mais uma vez apoiado pelo grupo. E se a oposição esta praticamente fechada com o federal, o nome do candidato a estadual segue em branco, já que com a eleição de Edson Vieira para a prefeitura de Santa Cruz, o grupo ficou órfão de um deputado estadual. O grupo ainda chegou a cogitar a candidatura do ex prefeito, e atual vereador Jânio Arruda para estadual, mas este projeto parece que ficou apenas no pensamento e na vontade de alguns. Embora em meio a tanta indefinição, em relação ao nome do seu estadual, o grupo provavelmente apoiará um estadual da nossa região.
      E no meio de tantas dúvidas e interrogações, a única certeza é que 2014, será mais um grande desafio para os grupos políticos de nossa cidade. Pois além da disputa pelo voto, teremos paralelamente uma disputa ainda mais importante, a disputa por apoios visando a formação de um palanque forte em 2016, que embora esteja tão longe, começará a ser definido já na próxima campanha. Mas isso já é assunto para uma nova matéria.

      UM ABRAÇO A TODOS, E BREVE VOLTAREMOS COM MAIS NOTÍCIAS DA POLÍTICA DA NOSSA QUERIDA "DÁLIA DA SERRA".

                                        BRUNNO RICELLI     

DICAS DE FILMES PARA O FIM DE SEMANA


O Dália Net trás para você dicas de filmes para você assistir neste fim de semana : 

AMOR É TUDO O QUE VOCÊ PRECISA

Apesar de ter Pierce Brosnan no elenco, esse filme foge totalmente das típicas comédias românticas americanas, até porque é uma co-produção de diversos países europeus: Dinamarca, Suécia, Itália, França e Alemanha. 

A história gira em torno de duas famílias muito diferentes que se encontram em uma casa na Itália para celebrar o casamento de seus filhos. Porém, nada ocorre muito como o esperado: Phillip (Pierce Brosnan), pai do noivo Patrick (Sebastian Jessen), é um empresário workaholic que nunca conseguiu superar a morte da esposa e, consequentemente, não consegue se aproximar do próprio filho. Do outro lado, Ida (Trine Dyrholm), mãe da sonhadora  noiva Astrid (Molly Blixt Egelind), que recentemente ganhou uma batalha contra o câncer de mama e também descobriu a traição do marido. Em meio a tristes realidades, Ida e Phillip se conhecem e descobrem que tem em comum muito mais do que imaginam. 

O filme aborda alguns temas pesados como traição e câncer mas, mesmo assim,  ele consegue ser bem divertido e diferente do que estamos acostumados. Vale a ida ao cinema!

OZ: MÁGICO E PODEROSO

O mais novo filme da Walt Disney Pictures é uma adaptação do romance O Mágico de Oz que pode ser visto tanto na versão tradicional (2D), como em 3D (recomendo!). Conta com muitos famosos comoJames Franco, Michelle Williams e Mila Kunis.



Oscar Diggs (James Franco) é mágico de um circo itinerante e seu envolvimento com (muitas!) mulheres acaba colocando-o em várias confusões até que, em uma delas, ela se mete em meio a um ciclone e vai parar na Terra de Oz. Chegando lá, ele conhece a bruxa Theodora (Mila Kunis) e sua irmã Evanora (Rachel Weisz), que o recebem com a notícia que ele é o grande mágico de OZ e que deve cumprir a profecia e enfrentar a bruxa Glinda (Michelle Williams).

Dividido entre saber quem é do bem e quem é do mau, Oscar se depara com um lugar rico em belezas, cheio de estranhas criaturas e muitos mistérios. Sempre acompanhado  de seu fiel escudeiro Finley, um macaco alado, e uma fofa boneca de porcelana, o ilusionista vai usar sua criatividade para salvar o tranquilo povo de Oz das garras de seu inimigo. 

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Gonzaga Patriota concede entrevista e diz: “O PT tem medo da candidatura de Eduardo porque sabe que ele é um político trabalhador”



O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) participou do programa “Nordeste em Foco” desta quarta-feira (17). O socialista foi direto ao ponto e disparou: “Eduardo Campos é candidatíssimo a presidência da República em 2014”.

Segundo ele, o PSB tem mostrado em sua propaganda gratuita de rádio e TV a competência de Eduardo em gerenciar o estado de Pernambuco. “O PSB tem mostrado ao país que Eduardo obteve êxito pleno em sua forma de governar nosso Estado e esse modelo poderá ser levado para todo o Brasil”, disse ele.

