sábado, 19 de dezembro de 2020

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Pernambuco suspende carnaval de 2021 devido à pandemia da Covid-19

 

Por Pedro Alves, G1 PE



Pernambuco suspende carnaval de 2021 devido à pandemia
00:00/05:12

Pernambuco suspende carnaval de 2021 devido à pandemia

O carnaval de Pernambuco foi oficialmente suspenso, nesta quinta-feira (17), pelo governo do estado, devido à pandemia do novo coronavírus. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Saúde, André Longo durante entrevista coletiva transmitida pela internet. Ele disse que, há quatro semanas seguidas, houve aumento no número de casos e de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) (veja vídeo acima).

"Diante dos dados epidemiológicos e pelo fato de que, até meados de fevereiro não teremos, ainda, a maior parte da população vacinada, o carnaval de 2021 está suspenso em Pernambuco. Esta não é uma decisão fácil, é com pesar que anunciamos", afirmou Longo.

"O carnaval representa muito mais que uma festa para o povo pernambucano, mas, no atual contexto de pandemia, não há possibilidade de realização de um acontecimento desse porte, que mobiliza multidões e é, pela sua natureza, um momento de encontro, de aglomeração, que, por vezes, reúne milhões de pessoas", complementou o secretário.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, a medida contempla festas e shows públicos e privados. No início de dezembro, esses eventos, incluindo de Natal e de ano novo, foram proibidos pelo governo estadual.

"Não pode ocorrer nenhum tipo de evento, shows e festas, para comemoração nem de prévias nem do carnaval em si, sejam públicos ou privados. Estamos estendendo uma medida anunciada na semana passada até o carnaval, para que as pessoas compreendam e se programem", declarou o secretário.


Galo

Galo da Madrugada levou milhares de foliões às ruas do Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

Galo da Madrugada levou milhares de foliões às ruas do Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

Por meio de nota, o Galo da Madrugada informou que "recebeu a notícia dentro de um prognostico já considerado".

"A pandemia não deu trégua. Infelizmente. Cada dia que se passava, ficava mais previsível e não tem condições de fazer o carnaval em fevereiro nessas circunstâncias", afirmou a direção da agremiação.

Ainda segundo o clube de máscaras, a exemplo de outros estados, será preciso partir para o plano B: adiar o carnaval e o desfile do Galo para outra data.

Carnaval de Pernambuco de 2021 foi suspenso pelo governo de Pernambuco — Foto: Reprodução/TV Globo

Carnaval de Pernambuco de 2021 foi suspenso pelo governo de Pernambuco — Foto: Reprodução/TV Globo

"O Galo vai fazer 43 anos e essa é a primeira vez que existe um fato para adiar o nosso desfile e também o carnaval de Pernambuco. Espero que isso nunca mais venha a ocorrer. É assim que torcemos", afirmou a nota da agremiação.Por fim, o Galo disse que "continuaremos nos cuidando e trabalhando pra realizar o desfile, assim que for possível. E para levar novamente a alegria para todos os nossos foliões".

Bares e restaurantes

Bar em Olinda estava superlotado no sábado (12), contrariando protocolos de prevenção contra a Covid-19 — Foto: Procon/Divulgação

Bar em Olinda estava superlotado no sábado (12), contrariando protocolos de prevenção contra a Covid-19 — Foto: Procon/Divulgação

O governo também definiu um limite de 300 pessoas para o funcionamento de bares e restaurantes no estado. Frequentemente, estabelecimentos têm registrado aglomerações e desrespeito às medidas de prevenção à Covid-19.

"A partir de sábado (19), bares e restaurantes poderão funcionar com, no máximo, 300 pessoas. Esses estabelecimentos tinham regras específicas de funcionamento, mas não havia uma quantidade teto. Entendemos que é necessário manter essa atividade funcionando, mas, em conversas com o setor, decidimos adotar medidas de controle", disse o secretário.

Calamidade pública até junho

Também nesta quinta-feira (17), o governo estadual decretou a manutenção do estado de calamidade pública devido à pandemia da Covid-19. O decreto é válido por 180 dias, a partir de 1º de janeiro de 2021 até 30 de junho do mesmo ano.

Publicado no Diário Oficial, o decreto 49.959 considerou a "inexistência de um cronograma definido de início e de conclusão do processo de imunização brasileira contra o coronavírus". A determinação também levou em conta a "necessidade de manutenção das medidas sanitárias e administrativas voltadas ao enfrentamento da pandemia".

Com isso, a administração pública estadual deve continuar a "adotar todas as medidas necessárias ao enfrentamento ao estado de calamidade pública".

Covid-19 em Pernambuco


Foram confirmados, nesta quinta-feira (17), 1.646 casos e 22 mortes por Covid-19 em Pernambuco (veja vídeo acima). Com isso, o estado passou a totalizar 203.497 infectados e 9.361 óbitos devido ao novo coronavírus. A contabilização teve início no dia 12 de março.

