

A atual Gestão Municipal de Taquaritinga do Norte , foi a gestão que mais capacitou e realizou atividades para a preparação dos nossos jovens , ao longo dos últimos 3 anos e meio foram realizados mini cursos, cursos, palestras e capacitações para os nossos jovens , podemos citar algumas como : Curso de Condutor de Turismo, Computação Básica, Grafitagem , Turismo Criativo, Corte e Costura , Oficina Esportiva, Expressão Corporal, entre tantos outros.
Em meio às definições sobre as costuras para a disputa das eleições municipais, o deputado estadual José Queiroz (PDT) agendou para o dia 12 de setembro a convenção do partido que oficializará a sua candidatura para a prefeitura de Caruaru. O ex-prefeito do município fez o anúncio nas suas redes sociais.
"Caruaru precisa estar à altura deste tempo atual, com gestores que ocupem seus cargos para servir ao bem comum. Fiéis a seu povo e ao seu programa de governo, comprometidos com obras e ações que melhorem a vida da população, que tenham postura de diálogo, capacidade de decisão,equilíbrio no enfrentamento de conflitos e crises", afirmou.
O projeto de Queiroz na cidade do Agreste entrou no centro das especulações com a lançamento da pré-candidatura do deputado federal Túlio Gadêlha no Recife. Na Capital, Túlio e a ex-secretária, Isabella de Roldão (PDT), colocaram seu nome para a disputa. O movimento no Recife não foi visto com bons olhos pelo PSB, que tem a pré-candidatura do deputado federal João Campos (PSB) como prioridade.
Além de Zé Queiroz, o PSB tem como aliado em Caruaru o deputado estadual Tony Gel (MDB), que também é pré-candidato à Prefeitura de Caruaru. O parlamentar do MDB, inclusive, foi o primeiro a ser procurado pelo presidente municipal do PSB, Marcelo Gomes, para conversar sobre o apoio na campanha deste ano.
"Desde o dia 1º de junho, o Governo de Pernambuco vem colocando em prática o Plano de Convivência com a Covid-19. A flexibilização das atividades econômicas e sociais com novos protocolos de higiene, distanciamento e comunicação tem sido feita de maneira gradativa e responsável com observação diária dos números da epidemia no estado. A construção de um protocolo de retomada das aulas presenciais na educação não tem sido diferente. As regras a serem observadas já foram divulgadas e o calendário de retorno permanece em aberto. Não existe ainda a definição das data para início do processo de retomada das aulas presenciais nas escolas. As imagens da apresentação do secretário de educação, Fred Amâncio, para os prefeitos mostram uma das versões de cronograma, sem que isso signifique que essas são as datas definidas. Existem outras versões com datas e cronogramas diferentes, todas ainda em discussão".
No último dia 31 de julho o governo de Pernambuco prorrogou pela quarta vez o decreto que suspende as aulas presenciais nas instituições de ensino do Estado. Com a prorrogação, as atividades presenciais ficam proibidas até o dia 15 de agosto.
O decreto nº 48.810 foi publicado no dia 18 de março, inicialmente sem validade. Depois, o governo estipulou o prazo até o dia 30 de abril. Em seguida, até 30 de junho. Neste dia, o prazo foi prorrogado até o dia 31 de julho.
Os donos de instituições privadas de Pernambuco que antes defendiam o retorno a partir do dia 17 de agosto, agora não falam mas em uma data, mas querem uma resposta rápida do governo do Estado em relação ao cronograma. "A data é fundamental para nós. Mas não estamos mais sugerindo a data. Nós queremos uma definição dela pelo poder público competente", disse o presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Pernambuco, José Ricardo Diniz.
Em resposta aos prefeitos pernambucanos que defendem uma retomada das aulas presenciais apenas em 2021, Diniz afirmou que os donos das escolas particulares são "veementemente contrários a essa tese", e que estão preparados para a volta das atividades.
O presidente do Sindicato das Escolas Particulares ainda contou que, a partir deste momento, defende cronogramas diferentes para retorno das instituições privadas e públicas."A partir desse momento nós defendemos sim. Nós tentamos ao máximo, ao extremo, mas quando a gente percebe que há respostas bem diversas daquilo que nós entendemos e defendemos aí muda de figura. A partir desse momento nós entendemos que as autoridades têm que pensar em calendários diferentes", contou.
ervação e Triagem Everardo Luna (Cotel) fica em Abreu e Lima, no Grande Recife — Foto: Reprodução/TV Globo
A Polícia Civil anunciou a prisão de um homem considerado um dos criminosos mais procurados de Pernambuco e que fugiu após ser resgatado na saída de uma audiência de custódia, em 2018. Segundo a corporação, B.R.M.A. chefiava uma quadrilha de tráfico e homicídios envolvida em uma disputa que deixou 121 mortos, em dois anos, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.
A captura de B.R.M.A. ocorreu no sábado (1º), mas foi divulgada nesta segunda (3). A operação ocorreu na cidade de São José de Mipibu, na Grande Natal (RN), onde ele morava com oito filhos e a mulher.
A quadrilha atuava principalmente em de Vista Alegre, Vila Rica e Santo Aleixo, em Jaboatão. “Essa guerra promovida por ele nos causou 121 mortes nestas localidades. Ele comandava bem de frente o tráfico de drogas na comunidade, aliciava menores e ameaçava pessoas, dizendo até que cortaria cabeças”, declarou o delegado Cláudio Neto, em entrevista coletiva.
