sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Gestor da GRE Caruaru participa de reunião com o Secretário de Educação de Taquaritinga do Norte

 Esteve visitando a Terra do Café, na manhã de hoje (28), o Gestor da GRE Caruaru , Flávio Carlos. O mesmo veio se reunir com o Secretário Municipal de Educação, Marcos Augusto, para tratar de assuntos ligados a parceria entre a educação Municipal e Estadual. Transporte escolar, formação para os docentes e início do ano letivo foram alguns dos assuntos expostos.

“Sempre tivemos uma parceria muito produtiva com o Governo do Estado através da GRE Caruaru. Uma união que já dura mais de três anos e vem gerando bons frutos. Desde o Programa Criança Alfabetizada até o Pré Vestibular Municipal, ação pioneira que vem transformando a vida de muitos estudantes. Não é a toa que nossa cidade é destaque entre as cidades do polo de confecções”, completou Marcos Augusto, Secretário Municipal de Educação, Cultura e Esporte.


quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Raquel assume presidência

 

Magno Martins: O PSDB nacional já bateu o martelo: o ex-senador Armando Monteiro, que deixou o PTB depois de uma longa militância, ingressa no partido em fevereiro. Também acertou que a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, assume a presidência do diretório estadual tucano em substituição a deputada Alessandra Vieira. 

Quadro mais expressivo do partido no Estado, Raquel passa a ter maior visibilidade com vistas ao provável projeto de disputar o Governo do Estado em 2022, se vier de fato a mostrar disposição para o embate.

Já Armando, nome de projeção nacional, entra no PSDB com a missão ampliar o partido no Nordeste, ao mesmo tempo que fará uma dobradinha com Raquel para atrair filiação do maior número possível de novas lideranças no Estado, entre deputados, prefeitos, ex-prefeitos e vereadores, além de lideranças empresariais com inserção na política.

Presidente nacional da legenda, o pernambucano Bruno Araújo está animado com a nova fase que o partido passará a viver logo após o carnaval. A posse de Raquel e a filiação de Armando contarão com a presença de Bruno e do governador de São Paulo, João Dória, pré-candidato tucano ao Planalto.

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Colisão entre moto e ônibus deixa homem morto na BR-232, em Custódia

 


Uma colisão entre uma moto e um ônibus, na manhã da segunda-feira (25), deixou um homem morto no km 325 da BR-232, em Custódia, no Sertão de Pernambuco.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um motociclista foi cruzar a rodovia para acessar a PE-280 quando foi atingido por um ônibus que estava passando na BR-232.

O motociclista não resistiu aos ferimentos e morreu no local. As pessoas que estavam dentro do ônibus não ficaram feridas. O motorista realizou o teste do bafômetro e o resultado foi normal.

O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). O caso foi repassado para a Polícia Civil, que irá conduzir as investigações do caso.


Prefeitura de Caruaru oferece programa de plantio gratuito

 


Plantio de mudas — Foto: Fernando Sette/Comus Belém

Plantio de mudas — Foto: Fernando Sette/Comus Belém

A Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade de Caruaru está realizando o programa "Disque Árvore", que possibilita que os moradores solicitem o plantio de mudas.

O serviço é gratuito para a realização do plantio de mudas de árvores em vias públicas e calçadas. Para ter acesso ao serviço, a população pode entrar em contato através do telefone fixo 3701-1455, e pelo WhatsApp no número 98384-3222.

Os interessados podem ir na Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade, localizada no Bloco C, na Avenida Doutor José Rafael Cavalcanti, Bairro Pinheirópolis, para solicitar as mudas. O prazo é de até 48 horas para a verificação do local e 72 horas para a realização do plantio.

Municípios devem receber doses para vacinar idosos com 85 anos ou mais contra Covid-19 até esta terça

 

Doses da vacina de Oxford deixam a central de distribuição da Secretaria Estadual de Saúde, no Recife, nesta terça-feira (26) — Foto: Miva Filho/SES-PE/Divulgação

Doses da vacina de Oxford deixam a central de distribuição da Secretaria Estadual de Saúde, no Recife, nesta terça-feira (26) — Foto: Miva Filho/SES-PE/Divulgação

Com as 84 mil doses, a expectativa é imunizar cerca de 71,5 mil idosos com 85 anos ou mais. Há uma margem maior porque o estado considera um percentual de perda, já que que cada frasco da vacina de Oxford contém um total para dez doses.

"Vai ter casos em que vai ser possível retirar as dez doses, mas vai ter frasco que só vai dar para nove. A perda é algo em torno de 5%", explicou o secretário.

No caso da vacina de Oxford, a segunda dose pode ser aplicada em até três meses, mas o governo acredita que, até 10 de fevereiro, o imunizante contra a Covid-19 do mesmo fabricante chegue novamente ao estado.

Caixa da vacina de Oxford, que chegou a Pernambuco na madrugada de domingo (24) — Foto: Heudes Regis/Governo de Pernambuco

Caixa da vacina de Oxford, que chegou a Pernambuco na madrugada de domingo (24) — Foto: Heudes Regis/Governo de Pernambuco

Segundo Longo, se chegarem de fato 10 milhões de doses da Astrazeneca/Oxford ao Brasil, Pernambuco espera receber 450 mil. Quanto às 3,2 milhões da CoronaVac do Instituto Butantan, o estado espera receber 144 mil doses.

"Pelas notícias que chegam, é muito provável que consigamos cumprir a primeira fase do cronograma do Plano Nacional de Imunização. Temos uma perspectiva realista", afirmou o secretário.

