sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Taquaritinga do Norte a Capital do Café

 


ALEPE concede título de 'Capital do Café' à Taquaritinga do Norte | Blog do  Bruno Muniz

Taquaritinga do Norte é a Maior produtora pernambucana do valorizadíssimo café orgânico arábica típico.

Taquaritinga do Norte: Intercâmbio fortalece cultura do café ~ PEmais é  Mais Pernambuco!

O café arábica tipo foi o primeiro a ser introduzido no País, mas sua cultura ficou limitada a poucos lugares, dada a especificidade de seu plantio sombreado, em altitudes que chegam a 800 metros, o que faz o sabor do grão ser adocicado e ter pouca cafeína. Em Taquaritinga do Norte ele é plantado entre outras árvores grandes, tanto frutíferas como espécies tradicionais da região, como o pau-brasil. Algumas plantas produzem café há mais de 50 anos ininterruptos.

Imprensa Oficial: Produtores de café orgânico se reunirão em Taquaritinga  do Norte

Segundo o IBGE  2017, a produção de Café de Taquaritinga gira em torno de 322 toneladas por ano, nossa cidade é uma das poucas localidades do País a possuir o grão Arábica Típica, primeira planta cafeeira a ser introduzida no Brasil, em 1727. Além de Taquaritinga, esse tipo de café só é encontrado na região do Maciço de Baturité, no Sertão do Ceará.

Taquaritinga do Norte, produtora de café orgânico, perde mercado com a seca

Açude Santo Amaro em Taquaritinga do Norte volta a “sangrar” após vários  anos | Blog do Wagner Gil

Um passeio rápido em Taquaritinga do Norte-PE | #PartiuInterior

Quedas constantes de energia elétrica afetam moradores em Taquaritinga do  Norte « Blog da Polo - Muito mais que notícia – Santa Cruz do Capibaribe –  PE



quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Taquaritinga do Norte cada vez mais Linda

 Hoje dá gosto ver e chegar a Capital do Café, uma cidade aconchegante de gente hospitaleira que não mede esforços para tratar bem a quem aqui chega, Taquaritinga do Norte é dona de uma das Praças mais bonita do país , tem belezas naturais incríveis e que chama atenção de todos.

Governador diz que não é hora de retomar aulas presenciais na educação básica

 Governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) — Foto: Hélia Scheppa/Governo de Pernambuco


O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), afirmou, nesta quinta-feira (3) que ainda não é o momento de retomar as aulas presenciais na educação básica. O pronunciamento ocorreu horas depois de um protesto de representantes de escolas particulares que pediram uma data para retomada das atividades presenciais, suspensas desde março devido à pandemia.


"As escolas são espaços fundamentais para a sociedade. Garantem conteúdos, socialização, a rotina de trabalho para muitos pais, empregos, até mesmo refeições para milhares de estudantes, no caso das unidades públicas. Mas reabri-las significa colocar de volta em circulação e em convivência direta mais de dois milhões de estudantes no estado, e o impacto dessa medida ainda não tem, no mundo, parâmetros científicos e precisos de controle", afirmou.

Nesta quinta, o estado registrou 1.704 novos casos da Covid-19 e 28 mortes, totalizando 130.199 confirmações e 7.619 óbitos. Na segunda-feira (31), o governo anunciou a retomada gradual das aulas presenciais do ensino superior, a partir da terça-feira (8).

No entanto, ainda não há previsão para que o ensino básico seja retomado. Também foi prorrogada até 14 de setembro a suspensão das aulas nas escolas do estado.

O governador afirmou, ainda, que em diversos países, a volta às aulas tem dividido opiniões de especialistas, já que traz riscos ao controle da circulação do vírus, sobretudo em relação às crianças.

"Temos que pensar nas crianças, adolescentes, jovens e em toda a cadeia de profissionais que retornaria às suas atividades presenciais para atender às demandas desse universo. Vamos juntos encontrar caminhos, porque o único enfrentamento que queremos fazer é o do combate à doença e ao vírus", disse Câmara.

De acordo com o governador, o Comitê de Acompanhamento da Covid-19 tem avaliado, diariamente, as novas possibilidades de retomada.

