sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

TRE cassa diploma de prefeito eleito de Palmeirina

 



O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco decidiu nesta quinta-feira (4) cassar o diploma do prefeito de Palmeirina, no Agreste de Pernambuco.

Eudson Catão , do MDB, teve a candidatura indeferida ainda em outubro do ano passado, por causa de uma condenação de improbidade administrativa. Ele tentou recorrer da decisão, foi derrotado, mas conseguiu uma liminar que autorizou que fosse diplomado e tomasse posse no dia 1º de janeiro.

Nesta quinta (4), por cinco votos a dois, a corte eleitoral do TRE derrubou a liminar e cassou o diploma do prefeito. Neste caso, segundo a Legislação eleitoral, o vice não pode se tornar prefeito.

O presidente Câmara de Vereadores, Lecinho Vieira, do Solidariedade, é quem assume o cargo de forma interina, até que novas eleições sejam realizadas no município.

Eudson Catão ainda pode recorrer da decisão. A produção da TV Asa Branca tentou entrar em contato, mas ele não atendeu as ligações. Lecinho também foi procurado, mas também não houve resposta.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Pernambuco libera volta às aulas presenciais para as redes estadual e municipais a partir de 1º de março

 

Por G1 PE

PE autoriza retomada das aulas para os ensinos fundamental e infantil na rede pública
5 minPE autoriza retomada das aulas para os ensinos fundamental e infantil na rede pública
00:00/05:43

Medida é válida para a rede estadual e para as redes municipais.

Pernambuco liberou o retorno gradual das aulas presenciais nas redes públicas estadual e municipais para os estudantes do ensino fundamental e infantil. A retomada ocorre a partir de 1º de março, um ano depois da suspensão total devido à pandemia. O anúncio foi feito em pronunciamento transmitido pela internet, nesta quarta-feira (3) (veja vídeo acima).

O retorno das aulas acontece em três etapas, uma a cada semana, e será opcional para os pais que decidirem enviar os filhos às escolas.

A retomada, segundo o governo, ocorre em 1º de março para os alunos entre o sexto e nono ano. No dia 8 do mesmo mês, voltam os estudantes do primeiro e quinto ano. A partir do dia 15 de março, a autorização é para o ensino infantil.

"Tivemos uma reunião com os secretários municipais de educação, apresentamos um cronograma de retomada das aulas presenciais, com protocolos validados pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19. Desde o dia 22 de fevereiro, nossos professores já estarão na escola", afirmou o secretário de Educação e Esportes, Marcelo Barros.

No dia 22 de fevereiro, professores e servidores do ensino fundamental devem voltar às instituições de ensino para capacitação e adequação das escolas.

A autorização é válida para as redes municipais de ensino e para as escolas da rede estadual que têm alunos de ensino fundamental e infantil. Na rede estadual, os alunos do ensino médio voltam às aulas no modelo híbrido, com aulas na internet e presenciais, na quinta-feira (4).

A rede particular de ensino, por sua vez, foi autorizada a retomar desde outubro, com calendário letivo próprio.

Segundo o secretário, todas as escolas deverão adotar medidas para evitar aglomerações, como a saída escalonada de estudantes das salas.

Em escolas em que os estudantes têm necessidade de uso do transporte público, as aulas deverão ser realizadas com horários de entrada e saída fora do período de pico.

"Os estudantes vão receber um kit com máscaras e os professores, além das máscaras, receberão os protetores faciais. Além disso, será verificada a temperatura de todos que estiverem chegando à escola. Nas escolas da rede estadual, foram instalados lavatórios de mão, depósitos de álcool em gel, sinalização e placas educativas sobre a obrigatoriedade do distanciamento social e uso de máscaras", disse o secretário.

LUTO : Faleceu hoje Zé Maia

 Faleceu hoje Zé Maia, Funcionário Público na área da Saúde com diversos serviços prestados a população. O mesmo foi candidato a Vereador e Militante político em Taquaritinga do Norte. Que Deus conforte amigos e familiares, o amigo Zé Maia cumpriu sua missão aqui na terra e não será esquecido. Descanse em Paz.




segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Educação de Taquaritinga do Norte se organizando para início do ano letivo