Gonzaga Patriota disse ainda que o PT tem medo do PSB e de Eduardo. “O PT não teme Aécio, nem tampouco o PSDB. O PT tem medo da candidatura de Eduardo porque sabe que ele é um político trabalhador”, pontuou. 

Sobre críticas feitas pelo ex-ministro José Dirceu as pretensões de Eduardo à presidência, ele disse que são ataques que não surtem efeito algum. “Não se pode negar os avanços alcançados pelo PT ao longo desses últimos dez anos, mas palavras de Zé Dirceu não são suficientes para abalar o projeto político de quem quer que seja”.

Quando o tema foi a eleição estadual do próximo ano, Gonzaga afirmou que não crê em uma união entre PT/PTB. “O PTB, partido de Armando está propenso a se aliar ao projeto de Eduardo, por isso a possibilidade dessa aliança se concretizar”, disse ele, que finalizou polemizando mais uma vez, “creio que exista a possibilidade de Armando ser candidato a governador com o apoio de Eduardo e não contra ele”.

Por Cesar Mello
www.filadelfiafm.net

ROCAM PRENDE DUAS MULHERES COM PEDRAS DE CRACK



Duas mulheres foram presas por uma equipe da ROCAM no centro da cidade de santa cruz do Capibaribe, elas estavam com seis pedras de crack e um valor em dinheiro trocado que segundo a policia pode ser da venda de droga,. Os soldados da ROCAM no comando do sd. Cleyvison as apresentaram na delegacia de policia de santa cruz do Capibaribe.

Fonte:Tco Policial  

PRESOS DA CADEIA DE TAQUARITINGA USAVAM CELULARES DENTRO DA CADEIA




Soldados do GATI com o apoio do oficial de operações e do subcomandante da policia militar em santa cruz o major Romildo, realizaram uma revista na cadeia pública de Taquaritinga do norte e La encontrou alguns objetos de risco para a integridade física dos detentos bem como aos soldados que ali trabalham, além de encontrarem dois aparelhos celulares em posse de detentos. Segundo o tenente Sandro, as revistas continuaram agora com mais rigor, ainda segundo o tenente, a policia não sabe como os objetos foram parar ali, o comando da policia militar, informou que intensificar as revistas com muito mais rigor a fim de evitar incidente como esse.  

tco policial

Barraqueiros iniciam construção em novo terreno


 
O clima que era de apreensão e rivalidade foi substituído pela esperança e parceria, entre a prefeitura de Taquaritinga do Norte e os barraqueiros do trevo. Com a disponibilização da área do campo do Jucá, onde cada um terá a sua disposição um lote de 42m²(7x6m)  para relocação de seus comércios, a prefeitura conseguiu resolver temporariamente um impasse que se arrastava desde 2011 e os barraqueiros voltarão a garantir a sobrevivência de suas famílias com a retomada das suas atividades comerciais.
 
 
 
Serão edificados 10 quiosques padronizados para funcionarem na área de venda de bebidas e gastronomia regional e mais 10 serão edificados para o desenvolvimento das outras atividades. Na área reservada aos bares e barracas, os comerciantes construirão um quiosque de 9m²(3x3m) e o restante será de área coberta reservada para mesas enquanto nos demais pontos a construção provisória pode ocupar os 42m² dos terrenos disponibilizados em caráter temporário pela prefeitura de Taquaritinga do Norte.
 
 
Extremamente satisfeito com a medida adotada pelo prefeito Evilásio, Nenê de Doca, um dos mais tradicionais comerciantes do trevo não perdeu tempo e iniciou a construção de seu quiosque. “Graças a Deus chegamos a um entendimento e o prefeito encontrou essa solução pra gente não ficar parado. Agora é com agente, é levantar nossas barracas o mais rápido possível e voltar a comercializar normalmente”, declarou o comerciante.
 
 
 
Outros barraqueiros já começaram a cavar as suas bases e também vão iniciar a edificação dos seus estabelecimentos. “O prefeito Evilásio já solicitou da Compesa e da Celpe soluções para atender os barraqueiros com água e energia o mais rápido possível e na próxima semana vamos iniciar no terreno as obras de drenagem pluvial e de esgoto”, informou Diel Soares, Diretor de obras e responsável pelo atendimento aos barraqueiros.
 