Além dos idosos com 85 anos ou mais, a primeira fase do calendário de vacinação engloba trabalhadores de saúde, indígenas em aldeias, deficientes institucionalizados e idosos com 75 anos ou mais. Ao todo, são 666.010 pessoas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

Pacientes de Manaus

Bandeiras de Pernambuco e do Amazonas próximas a um dos pacientes de Manaus — Foto: Hospital de Referência à Covid-19 unidade Boa Viagem/Divulgação

Bandeiras de Pernambuco e do Amazonas próximas a um dos pacientes de Manaus — Foto: Hospital de Referência à Covid-19 unidade Boa Viagem/Divulgação

Até esta terça (26), o estado contabilizava 26 pacientes vindos do Amazonas a Pernambuco. A distribuição ocorre entre os hospitais das Clínicas e Alfa.

A respeito da variante brasileira do novo coronavírus, presente em pacientes do Amazonas, Longo informou que o estado tem feito o monitoramento, mas, até então, não havia detectado em pernambucanos.

"Estamos atentos a isso, a vigilância tem testado os trabalhadores. Ainda não se tem muito conhecimento, mas há estudos que dizem que essa variante é mais transmissível", afirmou.


segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Após início da Vacinação Israel registra queda de 60% nas hospitalizações

 Após a primeira dose da vacina Pfizer-BioNTech, que começou a cerca de três semanas, Israel registra queda de 60% nas hospitalizações de pessoas de 60 anos. O país lidera a cobertura da vacinação contra a Covid no mundo com quase 40% da população vacinada.



As informações foram publicadas no jornal “The Times of Israel”, que atribui o dado a fontes do Ministério da Saúde do país e aos dados do Maccabi Healthcare Services.

  • De acordo com o veículo, apesar de os efeitos completos da vacina da Pfizer serem completamente observados um mês após a primeira dose, o país já tem indicativos de uma queda drástica nos números de infecções mesmo antes deste prazo.

    Segundo o jornal, números do instituto Maccabi Healthcare Services sugerem que as hospitalizações começaram a cair em Israel 18 dias depois que as pessoas passaram a tomar as primeiras doses.

    A partir do 23º dia, revelou o Maccabi, houve uma queda de 60% nas hospitalizações de pessoas com mais de 60 anos — números obtidos após o monitoramento de 50.777 pacientes. A comparação foi feita com base na taxa de hospitalização logo após a aplicação da vacina.

    domingo, 24 de janeiro de 2021

    Tragédia : 3 Jovens Morrem em Grave Acidente

     Na manhã deste sábado (23), um acidente na PE-126, entre as cidades pernambucana de Catende e Palmares, resultou na morte de três adolescentes que residiam em Santa Cruz do Capibaribe e São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus.

    Segundo o condutor do Corola identificado apenas por "Flávio", chovia muito no trecho e ele acabou perdendo o controle do carro, que seguia com as vítimas fatais, e colidiu contra uma van que vinha no sentido contrário da via.




    RIGOROSO COM O PROTOCOLO DE SEGURANÇA E DISTANCIAMENTO SOCIAL PARA A REALIZAÇÃO DE FEIRAS


     A partir da próxima segunda-feira (25), o Moda Center Santa Cruz passa a ser mais rigoroso na cobrança e fiscalização do protocolo geral e específico de segurança baseados em distanciamento social, higiene, monitoramento e comunicação do Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19. O cenário de crescimento do número de casos no Agreste e em todo o país, o alerta das autoridades quanto à possibilidade de novo fechamento do empreendimento e a falta de colaboração das pessoas no respeito aos protocolos levaram o centro atacadista a tomar essa decisão.

     Entre as medidas que serão tomadas estão a volta das barreiras de controle de acesso do público à área dos boxes e lojas; aplicação de álcool 70% nas mãos e aferição de temperatura na entrada (só será permitida a entrada de quem estiver com a temperatura em até 37.4°C). Também haverá ainda mais rigor na fiscalização para que se evitem aglomerações, especialmente no interior dos pontos comerciais. Só será permitida a entrada, a circulação e a permanência dentro do centro atacadista comerciantes e clientes que estiverem usando máscara.

     Para o síndico do Moda Center Santa Cruz, se cada um não fizer a sua parte, as medidas precisarão ser ainda mais drásticas, podendo levar a um novo período de incalculáveis prejuízos econômicos para todos caso haja um novo fechamento do empreendimento.

     “Pedimos a todos os frequentadores do Moda Center que continuem se tornando agentes de proteção contra a Covid-19. Vamos ser cada vez mais cuidadosos conosco e com os outros. A pandemia não acabou e ainda não temos previsão de quando haverá vacinação em massa. Clientes, condôminos, vendedores, organizadores de viagens, entregadores: todos que estão aqui no dia a dia precisam colaborar para manter o distanciamento e usar máscara rigorosamente”, alerta José Gomes Filho, síndico do Moda Center.

     Desde a reabertura, em agosto de 2020, 20 pias com sabão e toalhas de papel estão instaladas ao longo das laterais e nos corredores principais para que os clientes possam realizar a higienização das mãos. As lojas e boxes foram orientados a disponibilizar álcool em gel para os clientes. O centro atacadista já disponibilizava álcool em gel nos locais onde recebe o público, como o Serviço de Atendimento ao Condômino (SAC) e recepção do Centro Administrativo. As medidas previstas podem ser complementadas e/ou alteradas a qualquer momento se houverem novas orientações dos órgãos competentes.

    Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

      O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...