Morre tenente vítima de atropelamento

 Tenente morreu nesta quinta-feira (3) em Caruaru — Foto: Reprodução / TV Asa Branca


O Batalhão Barreto de Menezes informou na tarde desta quinta-feira (3) a morte do tenente Nelsino Ribeiro da Silva, de 51 anos. Ele estava internado em estado grave no Hospital Regional do Agreste (HRA) após ser atropelado em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

Nelsino sofreu traumatismo craniano. Na quarta-feira (2), foi iniciado o protocolo médico para a confirmação da morte encefálica. O tenente estava numa bicicleta na terça-feira (1º) próximo ao Anel Viário, quando foi atingido por um carro. O motorista do veículo fugiu e ainda não foi encontrado. A Polícia Civil está investigando o caso.


quarta-feira, 2 de setembro de 2020

terça-feira, 1 de setembro de 2020

Parabéns Guarda Municipal de Taquaritinga do Norte 1 ano de Serviços Prestados a População

 Corpo carbonizado é encontrado em Taquaritinga do Norte | Blog do Bruno  Muniz


A Guarda Municipal de Taquaritinga do Norte completou um ano neste 1 de setembro , há muitos anos a população pedia a ativação, e a um ano o sonho da grande maioria aconteceu e o município e a sensação de segurança da população é bem maior. Como em tudo na vida à também quem não goste da guarda mais a grande maioria admira e apoia o trabalho dos Guerreiros que dia e noite tem ajudado a Taquaritinga ser uma cidade com baixos números de criminalidade.  A Guarda é uma corporação uniformizada e tecnicamente especializada, de caráter eminentemente preventivo e defensivo. Destina-se à proteção dos bens, serviços e instalações municipais, colabora, no âmbito local, com a Polícia Militar. Para o cumprimento de sua missão, os guardas municipais fazem uso de recursos informativos e tecnológicos e de materiais indispensáveis à própria legítima defesa e a da comunidade.


Fica aqui os nossos Parabéns a toda equipe da GCM.


Caruaru 24 Horas: Guarda Municipal de Taquaritinga do Norte detém homem  armado nesta terça-feira (15),

Blog Agreste Notícia: GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE TAQUARITINGA DO NORTE  RECUPERA MOTOCICLETA ROUBADA

Taquaritinga do Norte – GCM apreende homem com moto roubada « Blog da Polo  - Muito mais que notícia – Santa Cruz do Capibaribe – PE

Blog Agreste Notícia: VEÍCULO ROUBADO COM APROXIMADAMENTE R$ 50 MIL EM  MERCADORIAS, É RECUPERADO PELA GCM DE TAQUARITINGA DO NORTE

Mulher é encontrada morta em Taquaritinga do Norte - YouTube

GCM « Blog da Polo - Muito mais que notícia – Santa Cruz do Capibaribe – PE



segunda-feira, 31 de agosto de 2020

O Coreto de Taquaritinga do Norte

 Foto : @visitetaquaritinga

Foto : Lariza Casé 



PE retoma ensino superior no dia 8 de setembro e prorroga suspensão de aulas da educação básica

 Retomada das aulas presenciais nos cursos superiores foi anunciada em coletiva de imprensa — Foto: Reprodução/YouTube


A retomada das aulas presenciais do ensino superior, em Pernambuco, poderá ocorrer a partir do dia 8 de setembro. O anúncio foi feito pelo governo do estado, em coletiva de imprensa transmitida nesta segunda-feira (31). O secretário de Educação e Esportes, Fred Amâncio, também anunciou que, até o dia 15 de setembro, fica prorrogada a proibição de atividades presenciais na educação básica.

O decreto que suspende as aulas presenciais em todo o estado entrou em vigor no dia 18 de março, dias depois dos primeiros registros de casos de coronavírus no estado. Em julho, o governo divulgou um protocolo prévio para retomada das aulas no estado.

Entre as regras estão a distância mínima de um metro e meio entre alunos, profissionais e colaboradores, em todos os ambientes. Para garantir isso os gestores devem reduzir a quantidade de estudantes nas salas e até adotar rodízio.

A retomada é válida para as macrorregiões 1, 2 e para a gerência regional que tem sede em Petrolina. Não entram na liberação, neste momento, a macrorregião 3 e as Geres com sede em Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira, assim como a retomada também não envolve as duas Geres que são da macrorregião 4 com sede em Ouricuri e Salgueiro.

para a região de Petrolina. Desde o dia 17 de julho, foi autorizada a retomada das aulas em cursinhos de idiomas, profissionalizantes e técnicos.

De acordo o secretário Fred Amâncio, a retomada será feita de forma gradual, primeiramente com 25% dos estudantes. No dia 14 do mesmo mês, poderão voltar 50% dos alunos. No dia 21 de setembro, 75% dessas pessoas poderão voltar e, no dia 28, todos os alunos poderão voltar.

"A decisão cabe às instituições de ensino. Quase a totalidade dos estudantes é composta por pessoas acima de 18 anos, adultas. Outro ponto é que o processo vai ser feito em etapas, como já observamos nos cursos livres, e as aulas poderão assumir diferentes configurações. Instituições poderão manter atividades apenas não presenciais, instituições com atividades presenciais articuladas com não presenciais", afirmou.

As instituições de ensino deverão retomar às atividades de forma gradual, segundo Fred Amâncio, para que seja respeitado o distanciamento mínimo entre os alunos. Ele afirmou que o governo recomenda que os estudantes que estão no fim dos cursos sejam priorizados.