Cinco pessoas são presas com quatro metralhadoras e duas pistolas em Jaboatão dos Guararapes



Segundo a PM, o grupo estava em um veículo com placas clonadas no bairro de Cavaleiro no momento da abordagem. A prisão foi feita por equipes do 12º Batalhão.

“Muito provavelmente os presos estavam se preparando para alguma investida contra instituição financeira como bancos ou carro forte”, disse a Polícia Militar, em nota.

G1 entrou em contato com a Polícia Civil para saber o que aconteceu com os homens, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.

Roubos em Pernambuco

No mês de novembro de 2020, Pernambuco registrou 4.066 roubos. O número representa uma queda de 29,1% nas ocorrências do tipo, já que, no mesmo mês de 2019, foram contabilizados 5.740 boletins de ocorrência de crimes dessa natureza.

Segundo o órgão, as estatísticas incluem assaltos a pedestres e roubos de itens como veículos, celulares, cargas. Roubos a ônibus e a bancos também são contabilizados.

No mês de novembro de 2020, houve registro de uma ocorrência de furto a agência bancária. Em 2019, no mesmo mês, a SDS não havia feito registro de crimes desse tipo em Pernambuco.

Prefeito eleito e vice de Santa Cruz do Capibaribe na posse do novo ministro do turismo

 


O prefeito eleito de Santa Cruz do Capibaribe Fábio Aragão (PP), e o vice-prefeito Helinho Aragão (PSB), voltaram a Brasília nesta quinta-feira (17), para participarem da posse do novo ministro do Turismo, Gilson Machado. A cerimônia aconteceu nesta manhã, no Palácio do Planalto.

Fabio e Helinho foram convidados pelo novo ministro, após uma visita a Embratur, quando Gilson ainda comandava a agência, na última semana. “Foi uma honra receber esse convite e participar da posse do novo ministro do Turismo, Gilson Machado. Tivemos uma excelente oportunidade de conversar com alguns ministros e secretários durante a cerimônia e buscar investimentos para Santa Cruz do Capibaribe. Precisamos estreitar os laços com Gilson e com isso, fortalecer o turismo econômico da nossa cidade”, ressaltou Fábio Aragão.

Após a posse, o prefeito eleito cumpriu agenda na câmara dos deputados, onde teve um encontro com o deputado federal Eduardo da Fonte. Nesta sexta-feira (18), Fábio retorna com sua agenda em Santa Cruz do Capibaribe. 




quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Exclusivo: João Eugênio é oficializado candidato a Presidência da Câmara de Taquaritinga do Norte

 

 


 Vereador reeleito João Eugênio (PDT) nesta quarta feira (16) foi oficializado candidato a Presidência da Câmara municipal de Taquaritinga do Norte.

 O mesmo obteve 712 votos , se tornando uma grande liderança dentro do grupo calabar.

 O Vereador conta com 4 votos de seus aliados que são : Geovane(PSB), Galego de Tonho(PSDB) , Demir(PDT) , e Eraldo da Pedra Preta(PSB).

 A expectativa esta sendo enorme , tendo em vista que Milton Cicero  (MDB) também e candidato e ainda se especula uma provável candidatura de Ronaldo César (PSD).



terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Operação da Polícia Civil tem como alvo secretaria de Saúde de Toritama

 



Na manhã desta terça-feira (15) a Polícia Civil desencadeou a Operação Apinéia, que tem como alvo a secretaria de Saúde de Toritama. De acordo com a assessoria da Polícia, trata-se de uma investigação voltada à apuração dos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, bem como lavagem de dinheiro, envolvendo fraudes em licitações promovidas junto à Prefeitura de Toritama.

“Apurou-se que a então Secretária Municipal, na época em que
estava em atuação junto à Secretaria de Saúde, favoreceu empresa
pertencentes a pessoas que com ela detinham estreita relação de parentesco (marido e familiares), causando prejuízos ao erário, com desvios de verbas públicas e locupletamentos ilícitos”, diz trecho da nota.

As investigações revelam diversas irregularidades, dentre elas
contratações diretas e indevidas, bem como desvios de verbas públicas e de
bens adquiridos pelo ente municipal. “Diante do exposto, ante a existência de suficientes indícios de autoria e materialidade, a operação Apinéia, iniciada a partir de esforços investigativos do Ministério Público Estadual, tem como objetivo apurar as condutas dos envolvidos em crimes contra a Administração Pública de Toritama/PE, bem como, com o apoio operacional e investigativo da Polícia Civil de Pernambuco, recuperar eventuais proveitos criminosos obtidos pelos investigados”, diz a nota.

De acordo com a Polícia Civil, estão sendo cumpridos duas medidas cautelares diversa da prisão e seis mandados de busca e apreensão domiciliar expedidos pela Vara Única da Comarca de Toritama.