Aconteceu durante a manhã de hoje (01), mais um encontro de planejamento da equipe da Secretaria Municipal de Educação para tratar sobre a abertura do ano letivo de 2021. Participaram da reunião, às equipes gestoras das Escolas do município, onde na ocasião, foi debatido o calendário escolar, as novas formas de aprendizado através das aulas remotas e a questão do ensino híbrido e semi presencial. “Precisamos ouvir todos os nossos gestores para adaptarmos as realidades. Cada um com sua particularidade, mas juntos chegamos no denominador final, que é sempre alavancar nossa educação. Não é a toa que temos o melhor ensino entre as cidades do polo das confecções”, completou o Secretário de Educação, Marcos Augusto.
Logo após a reunião com os gestores, deu se início, uma nova reunião, com os educadores de apoio, eles que ficarão à frente do suporte pedagógico das escolas. “Nossos educadores de apoio terão papel fundamental com as aulas on-line. Eles serão a ponte entre os professores e alunos. Dando total apoio e suporte nas aulas remotas”, completou o secretário.
As reuniões aconteceram no Ginásio Experimental mantendo todos os protocolos recomendados pelas organizações de saúde em combate a pandemia da Covid 19.
O ano letivo, na Terra do Café, terá início próxima quinta - feira (04), com aulas on-line para todos os alunos da rede municipal de ensino.












Acidente em Alcantil : Mãe das Crianças que morreram no acidente passou por uma cirurgia e permanece internada

 

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Uma verdadeira tragédia foi registrada em Alcantil, município do Cariri paraibano. Um acidente deixou duas crianças mortas e uma mulher grávida ferida, na tarde desse domingo (31).

A mulher, de 32 anos, é mãe das crianças, uma de 8 anos, que morreu no local, e outra de 4 anos, que chegou a ser socorrida e encaminhada ao Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, mas, infelizmente, não resistiu aos ferimentos.

A mãe, que também foi atendida no Trauma de Campina, precisou passar por cirurgia e permanece internada com um estado de saúde estável.

O delegado responsável pelo caso, Henry Fábio, contou, durante entrevista à TV Cabo Branco, que a suspeita é de que o acidente tenha ocorrido devido a imprudências de motoqueiros na pista.

A vítima teria tentado desviar, perdeu o controle do veículo e acabou capotando.

“Vai ser dada a continuidade das investigações, no sentido de identificar esses motoqueiros para tomar as declarações deles, para apurar o que de fato houve. Se ficar comprovado que o acidente foi em decorrência da atitude deles, eles podem responder criminalmente”, finalizou.

Trio detido por injúria racial é solto após pagar fiança

 



Os dois homens e a mulher que foram presos em flagrante por injúria racial e lesão corporal após uma briga em uma marina no Grande Recife pagaram fiança e acabaram sendo soltos, segundo a Polícia Civil. Os crimes ocorreram no sábado (30), em Maria Farinha, em Paulista. "Sabia que eles dariam um jeito de não ficarem presos", afirmou Lucas de Lima Paiva, de 20 anos, vítima das agressões.

A libertação foi confirmada nesta segunda-feira (1º) pela corporação. A fiança foi arbitrada pelo delegado Jorge Ferreira, titular da Delegacia de Paulista. A Polícia Civil não informou o valor pago pelos três. A corporação também não detalhou os dados que constam no auto de flagrante.

O pagamento de fiança, segundo a corporação, é previsto pela legislação, no caso de injúria racial. Quando ocorre racismo, a pessoa não pode fazer o pagamento para deixar a prisão.

De acordo com a advogada Débora Gonçalves, da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB -PE), a injúria racial ocorre quando uma pessoa específica é agredida. O racismo, segundo ela, atinge a coletividade.

Gonçalves explicou que a Constituição Federal garantiu que o crime de racismo é imprescritível e inafiançável, no entanto, o crime de injúria racial, conforme o Código Penal, é prescritível em oito anos e passível de fiança.

"Isso é uma máscara que existe na legislação, que termina beneficiando os agressores", afirma a advogada.

Débora disse, ainda, que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela equiparação dos dois crimes, mas não foi determinada a vinculação e a exigência para que todos os tribunais adotem isso.

domingo, 31 de janeiro de 2021

Duas Crianças Morrem em Acidente Automobilístico na cidade de Alcantil

 A cidade de Alcantil -PB , está de luto pela tragédia que resultou nas mortes dos meninos Guilherme e Tobias. Segundo informações o acidente aconteceu nas proximidades de Alcantil, as crianças estavam com a Mãe que foi socorrida. A família é da cidade onde ocorreu o acidente e há uma grande tristeza e comoção por conta dos moradores. Em breve maiores informações.




Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...