"Teremos quatro etapas, sempre lembrando que essa retomada é voluntária tanto para a instituição quanto para os estudantes, que poderão decidir se vão retomar agora ou se vão, articulados com a instituição, continuar as atividades de forma remota", disse.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou que a retomada foi motivada devido a uma melhoria nos números da pandemia no estado. Ele, no entanto, disse que ainda é necessário adotar cautela enquanto não há uma vacina contra o vírus.

"Os números apontam para um momento de menor gravidade, mas ainda não é hora de relaxar, não podemos achar que a doença foi embora, o vírus continua circulando e precisamos continuar adotando muitos cuidados e muita cautela em todas as decisões que precisamos tomar", explicou.



Preocupação : Novo caso de criança com síndrome rara associada à Covid-19 e chega a dez registros

 Menina foi internada no Imip, que fica no bairro dos Coelhos, no Centro do Recife — Foto: Pedro Alves/G1


Pernambuco notificou novo caso de criança com a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), doença rara associada à Covid-19. O secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou, nesta segunda-feira (31), em coletiva de imprensa transmitida pela internet, que dez casos foram notificados desde o início da pandemia, incluindo a morte de uma criança de 9 anos.

Segundo o secretário de Saúde, a paciente foi uma menina de 1 ano e 7 meses, internada em julho. Ela foi levada para o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no Centro do Recife.

"Foi uma criança do sexo feminino, de Jaboatão dos Guararapes, que foi internada no Imip, e, felizmente, já teve alta e se encontra em casa. Os serviços estão fazendo revisões de seus casos, a partir da publicação do protocolo do Ministério da Saúde. É uma notificação compulsória, mas, em alguns casos, são feitos a posteriori", declarou o secretário.

Ao todo, em Pernambuco, segundo o governo, houve 654 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) causada pelo novo coronavírus. Esse número representa 2,5% do total de casos graves de Covid-19 no estado.

domingo, 30 de agosto de 2020

PRF apreende 22 pássaros dentro de porta-malas

Apreensão de pássaros em Gravatá — Foto: Polícia Rodviária Federal/Divulgação


Uma fiscalização realizada no sábado (29) apreendeu 22 canários-da-terra dentro do porta-malas de um carro, na BR-232, em Gravatá, no Agreste. Um homem de 35 anos que realizava o transporte dos pássaros foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Conforme a PRF, policiais do Setor de Operações Especializadas da PRF realizavam uma blitz no Km 71 da rodovia, quando abordaram um carro com placas de Abreu e Lima, no Recife. Ao verificar o compartimento de bagagens do veículo, foram encontradas 17 gaiolas pequenas e duas grandes, sendo uma delas utilizada para transportar as aves.

O motorista informou que os pássaros haviam sido adquiridos em Caruaru e seriam revendidos no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife. Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) para o homem. Os pássaros foram levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas Tangara), no bairro da Guabiraba, na Capital.

Paróquia de Santo Amaro 219 anos de Fé, tradição e graças concebidas

 


A história da paróquia de Santo Amaro vem de braços dados com o período de povoação do municio de Taquaritinga do Norte. Tudo começou em 1801 a 219 anos atrás quando o povo fez solicitação ao Bispo de Olinda da época, Dom José Joaquim para a criação de uma freguesia, uma vez que há dez anos a capela de Santo Amaro já havia sido erguida.


O pedido logo foi deferido, onde se tornou sede de mais quatro capelas: a de São José da cidade de Vertentes, a de Nossa senhora da Conceição, na Lapada, a de Bom Jesus na Santa Cruz e a de Santo Antônio, em Jacarará, mais tarde a nova freguesia se transforma em Matriz ainda pertencente a Comarca de Limoeiro.


Imprensa Oficial: VEJA AQUI FOTOS ANTIGAS DE TAQUARITINGA !

Na época a freguesia regia várias capelas de várias cidades, as quais podemos citar: Santa Cruz do Capibaribe, Poço Fundo, Santa Maria do Cambucá, entre outras.

Em 1812 iniciou o trabalho de reconstrução da antiga capela que por demorar muito a finalização da obra veio a desmoronar. Então só em 1860 com a ajuda do povo retomaram os trabalhos de reconstrução que duraram cerca de oito anos para conclusão.

A Paróquia já pertenceu ao bispado de Olinda, Recife, Nazaré da Mata e só no ano de 1963 passou a pertencer a Diocese de Caruaru, a qual é a mais antiga das regidas pelo Bispo Dom José Ruy.

Seu padroeiro é Santo Amaro, conhecido pelo Santo Fujão, sendo um mistério que os antigos atribuem a mais um milagre do Santo.

Este ano a paróquia completa 219 anos de história, fé e graças concebidas.

Atualmente a Paróquia de Santo Amaro tem como Pároco o Padre Pedro das Romarias , que faz um grande trabalho a frente da Igreja.







Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...