Blog do Mário Flávio

Após proibir shows e festas, governo de PE define regras para eventos sociais na pandemia, como casamentos e formaturas

 


Uma semana após proibir a realização de festas e shows em Pernambuco, devido ao aumento de casos da Covid-19, o governo do estado divulgou, nesta segunda-feira (14), uma cartilha que regulamenta a realização de eventos sociais que seguem permitidos. O documento reúne regras específicas para eventos com até 300 pessoas (veja vídeo acima).

Na cartilha, fica estabelecido que os eventos sociais que podem ser realizados são os de celebração única, que acontecem "uma vez na vida, como casamentos, formaturas, batizados". Aniversários, por exemplo, não poderão ser celebrados, por não serem considerados pelo governo "eventos únicos", já que ocorrem anualmente.

Esses eventos devem ser realizados em estabelecimentos com autorização prévia da prefeitura e do Corpo de Bombeiros, como casas de recepção e teatros. Nesses locais, deve ser respeitado o que for menor: o limite máximo de 300 pessoas por evento ou 30% da capacidade total do espaço. Além disso, é obrigatório o uso de máscara.

Eventos que ainda são permitidos devem adotar medidas de higiene e distanciamento social — Foto: Érico Andrade/G1

Eventos que ainda são permitidos devem adotar medidas de higiene e distanciamento social — Foto: Érico Andrade/G1O governo determinou, ainda, que não podem ser realizadas festas e shows em condomínios privados, e que as celebrações de fim de ano sejam restritas a pequenos núcleos familiares. No entanto, o mesmo decreto afirma que é permitido receber familiares e amigos em casa, ressaltando "a importância de que sejam seguidas as medidas de combate à Covid-19".

Boates não estão autorizadas a funcionar como espaço de dança, assim como hotéis não podem promover festas. Devido à piora da pandemia, o governo também impôs modificações no funcionamento de bares e restaurantes. Uma delas é a proibição de funcionamento após as 20h, nas vésperas de natal e Ano Novo.

Nesses locais, o governo afirmou que música ao vivo, bem como atividades como stand-up, fica autorizada se for respeitado o distanciamento de um metro e capacidade máxima de dez pessoas por mesa, além da proibição e beber e comer em pé.

Confira os pontos da cartilha, que foi disponibilizada na internet:

Não está autorizado

  • Shows, festas e similares, com ou sem comercialização de ingressos, em ambientes públicos ou privados, inclusive em clubes sociais e hotéis, independentemente do número de participantes.

Está autorizado

  • Funcionamento dos restaurantes, bares, lanchonetes e similares localizados em Pernambuco observadas as determinações constantes em portaria conjunta da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, desde que tenham todos os alvarás e licenças exigidas pela prefeitura e pelo Corpo de Bombeiros, entre outros, necessários para funcionar.
  • Realização de casamentos, formaturas e eventos sociais similares, observada a limitação de 30% da capacidade do ambiente, com até, no máximo, 300 pessoas, bem como as normas sanitárias relativas à higiene, ao distanciamento mínimo e ao uso obrigatório de máscara, conforme protocolo específico editado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Esses eventos estão autorizados a acontecer apenas em locais e equipamentos preparados e autorizados pelos órgãos licenciadores para receber esse tipo de atividade.
  • Realização de eventos corporativos e institucionais promovidos por pessoas jurídicas de direito público e de direito privado, para fins de reuniões, treinamentos, seminários, congressos e similares, limitados a 50% da capacidade do ambiente e, no máximo, 300 pessoas.
  • Celebrações religiosas em igrejas, templos e similares. Esses estabelecimentos devem observar as recomendações sanitárias fixadas em portaria da Secretaria de Saúde, em especial as relativas à higiene, ao distanciamento mínimo entre fiéis e ao uso obrigatório de máscaras e limitação de 50% da capacidade do ambiente, com até, no máximo, 700 pessoas.
  • Atividades das feiras agropecuárias nos municípios indicados em portaria da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), observados os protocolos de segurança e sanitários nela estabelecidos.
  • As atividades dos centros de artesanatos, museus e demais equipamentos culturais em todo o estado, observadas as normas sanitárias relativas à higiene, ao distanciamento mínimo e ao uso obrigatório de máscara e protocolo específico editado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
  • Atividades culturais de cinema, teatro e demais eventos de cultura, observada a limitação de 50% da capacidade do ambiente, com até, no máximo, 300 pessoas, bem como as normas sanitárias relativas à higiene, ao distanciamento mínimo e ao uso obrigatório de máscara, conforme protocolo específico editado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
  • Atividades dos parques de diversões, temáticos e similares, observadas as normas sanitárias relativas à higiene, ao distanciamento mínimo e ao uso obrigatório de máscara, conforme protocolo específico editado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...