O nome de B.R.M.A. ficou conhecido em junho de 2018, quando ele foi alvo de um resgate realizado pela quadrilha. O homem cumpria pena da Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá, no Grande Recife, e fugiu em uma ação comandada por quatro homens, no Sítio Histórico de Igarassu, na mesma região.
A viatura em que ele estava foi interceptada pelos criminosos, que renderam os dois agentes penitenciários responsáveis pela escolta. Na época, a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), informou que ele cumpria pena por homicídio e tinha participado de uma audiência no Fórum de Jaboatão.
Desde a fuga, a polícia passou a procurar BR.M.A. Ações foram realizadas em Pernambuco, Paraíba e no Rio Grande do Norte. Na sexta-feira (31), após 40 dias de apuração, uma equipe esteve em São José de Mipibu e localizou a residência do homem.
Segundo o delegado Cláudio neto, foi preciso esperar a melhor oportunidade para fazer a abordagem, ocorrida na manhã do sábado. “Na quinta vez em que ele saiu de carro com um filho e a mulher, a gente fez a abordagem, no Centro da cidade”, informou.
Na ação, segundo a polícia, as equipes da Divisão de Homicídios Metropolitana Sul cumpriram mandados de prisão preventiva expedidos contra o alvo.
“Ele passou por diversos municípios de vários estados do Nordeste. Muito esperto e com extrema inteligência, ele conseguia fazer essas ações”, comentou o policial.
Depois da captura o preso foi levado para a Divisão Sul de Homicídios e, em seguida, encaminhado para o Centro de Observação e Triagem Criminológica Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife.
Covid-19: com mais 431 casos e 35 óbitos, PE soma 98.401 confirmações e 6.669 mortes
Pernambuco confirmou, nesta segunda-feira (3), 431 casos da Covid-19 e 35 óbitos de pacientes infectados pelo novo coronavírus. Com isso, o estado passou a ter 98.401 confirmações de pessoas diagnosticadas com a doença, além de 6.669 mortes, números contabilizados desde março, no início da pandemia (veja vídeo acima).
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 81 dos 431 casos confirmados nesta segunda (3) são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Outros 350 são leves, englobando registros de infectados que não foram internados, já estavam curados ou na fase final da doença quando houve a confirmação do diagnóstico.
Do número total de casos já confirmados pelo estado, 23.812 são considerados graves. Já os outros 74.589 são classificados como leves. Há, ainda, 75.388 pacientes recuperados da doença, o que representa 76,6% do total de infectados pela Covid-19 em Pernambuco. Foram 2.018 a mais que o domingo (2).
Do total de curados, 12.917 eram pacientes graves, que necessitaram de internamento hospitalar, e 62.471 eram casos leves. Há casos de coronavírus em todos os municípios do estado, mas a Secretaria Estadual de Saúde apenas revela a localização dos casos graves, que estão em 182 municípios, além do arquipélago de Fernando de Noronha.
Em relação aos óbitos, a SES informou que as 35 (18 mulheres e 17 homens) confirmações foram de mortes ocorridas desde o dia 12 de junho. Desse total, 16 foram nos últimos três dias, sendo seis registradas no domingo (2), oito no sábado (1º) e duas na sexta-feira (31).
Os novos óbitos confirmados são de pessoas residentes nos municípios de Abreu e Lima (1), Araripina (1), Barreiros (1), Belo Jardim (1), Betânia (1), Bom Conselho (1), Cabo de Santo Agostinho (1), Camaragibe (2), Carpina (1), Caruaru (2), Chã Grande (1), Condado (1), Feira Nova (1), Goiana (1), Jaboatão dos Guararapes (2), Joaquim Nabuco (1), Lajedo (1), Olinda (2), Paulista (3), Recife (3), São Joaquim do Monte (1), Surubim (1), Toritama (1), Venturosa (1), Vertentes (1), Vicência (1), Vitória de Santo Antão (1).
As mortes registradas no boletim ocorreram entre 12 de junho e 2 de agosto. Houve 16 (46%) nos últimos três dias, sendo 6 mortes registradas no domingo (2), oito mortes no sábado (1º) e dois em 31 de julho. Os outros 19 óbitos (54%) ocorrem entre os dias 12 de junho e 30 de julho.
Os pacientes tinham idades entre 33 e 101 anos. As faixas etárias são: 30 a 39 (2), 40 a 49 (2), 50 a 59 (5), 60 a 69 (10), 70 a 79 (10), 80 anos ou mais (6). Dos 35 pacientes que vieram a óbito, 29 apresentavam comorbidades confirmadas: diabetes (14), doença cardiovascular (12), hipertensão (10), doença respiratória (3), obesidade (3), Alzheimer (2), câncer (2), doença renal (2), doença hepática (1), doença neurológica (1), etilismo (1), imunossupressão (1) - um paciente pode ter mais de uma comorbidade.
Um paciente não tinha doença pré-existente e os demais estão em investigação.
Idealizado pelo Comitê de Cultura de Pernambuco, evento visa contemplar também os fazedores de cultura dos municípios de Toritama, Taquar...