 Imprensa Oficial de Taquaritinga do Norte

Programa MAIS EDUCAÇÃO – Educação em Tempo Integral



Promovendo uma Educação em Tempo Integral através do Programa MAIS EDUCAÇÃO, a Escola Municipal Professora Gilzenete Guerra – Distrito de Pão de Açúcar, realizou nesta última quinta-feira (18/04) a culminância do Projeto “O Cristo da Paixão”, o qual foi desenvolvido através da Oficina de Canto e Coral.
As atividades foram desenvolvidas por alunos das turmas dos 5º anos, que enfatizou o “amor a Cristo” através das apresentações de músicas em estilo gospel e poesias. No evento estavam presentes alunos, professores e demais funcionários da escola, bem como pais de alunos participantes do Programa MAIS EDUCAÇÃO.







SEDUC Taquaritinga do Norte/PE

BARDHIGÃO ESTÁ DE VOLTA!


Neste sábado (20/abril) a Rádio farol FM volta a transmitir o programa “Taquaritinga é tudo prá mim”, com o radialista e forrozeiro Wendel Santos, o popular e folclórico Bardhigão que, atendendo a pedidos, volta a ocupar o horário de 13 às 14h, interrompendo a paralisação ocorrida em virtude do período eleitoral. Neste primeiro programa os entrevistados serão o Prefeito Evilásio Araújo e a secretária de educação Ilka Paloma, que abordarão os avanços da educação na Dália da Serra. Sintonize 90.5 ou curta o programa no link abaixo:

Alunos são internados, em Cachoeirinha, depois de comerem merenda escolar estragada.



Mais de 30 estudantes foram socorridos com sinais de infecção alimentar. Vigilância Sanitária inspecionou unidade escolar nesta quinta-feira (18).
Cachoeirinha merenda estragada
Do G1 PE
Mais de 30 estudantes passaram mal em Cachoeirinha, no Agreste pernambucano, após consumir a merenda em uma escola pública. Os alunos foram socorridos e levados ao hospital do município, que precisou improvisar leitos para atendê-los. A suspeita é que eles tenham contraído uma infecção alimentar. A Vigilância Sanitária inspecionou a unidade de ensino nesta quinta-feira (18) para verificar as condições dos alimentos servidos no local.
A estudante do 3º ano do ensino médio, Vitória Maria de Macêdo, precisou ficar internada na unidade de saúde. Ela reclamou de dores na barriga. “Foi a merenda de ontem (quarta). Eu cheguei na escola e contei para as minhas amigas hoje (quinta) que estava passando mal. Aí, todas elas começaram a falar que também estavam doentes”, disse.
A diretora-administrativa do hospital municipal, Marisla Macêdo, contou que se surpreendeu com a quantidade de alunos que deram entrada na emergência. “A gente teve que se organizar, a maioria ficou em observação, mas outros tiveram que descer para o internamento. Todos os estudantes foram medicados e orientados a continuar o tratamento da infecção com antibiótico quando deixar a unidade”, explicou.
Segundo a técnica em epidemiologia, Letícia Gomes de Figueiredo, que visitou a unidade, a merenda é preparada diariamente. “Então na visita de hoje (quinta), não conseguimos coletar amostras da alimentação servida ontem (quarta). Agora, a charque, a margarina, a manteiga e os ovos verificados na unidade hoje tinham boa conservação”, comentou.

Dominguinhos sai do CTI e fica de pé’, diz Guadalupe, mulher do sanfoneiro.



Guadalupe, mulher de Dominguinhos, entre o sanfoneiro e a filha, Liv Moraes. ‘Ele já saiu do CTI e consegue ficar de pé’, afirmou a mulher do músico ao Purepeople nesta quinta-feira, 18 de abril de 2013.
Guadalupe, mulher de Dominguinhos, entre o sanfoneiro e a filha, Liv Moraes. 'Ele já saiu do CTI e consegue ficar de pé', afirmou a mulher do músico ao Purepeople nesta quinta-feira, 18 de abril de 2013
Guadalupe, mulher de Dominguinhos, entre o sanfoneiro e a filha, Liv Moraes. ‘Ele já saiu do CTI e consegue ficar de pé’, afirmou a mulher do músico ao Purepeople nesta quinta-feira, 18 de abril de 2013
“Dominguinhos já fica de pé em um aparelho e consegue produzir alguns sons durante o tratamento com a fonoaudióloga”, contou ao Purepeople a mulher do sanfoneiro, Guadalupe Mendonça, nesta quinta-feira (18). O músico já saiu do CTI (Centro de Tratamento Intensivo) e está em um quarto do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Sempre ao lado de Dominguinhos, Guadalupe assume que o trabalho diário junto da filha do casal, Liv Moraes, para a recuperação do artista é necessário, mas cansativo.
“Ele já está há quatro meses nesta situação e o tempo total do tratamento deve levar sete anos. É tudo muito cansativo, exaustivo, não é fácil estar no nosso lugar. A sobrecarga para mim é muito grande, estou exaurida, não tenho mais idade para ter energia focada em outras coisas, é tudo para ele”, declarou. “Tem dias que subo na cama com ele e choro, mas Domingos me tranquiliza do jeito dele. Pelo olhar eu já entendo tudo”. O músico aplicou botox nas glândulas salivares para que não engasgue com a saliva, o que o deixou sem expressões na mandíbula, conforme explicou Guadalupe: “Ele não consegue sorrir, por exemplo”.
Em apenas um mês fazendo inúmeros tratamentos diferentes e com todo o carinho das duas, Dominguinhos já consegue engolir sozinho e está consciente do que está acontecendo. “O quadro da consciência só melhora. Ele estava em estado de torpor, e quando foi se dando conta das coisas teve uma arritmia, o que já foi normalizado. Por questões emocionais, a glicose também sobe um pouco, o que preocupa por ele ser diabético. Mas os fãs podem ficar tranquilos, ele só melhora a cada dia e é muito forte. Está correndo atrás do prejuízo”.
Otimista e confiante na recuperação do marido, Guadalupe revela que está se preparando para fazer a adaptação de um quarto em seu apartamento de São Paulo para receber o sanfoneiro, assim que ele receber alta. Ela também conta que muitas pessoas que se diziam amigas de Dominguinhos sumiram após as complicações de saúde do músico.
“Ele não podia receber visitas no CTI, mas ninguém também o procurou. Quase todos sumiram. Só quem sempre está aqui é Mestrinho (sanfoneiro da cantora Elba Ramalho), que colabora e ajuda a cuidar dele. Teve uma vez que Mestrinho disse: ‘Eu aprendi tudo com o senhor’. Dominguinhos reagiu na hora com o olhar. Além de mim e Liv, só quem se comunica com o Domingos pelo olhar é o Mestrinho”. O sanfoneiro também recebeu a visita de Jair Rodrigues e da mulher, Clodine, e do humorista Tom Cavalcante.
O músico ficou em coma durante um período e seu primogênito, Mauro da Silva Moraes, chegou a declarar que o coma do cantor era irreversível – o que foi desmentido pela própria Guadalupe e pela assessoria do Hospital Sírio-Libanês. A mulher de Domingos também afirmou que Mauro havia entrado com um processo contra ela, que é procuradora do sanfoneiro, e Liv. Questionada se ele persiste com o processo, ela preferiu não se manifestar.
“É uma coisa que não me preocupa. Ele só atrapalhou as coisas, é triste, lamentável. Nós temos a vida que temos pelo Domingos. Mauro não tem o que fazer aqui e não tem que estar aqui. Ele não contribui em nada para a recuperação do pai. Nunca esteve presente na vida de Domingos”, afirmou.
Com a proximidade da festa de São João, época do ano de maior trabalho para o sanfoneiro, e também o período que ele mais gostava de se apresentar, Guadalupe lamenta o fato de Dominguinhos não poder fazer shows: “Ele trabalhava muito, ainda mais com o centenário de Luiz Gonzaga – de quem Domingos é considerado sucessor -, ele tocaria bastante por todo o Brasil. É uma pena”.
O plano de saúde de Dominguinhos não cobre todos os custos e o tratamento está caro para a família do sanfoneiro, que tem que administrar as economias dele para pagar tudo. “Liv é a tesoureira dele, sempre foi. Ela fica indo para Recife e voltando para administrar tudo, já que não tenho mais energia para agir essas coisas. Quando ele estava em Pernambuco, o governo chegou a ajudar com algum dinheiro, mas aqui não. Somos só nós mesmos”.
O compositor de 72 anos foi internado após sofrer complicações decorrentes de um câncer de pulmão em dezembro de 2012, na cidade de Recife, Pernambuco. Domingos sofreu várias paradas cardíacas e foi hospitalizado com o quadro de arritmia cardíaca e infecção respiratória, entrando em coma em seguida. (Por Alberto Lobo)
Por Jornal de Caruaru

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Creche do CAIC vivencia Dia Nacional do Livro Infantil – 18/04/2013



Objetivando familiarizar-se com vários contos infantis e enriquecer os conhecimentos a fim de desenvolver de maneira prazerosa o interesse pela leitura e a satisfação em ser um leitor ativo.
Diante deste contexto, foi vivenciado hoje, (18/04/2013) na creche da Escola Municipal Francisca Moura Pereira da Silva o Dia Nacional do Livro Infantil com os alunos e professores da creche e Educação Infantil, ocorreu a culminância do Projeto: Leitura e Magia no Infantil, elaborado pelas Educadoras de Apoio Socorro Leandro e Maria das Dores.
1º Momento Sessão de filme: O Sítio do Pica-Pau Amarelo no auditório da escola, regado a pipoca e refrigerante.
2º Momento: Roda de conversa com os alunos sobre os episódios assistidos.
3º Momento: Reprodução através de desenhos, ou criação dos personagens com massa de modelar.
Foi muito proveitoso e divertido, todos os alunos participaram. 








DEUS

O dia em que a Globo voltou contra si mesma: 15 de março de 1994




Foi um momento único na história da Rede Globo, de Leonel Brizola (1922 - 2004) e do país.

A campanha de Brizola para o governo do estado do Rio de Janeiro passava por um momento crítico de ataques violentos quando, após ser desrespeitado pela emissora Globo, seu pedido de resposta foi concedido. Através de uma liminar, Brizola conseguiu que seu texto fosse lido por Cid Moreira no Jornal Nacional.

Foram 3 minutos, num texto lido pelo notório Cid Moreira – o mesmo que, no dia anterior, num ataque feroz da emissora havia chamado o político gaúcho de “senil”. Visivelmente constrangido, o jornalista (que por 27 anos esteve à frente da bancada do Jornal Nacional) leu o texto de 440 palavras que a Justiça obrigou a TV Globo a divulgar em seu telejornal mais nobre.

Talita Lopes Cavalcante
Administração Imagens Históricas
Curtir ·  ·  · há 10 minutos próximo aBlumenau · 

Dr. Edson concede entrevista confiante em bons resultados na Justiça



Demonstrando muito tranqüilidade o prefeito Edson Souza de Brejo respondeu as perguntas dos jornalistas presentes a coletiva, defendendo que não houve abuso de poder econômico, nem campanha política dentro da festa São Pedro de Seu Pedro, que resultou no processo de cassação.

 O prefeito destacou que tão logo saia o resultado da sentença, sua defesa tomará todas as providencias para que permaneça no cargo.  “A gente vai entrar com um embargo para que este processo tenha o efeito da cassação suspenso. Faremos isto imediatamente após a publicação da ação. Vamos tomar as providências necessárias. Quando sair a publicação vamos entrar com tudo que temos direito, não só com medida cautelar, mas com o embargo para o efeito suspensivo. Tudo isto fará com a gente permaneça no cargo até que o TSE julgue o caso de acordo com o que ele achar conveniente”. Disse.

Em relação à linha de defesa, o prefeito falou que a luta será grande, e o TSE levará no mínino seis meses para dar o resultado. “Às vezes se leva muitos anos para dar um resultado, mas hoje os processos estão indo muito mais rápido. Logicamente nós sabemos que todas as exposições de motivos colocadas no processo foram por água a baixo no TRE, apenas um permaneceu que foi o abuso de poder político, mas o abuso de poder econômico foi derrubado. De tudo que eles colocaram apenas um foi considerado, a questão dos dois ônibus que levava as pessoas para a festa. Há dezessete anos que os ônibus transportavam as pessoas de Brejo para Fazenda Nova. Não houve campanha política naquele evento, nem distribuição de adesivos, nem faixas, nem nossas falas. Na realidade aquela festa é feita na rua. Nós não fizemos comício”. Desabafou.
Sobre a possibilidade de nova eleição e se estaria preparando nomes para a disputa Dr. Edson Souza deixou claro que confia em sua defesa e que acredita em um resultado favorável no final, “Primeiro acreditamos que nosso direito é muito bom, mas se por acaso vier a ter nova eleição, iremos discutir como será a escolha, até por que teremos um tempo para ver esta questão. Temos um bom tempo para preparar os nomes. Não estamos articulando, nem vamos articular nomes antes que saia a sentença e isto vai levar um tempo”.  

Ao blog, após a coletiva o prefeito disse acreditar na vitória na Justiça, mas que se houver nova eleição, seu grupo vencerá: “Temos excelentes nomes”  

O prefeito foi equilibrado ao comentar sobre como ficará a administração pública na cidade. “Temos que botar a cabeça no lugar e voltar às atenções para retomar administração. Ontem mesmo recomeçamos os trabalhos e as obras. A gente vai administrar normalmente, e parte jurídica deixamos com os advogados. Apenas vamos ficar sendo informados. Nosso advogado tem um largo conhecimento e está atento a todo e qualquer andamento. A vida continua e vamos continuar administração nosso município”. Falou otimista.

Imagens Tony Hil 
SULANCA NEWS

TAQUARITINGA DO NORTE


Escolas municipais com mobília de ÚLTIMA GERAÇÃO



Nesta terça-feira, 16 de abril do ano corrente, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SEDUC, adquiriu através do PAR (Plano de Ações Articuladas), o primeiro lote de bancas escolares que serão destinadas as escolas da Rede Municipal de nosso Município.
Os novos mobiliários vão beneficiar os nossos discentes no tocante a maior comodidade e conforto, afirmou o Prefeito Evilásio Araújo.
As carteiras escolares foram acomodadas no Ginásio Experimental, onde a partir de amanhã dia 17 de abril, estarão sendo destinadas para as unidades da rede.
Comprovadamente estamos demonstrando que para nós Educação se faz com AÇÃO!


Emancipação Política

                Com a proximidade das atividades de emancipação política do nosso município as escolas da rede se preparam com seus respectivos  projetos que já estão sendo desenvolvidos por nossos alunos e professores.
                Nessa perspectiva a gestora da Escola Municipal Sebastião Ferreira de Lima apresentou na tarde de hoje (16/04/2013) o seu projeto a fim de propagar e desenvolver a cultura do nosso cariri e ocasionar simultaneamente o ensino aprendizagem de nossos alunos.
                Em breve estaremos realizando toda a divulgação das nossas atividades culturais.



PROFESSOR MARCOS AUGUSTO É REELEITO PRESIDENTE DO CONSELHO ESCOLAR DA ESCOLA FRANCISCA MOURA - CAIC

O Conselho Escolar é o órgão colegiado responsável pela gestão da escola, em conjunto com a direção, representado pelos segmentos da comunidade escolar, pais, alunos, professores e funcionários, os membros do Conselho Escolar da Escola Municipal Francisca Moura se reuniram na tarde da última quarta feira para realizarem a cerimônia de posse dos novos conselheiros, o Professor Marcos Augusto foi reeleito Presidente para o biênio de 2013/2015 , já o Conselho Deliberativo agora é presidido pela professora Aparecida Curvêlo, o Conselho Fiscal agora é presidido pela professora Lúcia Castro, participaram da reunião : alunos , pais , professores e funcionários.




 CONHEÇA AS FUNÇÕES DO CONSELHO ESCOLAR: 


 * Consultiva – quando é consultado sobre questões importantes da escola; 

 * Deliberativa – quando aprova, decide e vota sobre assuntos pertinentes às ações da escola nos âmbitos administrativo, pedagógico e financeiro;

 * Normativa – quando elabora seu regimento, avalia e define diretrizes e metas de ações pertinentes à dinâmica do processo educativo, para um bom funcionamento da escola;

 * Fiscalizadora / avaliativa – quando exerce o papel de controle, ficando subordinado apenas à ASSEMBLÉIA GERAL, fórum máximo de decisão da comunidade escolar.



 LEGAIS 

 * CONSTITUIÇÃO FEDERAL / 1989 o Título VIII – Da Ordem Social; o Capítulo III – Da educação, da cultura e do Desporto – Seção I Da Educação. 

* LEI 9.394 DE 20/12/1996 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LBDN * Título II – Dos princípios e fins da educação; 

* Art. 3º - O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios;

 * VIII – Gestão democrática do ensino público, na forma da lei. 

* LEI DE DIRETORES – Lei nº 6.628 de 21/10/2005

 * LEI DE CONSELHOS – Lei nº 6.661 de 28/12/2005

 * ESTATUTO DO MAGISTÉRIO – Lei nº 6.196/2000 LEGITIMADORAS

 * CARTA DE PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO;    

* CONGRESSO ESTADUAL CONSTITUINTE ESCOLAR







Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...